“Dona de Mim” pode não ter gerado o mesmo barulho imediato de outras novelas assinadas por Rosane Svartman, mas os números contam uma história difícil de ignorar. Menos de uma semana após o fim da trama protagonizada por Clara Moneke, a autora decidiu abrir o jogo e divulgar dados que ajudam a dimensionar o impacto real da novela dentro e fora da televisão. Audiência consistente, alcance expressivo e forte engajamento digital revelam que a produção das sete foi, na prática, um fenômeno multiplataforma.
O desempenho consolida a novela como a maior audiência das sete desde “Vai na Fé”, com pico de 22,3 pontos, além de liderança também entre as classes AB, algo cada vez mais disputado nesse horário.
No ambiente digital, os números impressionam. A trama acumulou 97,6 milhões de interações, com crescimento de 176% em relação a “Volta por Cima”, impulsionadas por mídia espontânea em plataformas como X, Instagram, Facebook, TikTok e YouTube. Foram cerca de 1 milhão de comentários espontâneos e 13 milhões de curtidas apenas no X, sinalizando uma participação ativa do público, não apenas consumo passivo de conteúdo.
O impacto também se refletiu nos assuntos mais comentados. A hashtag #DonaDeMim alcançou o 1º lugar nos Trending Topics do Brasil e chegou ao 2º lugar mundial, permanecendo 108 horas entre os TTs brasileiros e 6 horas nos TTs globais. Personagens centrais da trama também mobilizaram o debate: Filipa (Claudia Abreu) ficou 34 horas nos assuntos mais comentados, Leona (Clara Moneke) apareceu por 31 horas, e Abel, por 15 horas.
A curiosidade do público extrapolou as redes sociais. O Google registrou 378 mil pesquisas relacionadas à novela — um volume 13 vezes maior do que o da produção anterior no horário. Entre os termos mais buscados estiveram “Abel (Tony Ramos) morre em Dona de Mim” e “resumo Dona de Mim”, indicando envolvimento direto com os rumos da história e seus personagens.
Na televisão, os números confirmam o acerto da aposta. Mais de 147 milhões de brasileiros acompanharam a novela ao longo de sua exibição na TV Globo, cerca de 4,5 milhões a mais do que a antecessora no mesmo horário. O alcance foi expressivo: 9 em cada 10 domicílios brasileiros foram impactados pela trama em algum momento.
Em audiência, “Dona de Mim” registrou marcas relevantes em várias praças. No Painel Nacional de Televisão (PNT), atingiu 19,7 pontos, a melhor média do horário em cinco anos. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba foi a novela mais vista nos últimos três anos. Já em Fortaleza e Campinas, foi a história de maior audiência desde a reprise de “Haja Coração” em 2021.
Ao compartilhar esses números, Rosane Svartman evidencia não apenas o sucesso de uma obra específica, mas um modelo de novela que dialoga com o público contemporâneo: forte presença digital, personagens capazes de gerar conversa e uma narrativa que sustenta audiência consistente na TV aberta. “Dona de Mim” encerra sua trajetória confirmando que o horário das sete segue vivo — e altamente competitivo — quando encontra a história certa e o tom exato.