Ruan Aguiar fala da estreia em ‘Fuzuê’, do irmão, Arthur Aguiar, e da crise financeira que quase o levou a desistir da carreira

Ruan Aguiar está de volta ao ar em “Fuzuê” como Merreca, bandido da região do Bairro de Fátima, no Centro do Rio, e tem uma relação antiga com a protagonista, Luna (Giovana Cordeiro). O ator diz que a novela é um marco na sua carreira. No ano passado, ele fez o Damón, de “Um lugar ao Sol”:

— É a primeira vez que eu estou num projeto em que conheço todas as pessoas que estão por trás das câmeras. Isso para mim faz muito sentido. Eu sou um ator que vim crescendo passo a passo na minha carreira. Fiz figuração, participação, ganhei personagem e cenário. Agora estou como o Merreca, que é um trabalho de destaque. Isso é um presente.

A novela representa também uma volta por cima para o ator. Sem trabalho, ele passou por grandes dificuldades financeiras e, durante a pandemia, chegou a receber doações de cestas básicas de amigos artistas para conseguir se manter. Ele confessa que, quando fez o teste para “Fuzuê”, estava prestes a desistir da profissão:

— Quando eu fiz o teste, me sentei com a minha mãe e com a minha avó e falei que aquele era o meu limite, a minha última tentativa. Se eu não tivesse passado, não sei o que seria de mim hoje. Eu disse: “Não aguento mais essa urgência do dinheiro, toda essa ansiedade. Vou dar tudo o que tenho. Tudo o que eu aprendi nesses 12 anos de teatro”. Fui muito determinado para o teste. Deu certo. Isso me mostrou que é preciso ter insistência, resiliência e permanência. São muitos obstáculos nesta caminhada. E, depois que a gente consegue, o desafio é se manter. Então, agora estou nesta nova fase.

Ruan mora com a mãe, Tânia, a avó Necy, e o irmão mais velho, Fausto, no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio. Ele conta que tem muito apoio da sua família:

— O grande pilar de tudo na minha vida é a minha mãe, uma mulher que fez absolutamente tudo para eu estar aqui hoje. Ela é a minha vida, a minha paixão. Já meu irmão é 20 anos mais velho do que eu. Somos muito unidos. Quando eu tenho um dia ruim no trabalho, por exemplo, o ato de amor dele comigo é fazer uma comidinha que eu gosto. Adoro estrogonofe, e ele sempre faz para mim.

Ruan tem outro irmão, por parte de pai: o ator e ex-“BBB” Arthur Aguiar. Apesar da distância, já que Arthur mora em São Paulo, diz que torce muito por ele:

— O Arthur está seguindo a carreira dele. Espero que Deus o abençoe sempre. Amor de irmão é algo para a vida toda. Eu tive a sorte de ter dois incríveis.

Ruan Aguiar com a mãe, Tânia — Foto: Reprodução/Instagram

Ruan Aguiar com a mãe, Tânia — Foto: Reprodução/Instagram