STJD dá a dono do futebol do Botafogo três dias para apresentar provas de corrupção ou ser suspenso por 90 a 360 dias


John Textor, dono da SAF do Botafogo, no jogo contra o Palmeiras — Foto: André Durão

Norte-americano por ser suspenso de 90 a 360 dias caso não cumpra inquérito

Por Redação do ge — Rio de Janeiro
08/03/2024 18h41 Atualizado há 18 horas

O STJD, em abertura de inquérito divulgada no começo da noite desta sexta-feira, determinou que John Textor, dono da SAF do Botafogo, terá três dias para apresentar provas sobre corrupção de arbitragem no futebol brasileiro.

Em entrevista após a vitória sobre o Bragantino, na última quarta-feira, pela Conmebol Libertadores, o norte-americano afirmou ter “juízes gravados reclamando de não terem propinas pagas”.

“Alguém dizer que não há corrupção no Brasil, quando eu tenho juízes gravados reclamando de não terem suas propinas pagas… Talvez a CBF não devesse me processar. Eu não acusei o Ednaldo (Rodrigues, presidente da CBF). Nunca disse nada sobre ele. Ele não é um corrupto. Ele é um homem que comanda uma organização que provavelmente precisa administrar melhor a corrupção externa. Porque é uma batalha contra fatores externos. É uma batalha que existe e está aqui. Houve manipulações e erros em 2021, 2022, 2023, e nós temos provas”, afirmou o empresário.

Leia mais sobre o Botafogo:
+ John Textor será punido? Entenda possíveis consequências após declaração do dono da SAF Botafogo
+ Da costura dos bandeirões à alimentação: conheça histórias de mulheres que também fazem o Botafogo

Veja a determinação do STJD:

“O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz de Jesus, deferiu nesta sexta, 8 de março, o pedido de instauração de inquérito solicitado pela Procuradoria para investigar a denúncia de corrupção na arbitragem brasileira feita por John Textor, dono da Saf Botafogo. O presidente determinou ainda a abertura de vista para que Textor apresente em três dias as provas que alega possuir.”

Caso não cumpra o prazo, Textor pode ser denunciado no artigo 223 do CBJD [Deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão]. Ele pode ser suspenso entre 90 a 360 dias, além de levar multa de R$ 100 mil.