A possível sanção ao ministro Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos tem potencial de provocar uma crise institucional e diplomática sem precedentes entre os dois países.
A principal medida, chamada lei Magnitsky, vem sendo articulada por Eduardo Bolsonaro e aliados da extrema direita nos EUA.
Na prática, ela permite ao governo punir estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou em casos de corrupção.
Se sancionado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) enfrentaria severas consequências, como o bloqueio de contas bancárias, o cancelamento de cartões de crédito e restrições de entrada no país.
“Eles chamam de pena de morte financeira”, explica a jornalista Malu Gaspar, em entrevista ao podcast O Assunto. “Os Estados Unidos pode obrigar as instituições financeiras do mundo todo a congelar ativos, a fechar contas, a tirar cartão de crédito de pessoas que classificam como violadoras de direitos humanos.”
quem diria que bloquear contas e perseguir pessoas que moram em outro país iria resultar nisso né… inclusive bloquear uma das maiores rede sociais americanas em época de eleição
Tenho certeza que o Alexandre já pensou em todas essas coisas, mas o erro maior é do Lula de não abrir pauta sobre armamento nuclear, a hora é agora, a justificativa perfeita surgiu
eu não sei você, mas eu daria tudo pra ser uma ricardona de um destes milionários chineses sedentos por sexo, drogas e investivementos brasileiros, ainda que eles sejam velhos arrombados também
podem investir no meu fundo
não critiquem! a gente tem que pensar em em si, longo prazo