Slate: Temos oficialmente uma nova suprema no pop

Como Sabrina Carpenter se tornou a mais nova estrela pop da América

Para entender como a cantora de “Espresso” cresceu tanto, é preciso entender sua história – e suas polêmicas.

Este padrão de parada veio à minha mente esta semana, quando a Hot 100 foi dominada por Sabrina Carpenter, a novata brilhante da América (mas realmente muito esforçada) fornecedora de jams pop. Desde a primavera, todo mundo que você conhece está suspirando pela canção de dança estilo início dos anos 80 de Carpenter, “Espresso”, a música que cunhou a frase “That’s that me espresso” passível de meme, além de alegações de que você pode trabalhar até tarde se for cantora. Muitos a declararam como a Música do Verão de 2024 mesmo antes do verão começar. Aqui está o problema: até agora, “Espresso” alcançou o número 3 na Hot 100. Para ser a verdadeira Música do Verão, uma música precisa chegar ao número 1. (E vou parar você antes que você me dê aquela resposta fraca de “Bem, é a minha Música do Verão”, porque não é assim que se joga esse jogo.)

E agora… o mais estranho: enquanto “Espresso” ainda estava firmemente no Top Five, Carpenter lançou um novo sucesso—uma música mais peculiar e melancólica, “Please Please Please”, que é uma espécie de híbrido entre música country e synthpop. Na semana passada, “Please” entrou no ranking em segundo lugar e agora é o número 1, enquanto “Espresso” esfria para o número 4. Sabrina Carpenter conseguiu o que todos queriam que ela fizesse, mas não com a música que todos queriam que ela fizesse.

Isso importa? Estamos do lado de Carpenter ou de “Espresso”? A quase dominação de Carpenter no Top Five só traz benefícios para sua carreira—ela claramente tem o momentum a seu favor, como Mellencamp no verão de '82. Além das semelhanças nos padrões de parada, a outra razão pela qual invoco Mellencamp é o legado: “Jack and Diane” é agora amplamente considerada sua canção eterna, apesar, ou provavelmente por causa, de suas peculiaridades. Seus streams vitalícios no Spotify são muito maiores do que os de “Hurts So Good”. “Hurts” é um bom exemplo de um modo rock agitado que Mellencamp alcançou várias vezes ao longo da próxima década, enquanto nada mais em sua longa lista de sucessos soa como “Jack and Diane”. Quanto a Sabrina Carpenter, ainda não posso dizer se “Please Please Please” um dia será considerada sua canção emblemática, mas pode ser. Ela provavelmente terá vários outros sucessos que se parecem com “Espresso”, mas ficarei chocado se ela gerar outro single com o charme excêntrico de seu mais recente. Assim como “Jack and Diane”, a excentricidade é o ponto.

Este maior destaque também é evidenciado pela facilidade com que Carpenter domina as paradas agora. Lembra-se que, antes de “Feather” do ano passado, ela nem sequer tinha chegado ao Top 40. Quando “Espresso” chegou em abril deste ano, entrou na Hot 100 em 7º lugar e não saiu do Top 10 durante suas 10 semanas na parada. Argumentavelmente, o imediato “Espresso” preparou o terreno para a peculiar “Please Please Please”, que estreou em 2º lugar ao lado de “Espresso” em 3º—fazendo de Carpenter, segundo a Billboard, “a segunda artista geral depois dos Beatles … a colocar dois hits iniciais no top três sem outros artistas listados na região simultaneamente.” (Um recorde estranho na parada, mas resumindo: Carpenter está alcançando posições de topo mundial agora.) Uma semana depois, “Please” subiu para o 1º lugar, em grande parte porque o número de streams da música cresceu após sua estreia—para 50,9 milhões, o tipo de número de streaming que os registros de rap de Kendrick Lamar com Drake têm acumulado ultimamente.

No caso de Carpenter, esses streams foram impulsionados pelo seu videoclipe, cujo co-protagonista é Barry Keoghan, indicado ao Oscar, estrela de Saltburn e namorado irlandês da internet. Atualmente, ele é o namorado real de Carpenter, e meio ano depois de todos nós o assistirmos humpar um túmulo para a diretora Emerald Fennell, ele está imerso na credibilidade de bad boy bizarro, que ele traz para seu papel no clipe como um bandido armado e paixão de Carpenter na cadeia. Sua presença é um golpe de gênio na medida em que dá a Carpenter, três anos após a confusão Rodrigo-Bassett, uma nova metanarrativa sexy. E como qualquer estrela pop moderna, de Taylor Swift a Ariana Grande, vai lhe dizer, na era do fandom parasocial, a metanarrativa é essencial.

Com o ano apenas pela metade, 2024 já é considerado um ótimo ano para a Main Pop Girl, com Beyoncé, Swift, Grande, Billie Eilish e Charli XCX entregando. (Até os fracassos relativos foram interessantes—esqueça os haters, eu gosto do álbum da Dua Lipa.) Na segunda metade, o álbum Short n’ Sweet de Sabrina Carpenter, previsto para agosto, agora se destaca talvez como o LP mais aguardado ainda por vir—incrível quando se considera a competição mencionada anteriormente: artistas que, há apenas alguns anos, ela estava abrindo shows ou aspirando emular. Ao contrário de qualquer uma dessas divas de alto perfil, o álbum de Carpenter será lançado não com um, mas com dois hits já coroados. Melhor de tudo, “Espresso” e “Please Please Please” têm a amplitude estilística e de gênero que grita “artista de carreira”—algo que Carpenter conquistou após uma década de trabalho árduo. Faz sentido que o single mais estranho seja o número 1 na Hot 100? Quem se importa? Sabrina Carpenter já venceu.

@anon50961276 @anon97651165 @nightbird @nightride @Fiyero

28 curtidas

Meu Deus

1 curtida

vai nos avisando

Lendária, e o público já esta a descobrindo com a identidade forte que ela tem. Não vai correr o risco de virar uma qualquer e sumir como a Dua e a Camila

Por isso a espuma do @Shine

pelo visto a indústria vai fazer campanha por ela mesmo

3 curtidas

Gente, quem tá financiando a carreira dela?

@Carpenters declararam a princesa do verão

2 curtidas

a gravadora né minha filha, assim como eles financiam a carreira de todo mundo kkkkkkkkkkkkkkkk eu hein

ué gente kkkkkk a garota tá hitando duas músicas ao msm tempo, claro q vão fazer artigos sobre ela, vcs se passam demais

Ela soube fazer tudo certinho, mesmo flopando soube criar contatos e conexões dentro da indústria e com isso foi comendo pelas beiradas

4 curtidas

off: a pisa aleatória na Dua kkkkkkk mds

Lá vem o Pabllito

A surra na chapeleira

a diva merece
10 anos no limbo da hwr e island e de grão em grão chegou onde deveria estar desde o debut

2 curtidas

KKKKKKKKKKKKKKKKKK

comenta a Island com lucro pra financiar o comeback da Demi

Quanto tempo até uma loirinha aí soltar os jacarés nessa moça?

3 curtidas

this hino

1 curtida