Subnautica 2

O jogo que começou como “mergulha aí e tenta não morrer pra um peixe alienígena” virou oficialmente uma das franquias de sobrevivência mais respeitadas da indústria.

Pra quem não conhece, Subnautica nasceu como aquele indie que parecia niche mas acabou VIRANDO fenômeno absoluto por causa da atmosfera. O primeiro jogo conseguiu misturar exploração, terror psicológico, crafting e narrativa ambiental de um jeito que nenhuma empresa AAA consegue fazer até hoje. Enquanto outros survivals apostavam em combate ou grind infinito, Subnautica te fazia ter medo de descer 200 metros num oceano alienígena ouvindo um barulho estranho vindo do abismo (pra ser mais exato, mais de 200 barulhos estranhos, pois cada criatura tem seu barulhinho). Cinema puro.

E o sucesso foi gigantesco. O primeiro vendeu milhões, virou cult clássico, recebeu aclamação por imersão e basicamente criou uma geração inteira de jogadores traumatizados com barulho de leviatã. Já Below Zero expandiu a lore e mostrou que a Unknown Worlds não queria só repetir fórmula.

Agora com Subnautica 2, dá pra perceber MUITO que eles estudaram profundamente o que funcionava e o que a comunidade criticava nos anteriores. Não parece sequência feita no automático. Parece literalmente uma resposta aos anos de feedback dos fãs.

As melhorias mais gritantes:

— mundo mais vertical e biologicamente complexo, lembrando mais a sensação de descoberta do primeiro jogo
— criaturas com comportamento mais orgânico e menos “scriptado”
— coop finalmente entrando na fórmula sem destruir a sensação de isolamento
— progressão aparentemente menos travada e mais natural
— construção de base MUITO mais refinada
— iluminação e física da água absurdamente mais avançadas
— ecossistema parecendo realmente vivo ao invés de só biomas separados

E o mais interessante é que eles claramente entenderam algo que muitos estúdios ignoram: o terror de Subnautica NÃO vinha de jumpscare. Vinha da vulnerabilidade. O medo de olhar pra baixo e não ver o fundo. O medo do som distante. O medo de perder recursos longe da base. Pelo material divulgado, parece que eles focaram exatamente nisso de novo.

Também dá pra notar o investimento pesado em pesquisa visual e científica. Os biomas têm muito mais coerência ecológica, as criaturas parecem derivadas de adaptações ambientais reais e a forma como a luz atravessa a água tá num nível quase documental.

Subnautica 2 aparenta seguir o caminho oposto:

• mais exploração,
  • mais imersão,
  • mais sensação de insignificância,
  • mais medo existencial do oceano.

e isso é exatamente o que o povo queria.

Trailer:

1 curtida

Ninguém jogou subnautica não?

@LOANN ?

ansioso pra passar hrs montando a base

jurava que esse jogo já tinha saído uns 2 anos atrás

2 curtidas

E pra dizer depois

“As bases ja estão prontas”

Vazou ontem

Gag. Pior que vazou né

Eu tenho talassofobia, morro de medo

1 curtida

Vazou

Jogar esse jogo a noite é uma experiência

Principalmente quando anoitece no jogo também

1 curtida

Estarei passando

jogo de baratinha

1 curtida

Motivos?

Tenho medo do mar

1 curtida

Baratas aquáticas*

primeira piranha que eu vejo ter medo

1 curtida

Vai dar esse teu cu

1 curtida

Tenho medo de mares profundos tambem

As criaturas sempre sao grandes e estão em vantagem adaptativa em relação a mim

Não amg, nem o primeiro eu joguei. É legal?

1 curtida

vou jogar

1 curtida

É um dos meus jogos preferidos

Me sinto numa experiência imersiva

1 curtida

O que tem que fazer nele?