O rapper e ex-protegido de Sean “Diddy” Combs Shyne disse que seu ex-mentor “destruiu” sua vida após um tiroteio em uma boate em Nova Iorque em 1999 pelo qual os dois foram indiciados – porém negou ter qualquer sentimento de prazer pela recente prisão do fundador da Bad Boy Records por acusações de extorsão, tráfico sexual e outros crimes relacionados.
“Uma das coisas que eu nunca desejaria ao meu pior inimigo é ser encarcerado”, disse o artista batizado com o nome Moses Barrow, nativo de Belize que passou cerca de oito anos na prisão enquanto Combs foi absolvido das acusações relacionadas ao mesmo tiroteio. “Então, não tenho alegria com os problemas de ninguém, seja com o sistema de justiça criminal ou com qualquer outra coisa.
“Mas eu gostaria de ser claro – é preciso ser sincero na descrição do nosso relacionamento. Esse cara é alguém que, grosso modo, testemunhou contra mim quando eu estava em julgamento, quando eu era um garoto de 18 anos que só queria fazer nada além de deixar minha mãe orgulhosa e deixar Belize orgulhoso e fazer o que todos nós queremos fazer: ser reconhecidos por nosso talento e dominar o mundo… esse cara é alguém que destruiu minha vida”.
Os comentários incisivos de Barrow foram feitos durante uma coletiva de imprensa na terça-feira enquanto ele desempenhava suas funções como líder da oposição na Câmara dos Representantes do Belize.
Um dia antes, um juiz federal na cidade de Nova Iorque negou pela segunda vez o pedido de Combs para ser colocado em prisão domiciliar depois que as autoridades o prenderam na terça-feira com base em três acusações de 14 páginas, acusando-o de tráfico sexual por força, fraude ou coerção; conspiração para extorsão; e transporte para fins de prostituição.
Um repórter perguntou a Barrow, 45 anos, na quinta-feira se ele estava ciente — ou se participou de — algumas das alegações mais obscenas feitas contra Combs: que o vencedor de três Grammy teria forçado vítimas de tráfico sexual a se envolverem em atos sexuais em grupo com associados dele enquanto ele gravava vídeos e se masturbava nos encontros. Esses bacanais eram supostamente tão fisicamente exaustivos para Combs e suas vítimas — que eram supostamente forçadas a ingerir drogas — que todos “normalmente recebiam terapia intravenosa para se recuperar”, alegou a acusação.
Barrow riu da pergunta. “Pelo amor de Deus – senhor, não tenho nada a ver com a vida pessoal de Sean Combs”, ele disse. “Nossa relação era estritamente profissional”.
Entregues secretamente por um grande júri em 12 de setembro e reveladas cinco dias depois, as acusações criminais de Combs levaram muitos a ficarem atentos à reação de Barrow.
Ambos foram presos no que na época foi um dos maiores julgamentos criminais contra figuras renomadas da indústria do hip-hop, depois que um tiroteio em uma boate de Manhattan feriu três pessoas.
Combs, 54, testemunhou que não tinha uma arma naquela noite. Ele recebeu um veredito de inocência das acusações de levar uma arma ilegal para a boate e tentar subornar seu motorista para assumir a culpa legal pela arma. Enquanto isso, Barrow foi condenado por agressão, juntamente com outras acusações, foi para a prisão e foi deportado para Belize, prejudicando parte do sucesso que ele havia conquistado por meio de um aclamado álbum de estreia.
Na época do tiroteio, Combs estava namorando a cantora Jennifer Lopez, e ela também foi presa no caso. Mas as acusações contra ela foram retiradas. E Lopez até agora não fez nenhum comentário público sobre as acusações de tráfico sexual contra Combs, que se declarou inocente, mas pode pegar até prisão perpétua se for condenado e foi colocado em vigilância de suicídio na prisão onde está detido, aguardando o resultado das acusações contra ele.
Barrow disse na quinta-feira que “perdoou” Combs e “seguiu em frente”. Ele reconheceu mais tarde que tentou ver se Combs investiria algum dinheiro em Belize e no sistema educacional do país caribenho.
“Mas… não nos esqueçamos da verdade nua e crua”, disse Barrow. “Essa é uma pessoa que destruiu minha vida”.
No entanto, ele fez questão de acrescentar: “Eu tenho alguma satisfação com o que ele está passando? Absolutamente não. Eu sou diferente [das] outras pessoas. Não preciso da falha dos outros para ter sucesso. Ninguém precisa sofrer”.