Sucesso de Alma Gêmea pode abrir precedente para volta de novelas espíritas na Globo

O sucesso de Alma Gêmea, em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, está dando uma importante resposta à Globo. A novela, que aborda temas como a reencarnação, pode abrir um precedente para a volta de novelas com foco na doutrina espírita, que há tempos não tem espaço nas produções da emissora.

Exibida pela primeira vez entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi um dos maiores fenômenos da história da Globo na faixa das 18h. Depois, voltou no Vale a Pena Ver de Novo, entre 2009 e 2010, novamente registrando boa audiência, e também ganhou um repeteco no Canal Viva em 2022.

Sem mexicanas e com Tá Na Hora, SBT vê sua audiência virar pó em todo o país
De volta ao ar na TV aberta, a história de Serena (Priscila Fantin), Rafael (Eduardo Moscovis) e Cristina (Flávia Alessandra) repete seu êxito. Na terça-feira (21), a trama teve seu recorde de audiência: 17,3 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope, impulsionando a grade noturna do canal.

A escolha acertada da novela para reerguer os números do Vale a Pena Ver de Novo contrariou a hipótese de que a Globo estaria vetando novelas espíritas, tanto em reprises quanto em produções inéditas. O objetivo seria não desagradar o público evangélico, parcela expressiva da população brasileira hoje.

Com uma história sobre vida após a morte, A Viagem (1994), de Ivani Ribeiro, ganhou uma reprise comemorativa no Canal Viva por seus 30 anos de estreia. Outro sucesso da autora, Mulheres de Areia (1993), comemorou a mesma efeméride na própria Globo, escalada para a faixa Edição Especial no ano passado.

Os bons números da novela de Walcyr Carrasco parecem dar um recado inverso ao que a Globo podia pensar: a grande audiência, independentemente de crenças ou religiões, está aberta e é tolerante a doutrinas diversas. Uma rejeição a essa abordagem certamente se refletiria no Ibope, o que não está acontecendo.

Demitida da Globo, autora de novelas espíritas fez desabafo em entrevista

Foi depois de A Viagem que a Globo passou a dar mais espaço ao espiritismo em suas novelas. Dois anos depois, levou ao ar Anjo de Mim (1996), de Walther Negrão, que não alcançou a mesma repercussão. Os títulos ficaram mais frequentes após Alma Gêmea, como O Profeta (2006).

Principal representante dessa vertente entre os autores de novelas, Elizabeth Jhin disse ao NaTelinha, no ano passado, que não pretendia mais escrever para a televisão. O motivo seria justamente as imposições da Globo para suas criações:

“Não pretendo ter nenhum vínculo profissional com a Globo. Aliás, não pretendo mais escrever para televisão. Hoje, o escritor tem que enquadrar sua narrativa a uma série de regras ligadas a ideais políticos. São justos e necessários, mas discordo da maneira como são impostos.”

Elizabeth Jhin, em entrevista em 2023
Ela foi a autora de sucessos baseados no espiritismo, como Escrito nas Estrelas (2010), Amor Eterno Amor (2012) e Além do Tempo (2015). Sua última novela na Globo, Espelho da Vida (2019), também tinha esse viés e não foi bem de audiência. Também foi a última novela espírita exibida pelo canal.

é que Alma Gemea é uma ponta fora da curva, né… não é parâmetro, é acima das demais, mas acho que novela espírita poderia continuar. danem-se os crentes

2 curtidas

O sucesso n eh só por ser espírita né,a trama é boa, tem vilões de verdade. Falta isso nas atuais

Ter temas espíritas ou não é um fator quase nulo para o sucesso de uma novela.
A coisa é ter a história boa e ser cativante.

Desde quando evangês comuns são inteligentes o suficiente pra diferenciar um tema ou narrativa espírita de algo apenas ‘sobrenatural’?

1 curtida

Tramas espíritas são tratadas pela globo como fantasia, não entendo o surto de achar que isso vai desagradar tanto evangélico

Queremos a viagem :woozy_face:

Imagina querer agradar evangélico, o fundo do poço

Vem remake de a viagem

essa é a que eu mais amo assisti junto com minha mãe

Amo. Alem do tempo foi a ultima novela espirita da globo. A fase pros tempos atuais foi muito impactante lembro que teve ate anuncio nos comerciais

a última foi espelho da vida
alem do tempo foi a ultima que fez sucesso, mas espelho tbm é bem aclamada na bolha

Desculpa. A última novela espírita BOA

Escrito nas Estrelas pisa em A Viagem

A viagem foi muito hit no vale a pena ver de novo ne? Eu lembro ate hj que eu assistia com minha irma e pegava os babado tudo msm tendo so 9 anos. Sem contar que eles não cortavam nada entao o que tinha de cena de umbral

1 curtida

Fui ver aqui, a reprise de 2006 elevou 7 pontos a média da novela anterior, socorro

https://twitter.com/RickSouza/status/1794057271963509208

@Noveleiros

6 curtidas

Acho um porre

Mas tem quem goste

Amoooo, cugélicos pisados

Que tenha lendas no elenco como Alma Gêmea

Amo