Só eu acho meio surto a literatura que a gente estuda no ensino médio?

Acho ela extremamente avançada. Mesmo depois de adulto acho bem sofrido ler e compreender Machado de Assis por exemplo, é uma leitura bem pesada e quase acadêmica

A linguagem também é muito distante. Muitas palavras, expressões e até formações verbais que caíram em desuso

Quando eu fazia vestibular eu nem lia a bibliografia listada nas ementas, porque sabia que se fosse ler de vdd ia gastar o ano inteiro só nisso e não ia conseguir estudar mais nada. Acaba que no fim todo mundo só estuda resumos/resenhas mesmo

1 curtida

Nossa sim, mas de todo jeito nem se pede pra ler livros inteiros e cai mais só a teoria mesmo para os vestibulares e enem

Eu li uns livros pesadinhos mesmo no EM que meu professor pediu ficha literária, como Metamorfose do Kafka e A Relíquia do Eça

Mas já acho bem normal pra 15 anos, e além do mais é a minoria que vai ler de fato por gostar de literatura e absorver tudo

Sim, eu sempre foi uma lesma nessa disciplina e passava me arrastando indo pras provas finais. Nos vestibulares tradicionais eu estudava a teoria 2 semanas antes e fechava as provas porque elas eram muito fáceis

Agora o ENEM quebrava total minhas pernas, muitas questões interpretativas, com muitos fragmentos de textos. A nota de linguagens SEMPRE foi a minha menor

machido de assistir

Assistiria?

assistir>ler
old

lembro q li a hora da estrela , vidas secas e outros no ensino médio.

Mas no terceirão a professora era maravilhosa, levava quadros de pinturas e muita poesia pra explicar as escolas os períodos literários

1 curtida

Old que memórias póstumas filme > livro

Aula de literatura é pra desenvolver uma habilidade, assim como qualquer outra disciplina. Sem falar que possui um caráter multidisciplinar, no sentido que ajuda a compreender melhor outras disciplinas como História, Sociologia, etc

Mas sim, também achava bem chato quando estava no colégio

1 curtida

Tu queria ler o que? Harry Potter?

Tem umas histórias pesadas e densas mesmo.

Tive uma professora que gostava de passar filmes, documentários e textos pra tentar tornar mais palatável e assimilável pra turma já que o tempo pra ver aquela porrada de livros e períodos literários era muito curto.

Sim!

machado em particular eu acho bem tranquilo

mas enem nem pede conhecimento dos livros.
segunda fase da fuvest pede, e aí eh um pouco terrível mesmo

gente, a escrita do machado não é esse bicho de 7 cabeças, não. é super acessível – tanto que ele publicava romances em folhetim… o narrador é irônico, fala diretamente com o leitor, é crítico, eu simplesmente amo. MAS concordo que com o nível de leitura que se tem hoje e todas as distrações disponíveis a um palmo da mão ele pode parecer mesmo muito mais complicado… de qualquer maneira, acho válido porque para além das estruturas narrativas tem muito de contexto social que ajuda a explicar muita coisa. (isso vale pra lima barreto e tantos outros escritores brasileiros).

1 curtida

mas tipo assim, todo conteúdo do nosso EM, em todas as matérias, é mto mais aprofundado do que a grande maioria dos graus equivalentes em escolas de outros países.

nao acho machado difícil. so a linguagem que é enfadonha

difícil é clarice

Só é chato de se acostumar com aquela escrita de bíblia dele

A escrita dela não é difícil, difícil é entender o que ela quer dizer