RIP Terra | As flores estão se espalhando na Antártida à medida que as temperaturas aumentam

Em terra, os cientistas encontraram plantas com flores, musgos e algas a espalharem-se como nunca antes, e no mar, a extensão do gelo marinho flutuante atingiu mínimas recordes. A Antártida parece cada vez menos reconhecível a cada ano que passa.

Estas mudanças dramáticas coincidiram com o aumento das temperaturas no verão. Em 2022, pesquisadores da Universidade de Washington (UW) registraram a maior onda de calor que já atingiu a Antártida.

Em março, as temperaturas perto do pólo sul atingiram 39 °C acima do normal durante três dias consecutivos, atingindo um pico de -10 °C (14 °F).

Esta foi a anomalia de temperatura mais quente registrada em qualquer lugar do mundo, disse Edward Blanchard-Wrigglesworth, cientista atmosférico e primeiro autor de um artigo publicado pela equipe UW, a Kasha Patel no The Washington Post.

Alguns membros de sua equipe que trabalhavam na Antártica na época estavam aparentemente aquecidos o suficiente para usar shorts e até mesmo ficar sem camisa ao sol.

Momentos como estes deixam mais claro do que nunca que a Antártida não está imune à crise climática, como alguns cientistas pensavam.

Para descobrir quanto da recente onda de calor na Antártida foi atribuída às alterações climáticas, a equipa da UW utilizou uma “abordagem de enredo”.

Esta estratégia de modelização baseia-se no “desdobramento de eventos passados, ou de eventos, ou caminhos futuros plausíveis” para reproduzir os eventos climáticos atuais.

“Descobrimos que as alterações climáticas ao longo do último século amplificaram a onda de calor em 2 °C, enquanto uma onda de calor equivalente em 2096 seria mais 6 °C mais quente em relação a 2022 (8 °C em relação a 1922)”, escrevem Blanchard- Wrigglesworth e colegas.

Esse cenário futuro poderá trazer as temperaturas de março na Antártida perigosamente próximas do ponto de derretimento, ameaçando as vastas camadas de gelo do continente.

No momento, a Antártica e suas ilhas associadas estão cobertas por neve e gelo permanentes, com apenas cerca de uma porcentagem de terras adequadas para plantas com flores, como a erva-cabeluda antártica (Deschampsia antarctica) e a erva-pérola antártica (Colobanthus quitensis).

Nas últimas décadas, no entanto, primaveras e verões mais quentes viram essas plantas decolar, com taxas de crescimento aumentando 20% ou mais entre 2009 e 2018.

Até ao final do século, alguns modelos preveem que haverá um aumento triplo de terras sem gelo na Península Antártica para colonização de plantas.

Se a vegetação continuar a espalhar-se por estas zonas, os pesquisadores temem que isso leve a uma “perda irreversível de biodiversidade” na Antártica.

“Sabemos que haverá milhares de quilômetros quadrados de novas áreas livres de gelo e que as temperaturas mais altas e a água extra disponível criarão novos habitats prontos para colonização, o que beneficiará algumas espécies e não outras”, explicou Jasmine Lee, bióloga conservacionista no British Antarctic Survey, em 2022.

“Infelizmente, os climas mais amenos também reduzirão a barreira de invasão de espécies vegetais e animais estrangeiras”.

Simplesmente não há tempo para parar e cheirar as flores.

Cientistas de todo o mundo estão agora trabalhando o mais rapidamente possível para compreender os habitats passados ​​e presentes da Antártida, para poderem tentar preservá-los para o futuro.

genteeee as abelhas tendo mais lugares pra viver

VAI PLANETA

isso é tão poético
…we found love in a hopeless place

3 curtidas

as mudanças climáticas chutaram a porta nessa década né pqp

1 curtida

ela agora compra flores pra si mesma

As geleiras derretendo… finalmente Minas vai ter praia.

Jesus Cristo vem ai

mds as megrahs bacterias mortais que estao congeladas vindo nos pegar

1 curtida

deus é perfeito :heart:

eita que vai ter guerras pela ocupação da Antártida

A divulgação do freefall
A hybe passou dos limites dessa vez

Imagino daqui a uns 10 anos como o planeta vai estar

Não entendo essa obsessão com a Antártida
Se esse lugar descongelasse não ia ser melhor pra humanidade? Ia ter mais área pra cultivar e criar rebanhos, poderia facilmente resolver o problema da fome na África

1 curtida

Sim, podemos criar um país 100% glbt

Amamos amiga
Já quero o hino composto pela fada Tove Lo

Sao flores pré históricas?

O continente antártico é o principal regulador térmico do Planeta, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, lá ficam as maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta.

5 curtidas

Que hino

é uma planta nativa que já crescia lá, mas tá se espalhando por mais áreas.