Tchuchuca do mercado, Governo abre mão de R$ 4,3 BILHÕES da COCA-COLA

O governo deixou de arrecadar R$ 4,3 bilhões em impostos ao longo de nove anos graças a incentivos tributários concedidos à Coca-Cola. Uma investigação inédita do Joio, em parceria com a Fiquem Sabendo, mostra que esse valor corresponde a apenas uma entre várias modalidades de incentivos que fazem do Brasil um lugar estratégico para a corporação.

Este valor diz respeito à redução de 75% no imposto de renda sobre os lucros da Recofarma, unidade do sistema Coca-Coca que fabrica os concentrados, a principal matéria-prima para a produção de refrigerantes.

É a primeira vez que se tem acesso a esses dados, obtidos via Lei de Acesso à Informação e após meses de idas e vindas de nossos pedidos no Ministério da Fazenda e na Receita Federal. Até então, os pedidos eram negados com o argumento do sigilo fiscal.

Localizada no distrito industrial na capital do Amazonas, a Recofarma goza de uma série de benefícios previstos na Zona Franca de Manaus (ZFM), um regime especial de tributação criado na década de 70. E que foi mantido pela reforma aprovada no governo Lula, a despeito do que propunha o projeto original.

Este valor seria suficiente para multiplicar por seis o montante destinado pelo governo federal na prevenção à obesidade. O Ministério da Saúde investiu R$ 635,8 milhões em ações com esse objetivo ao longo de dez anos.

Mas na hora de taxar pobre, o Malddad não pensa duas vezes.

Lembrando que a Remessa Conforme, que taxa importações de menos de 50 dólares, teve receita de R$ 700,5 milhões em 2023.

Mas dinheiro de pobre é mais gostoso do que de rico, né?

22 curtidas

Nunca mais faço o L

1 curtida

Eu tenho certeza que ele deve ter um plano.

6 curtidas

Sim, vamos taxar mais a coca cola, pra eles subirem o preço de seus produtos e os pobres pagarem mais caro no refrigerante

3 curtidas

bom que a gastrite no brasil diminui

Aumentem o imposto da coca normal e baixem da coca 0

19 curtidas

Exatamente. Coca-Cola mais cara faz as pessoas comprarem menos. Ajudando a taxa de obesidade brasileira a diminuir.

Você sabia que quanto mais refrigerantes são vendidos no Brasil, maior é o rombo no orçamento público?

13 curtidas

Os maiores anos de isenções foram 19-22 e nem tem dados do governo atual.

2 curtidas

Dado a leitura do gráfico, você acha que é menor ou maior a isenção de 2023? E você viu quantas notícias do Malddad considerando o fim da isenção? Porque eu não vi nenhuma

1 curtida

É só fazer o L

gente, as pessoas falando como se refrigerante fosse uma bebida essencial feito agua, café e chá

8 curtidas

Uma coquinha zero eh essencial msm

Quero minha zero

Não ironicamente, eu acho isso bom, deveriam isentar impostos de todas as empresas e desburocratizar a abertura de empresas no Brasil, assim geraria mais empregos e as existentes expandiriam. Até a China fez isso, eles tem zonas econômicas especiais que promovem a produção industrial.

3 curtidas

Vocês querendo que aumente o preço da Coca Cola no Brasil kkkkkkkkkk

Vocês juram que quem consome vai falar “ahhh é pro nosso bem. Diga não a obesidade”

1 curtida

e essa porcaria já tá 15 reais

A arrecadação extremamente irrelevante somente pra foder com pobre.

Taxadd é o pior ministro da economia desde que Collor confiscou todas as poupanças.

3 curtidas

vamos ajudar o comercio local e comprar só guarana antarctica

1 curtida

Felizmente não consumo essa porcaria :aaaa: