A novela “Romaria”, dirigida por Jayme Monjardim, tem sido alvo de rumores sobre uma crise entre a TV Bandeirantes e a produtora Putz Filmes. Monjardim, porém, negou qualquer conflito e afirmou que a parceria segue firme, apesar de ainda não haver data de estreia. A trama, de forte apelo emocional, narra a história de irmãos separados após a morte da mãe e a promessa de reencontro em uma romaria a Aparecida (SP). Segundo o diretor, o projeto é ambicioso e representa a diversidade cultural brasileira. Apesar do alto custo, há empenho para sua realização. A Band não produz novelas autorais desde 2009 e aposta em Romaria como retomada da teledramaturgia
Nos últimos dias, circularam na internet diversas notícias envolvendo a produção da novela “Romaria”, projeto de Jayme Monjardim. Os rumores indicavam que a relação entre a TV Bandeirantes e a Putz Filmes – produtora do próprio diretor – estaria estremecida, e que a obra já estaria sendo negociada com outras produtoras, entre elas a Max.
Procurado, Jayme Monjardim negou qualquer problema na parceria com a emissora. “É inacreditável como as notícias circulam de maneira errada. Temos já uma carta de exibição, inclusive. Está tudo certo e não há, verdadeiramente, nenhum problema com a TV Bandeirantes. Não temos, porém, data prevista para estreia. Isso está em negociação, já que são vários grupos juntos”. A reportagem entrou em contato com a Band, que até o momento não respondeu às solicitações.
PROCISSÃO EM ROMARIA
Em entrevista concedida ao site Heloisa Tolipan, em novembro do ano passado, Jayme Monjardim explicou o enredo da nova novela. Segundo ele, trata-se de uma história com forte apelo emocional e enraizada na cultura brasileira. “Essa novela é sobre um homem que acaba vendendo os filhos, porque ele não tinha condições de cuidar e sua mulher morreu. Os filhos vão parar em cinco regiões diferentes no Brasil. Essa novela se propõe justamente a falar a língua dessas cinco regiões do Brasil e seus sentimentos através dos personagens. O mote da trama vem do fato de que um dos irmãos, o mais velho, promete no leito de morte do pai que vai juntar os irmãos numa Romaria em Aparecida (SP). Não tem história mais brasileira que essa”, afirmou.
Não é fácil fazer novela. A gente tem que estar muito bem estruturado, mas existe uma vontade de que isso aconteça. Há um desejo muito grande nosso de lutar todo mundo junto, de formarmos uma nova realidade e de fazê-la acontecer. E na Band há várias pessoas sonhando com essa volta às novelas, principalmente o Johnny [Saad, presidente da Band] e o time da emissora. Estamos na luta com o pessoal do comercial para viabilizar ‘Romaria’. Mas não é num estalar de dedos. É um processo que leva um tempo de arrecadação, inclusive. Mas que ela vai existir, não temos dúvida” – Jayme Monjardim
Ainda de acordo com o diretor, a produção é complexa e de custo elevado. Apesar disso, tanto ele quanto a Band seguem motivados para viabilizar o projeto. A emissora não realiza uma novela autoral ou em coprodução desde “Água na Boca”, exibida em 2009. A expectativa é que “Romaria” represente uma retomada na teledramaturgia da emissora, além de ser uma aposta para elevar os índices de audiência. “Acho super saudável haver concorrência. Quando há, por consequência, acaba por haver uma melhoria do produto levado ao ar. Concorrência é sempre algo muito saudável”, conclui o diretor.