Stacie Orrico processa ex-empresário e Universal Music por abusos sexuais sofridos desde os 14 anos de idade

A cantora afirma ter sofrido abuso sexual repetidas vezes e que sua gravadora ignorou o ocorrido.

A cantora Stacie Orrico entrou com um processo contra seu ex-empresário, alegando que ele a abusou sexualmente durante um relacionamento não consensual que durou anos e do qual sua gravadora não a protegeu.

Orrico, que emplacou diversos sucessos no início dos anos 2000, incluindo “(There’s Gotta Be) More to Life”, entrou com o processo em Los Angeles na terça-feira, 6 de janeiro, contra Britt Ham, que foi seu empresário no início de sua carreira, a Universal Music Group, a ForeFront Records e outras empresas, alegando negligência, agressão sexual, abuso sexual infantil e violência de gênero.

“A indústria da música falhou em me proteger quando eu era criança. Levei anos para me tornar forte o suficiente, mas estou pronta para lutar por todas as pessoas jovens e inocentes que foram, e continuam sendo, abusadas na indústria da música e na Igreja”, disse Orrico em um comunicado compartilhado com a revista PEOPLE. O processo alega que Ham abusou dela repetidamente ao longo de vários anos e que os réus tinham conhecimento dos abusos, mas optaram por priorizar seus interesses financeiros e de reputação em detrimento da segurança dela.

“A autora, Stacie Joy Orrico, era uma criança inocente e alegre, cheia de sonhos, um dos quais era se tornar cantora. Esse sonho — e sua infância, adolescência e toda a sua vida — foram permanentemente ameaçados e profundamente alterados pelo trauma que sofreu em decorrência do abuso e da exploração sexual enquanto era menor de idade e artista musical profissional sob o controle, supervisão e autoridade dos réus”, diz o documento, obtido pela revista PEOPLE.

A queixa afirma que Orrico, de 39 anos, está entrando com o processo agora, após anos de terapia e luta pessoal, porque busca responsabilização pelos “abusos, exploração e profundos danos que sofreu”.

revista PEOPLE não conseguiu contatar Ham para comentar o assunto. Um porta-voz da Universal Music Group não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da PEOPLE.

Orrico tinha 12 anos quando venceu um concurso de música cristã em 1998 e chamou a atenção do jurado Ham, que trabalhava para a Rocketown Management LLC. Ela assinou um contrato com a ForeFront um ano depois e Ham se tornou seu empresário, com a gravadora garantindo a ela e sua família que ser uma artista cristã infantil “idônea” era “parte integrante” de sua imagem.

Seu álbum de estreia, Genuine, foi lançado em 2000 — e, mais tarde naquele ano, Ham supostamente a agrediu sexualmente pela primeira vez em seu quarto de hotel durante uma viagem de negócios a Los Angeles. Ela tinha 14 anos.

“[Ele] a beijou e a instruiu a deitar-se em sua cama ao lado dele. Ham continuou a beijá-la e a tocou por cima da roupa e entre as pernas. Após esses atos, Ham deu explicações contraditórias à autora da ação”, afirma o processo. “Ele a instruía dizendo que os atos não eram pecado porque a amava. Ele a culpava e depois a absolvia de sua incapacidade de resistir à tentação de ter relações sexuais com ela.”

O processo alega que Orrico ficou “confusa” e “envergonhada” com a suposta agressão, mas continuou se aproximando de Ham. Em 2001, quando ela tinha 15 anos, a denúncia afirma que ele a agrediu uma segunda e uma terceira vez durante viagens de negócios subsequentes a Los Angeles, supostamente “penetrando digitalmente os genitais da autora e esfregando seu pênis ereto contra o corpo dela até ejacular”.

O comportamento de Ham teria sido testemunhado por outras pessoas, incluindo uma que alertou o pai de Orrico de que ela e Ham estavam se tocando “demais” em uma piscina. Outra pessoa foi contratada para ser acompanhante de Orrico, mas teria sido demitida depois de “levantar preocupações” à gravadora sobre o relacionamento “possivelmente prejudicial” da cantora com Ham.

att ela tá processando a Universal também por encobrir tudo, parece q o empresario falava que ela tinha que fazer estudos bíblicos e mantinha ela longe da familia e abusava dela quando ela era menor de idade e depois falava que ela não podia contar isso se não ia sujar a imagem crista dela, nos documentos que vazaram tem detalhes de bastante coisa, inclusive falam sobre uma moça que trabalhava na Universal e percebeu isso e quis alertar e foi demitida

16 curtidas

@anony

@damn

@romeu

@chaos

@aladdin

1 curtida

Gente, chocado

Em 2007 quando a Virgin foi encerrada ela aproveitou a dissolução do selo pra encerrar o contrato e sumir da mídia.

Ela dizia que saiu da indústria muito magoada e desgostosa com a música, mas todo mundo achava que foi pelo inferno causado pelo embate dos executivos do agenciamento crente com os da gravadora, pq cada um queria uma direção diferente que não casavam com o direcionamento artístico que ela queria.

5 curtidas

Gente, chocado

Nossa tava assistindo o vídeo de There’s gotta be more to life que é lindíssimo esses dias. Indústria podre que nunca vai deixar de colocar panos quentes pra abuso, virou algo sistemático. Pra ela ainda teve o agravante de ser cristã, que negligenciam ainda mais esse tipo de coisa dentro desses espaços.
Que ela receba mta força da família e dos fãs durante esse processo, vai ser uma longa batalha.

Que tristeza meu Deus

que horror, meu deus
espero que ela tenha muita força para aguentar esse processo e consiga uma indenização bem grande

meu deus, coitada

era uma coisa que nem dava pra imaginar que ela tinha passado

tadinha, amo tanto ela

Mês passado lembrei de uma música dela e fui ouvir no Spotify… fiquei intrigado que o último álbum dela tem 20 anos… deu entender que sumiu da indústria.

Eu acho muito louco esse pessoal que teve um certo buzz sumir assim do nada… com certeza tem algo muito forte por trás… eu logo imaginei que ela tinha abandonada a carreira para cuidar da família ou algo do tipo.

att ela tá processando a Universal também por encobrir tudo, parece q o empresario falava que ela tinha que fazer estudos bíblicos e mantinha ela longe da familia e abusava dela quando ela era menor de idade e depois falava que ela não podia contar isso se não ia sujar a imagem crista dela, nos documentos que vazaram tem detalhes de bastante coisa, inclusive falam sobre uma moça que trabalhava na Universal e percebeu isso e quis alertar e foi demitida

@damn
@Romeu

2 curtidas

Que pesado, isso explica ela ter sumido do nada

Eu amo tanto a stacie: I promise baladinha perfeita, Stuck, more to life. Teve uma live dela com a tori foi linda

QUEIMA QUENGARAL!
O império gospel de hipocrisia e sujeira precisa cair!
Que ela vença a ação, foda esses fdps e o desgraçado do abusador apodreça na cadeia!

imagino que ela deva ter prova de tudo

que bom, espero que ela vença esse processo

essas gravadoras acabam sempre passando ilesas

Coitada

eu amo tanto o beautiful awakening
um dos álbuns da minha vida

que ela consiga justiça e paz

Kiorror, por isso ela evaporou. Gostava de algumas dela. Stuck era a cara da Jovem Pan e o clipe more to life era pfto. Q os culpados sejam punidos e expostos ao extremo.

Pra ela processar até a Universal, deve ter muita prova reunida pra sustentar a acusação

sim, o empresário ainda era amigo de um cara que tinha um acampamento religioso que foi denunciado em 2024 por pedofilia, tão cruzando tudo

2 curtidas