Acho ela extremamente avançada. Mesmo depois de adulto acho bem sofrido ler e compreender Machado de Assis por exemplo, é uma leitura bem pesada e quase acadêmica
A linguagem também é muito distante. Muitas palavras, expressões e até formações verbais que caíram em desuso
Quando eu fazia vestibular eu nem lia a bibliografia listada nas ementas, porque sabia que se fosse ler de vdd ia gastar o ano inteiro só nisso e não ia conseguir estudar mais nada. Acaba que no fim todo mundo só estuda resumos/resenhas mesmo
Sim, eu sempre foi uma lesma nessa disciplina e passava me arrastando indo pras provas finais. Nos vestibulares tradicionais eu estudava a teoria 2 semanas antes e fechava as provas porque elas eram muito fáceis
Agora o ENEM quebrava total minhas pernas, muitas questões interpretativas, com muitos fragmentos de textos. A nota de linguagens SEMPRE foi a minha menor
Aula de literatura é pra desenvolver uma habilidade, assim como qualquer outra disciplina. Sem falar que possui um caráter multidisciplinar, no sentido que ajuda a compreender melhor outras disciplinas como História, Sociologia, etc
Mas sim, também achava bem chato quando estava no colégio
Tive uma professora que gostava de passar filmes, documentários e textos pra tentar tornar mais palatável e assimilável pra turma já que o tempo pra ver aquela porrada de livros e períodos literários era muito curto.
gente, a escrita do machado não é esse bicho de 7 cabeças, não. é super acessível – tanto que ele publicava romances em folhetim… o narrador é irônico, fala diretamente com o leitor, é crítico, eu simplesmente amo. MAS concordo que com o nível de leitura que se tem hoje e todas as distrações disponíveis a um palmo da mão ele pode parecer mesmo muito mais complicado… de qualquer maneira, acho válido porque para além das estruturas narrativas tem muito de contexto social que ajuda a explicar muita coisa. (isso vale pra lima barreto e tantos outros escritores brasileiros).
mas tipo assim, todo conteúdo do nosso EM, em todas as matérias, é mto mais aprofundado do que a grande maioria dos graus equivalentes em escolas de outros países.