Na primeira entrevista transmitida na televisão após o fim do motim mercenário que ameaçou o governo russo, o presidente Vladimir Putin reiterou confiança na vitória de seu país na Guerra da Ucrânia, em curso desde fevereiro do ano passado. A declaração, exibida neste domingo (25), foi gravada antes da maior turbulência militar deflagrada na Rússia desde a década de 1990 e que terminou neste sábado (24).
“Nos sentimos confiantes [na Guerra da Ucrânia] e, claro, estamos em posição de implementar todos os planos e tarefas que temos pela frente”, diz Putin. “Isto também se aplica à Defesa do país, à operação militar especial e à economia como um todo.”
Os comentários foram transmitidos pela televisão estatal de Rossiya, sem qualquer referência ao motim deflagrado por mercenários e que terminou após negociações entre as tropas mercenárias e o governo russo intermediadas pelo ditador da Belarus, Aleksandr Lukachenk
Questionado sobre quanto tempo se dedica ao conflito no Leste Europeu, Putin reiterou seu compromisso com a guerra. “Todo dia começa e termina com isso”, afirmou.