Teoria da “internet morta” ganha força

Conhecida como Dead Internet Theory , ou teoria da internet morta, a ideia surgiu nos anos 2010 e sustenta que a maior parte do conteúdo visto atualmente online já não é mais criada por pessoas reais.

Em vez disso, o que domina redes sociais, buscadores e sites seria um fluxo crescente de conteúdo gerado por IA — algo que até pouco tempo parecia ficção, mas que hoje soa, para muitos, como plausível.

A parte mais conspiratória do argumento, que sugere que governos e grandes corporações coordenaram intencionalmente essa substituição para controlar a opinião pública, continua improvável. Manter uma operação dessas em segredo envolveria milhares de pessoas e uma logística global difícil de sustentar sem vazamentos.

No entanto, o núcleo da teoria — a substituição gradual de conteúdo humano por material sintético — já é perceptível.

Desde o lançamento do ChatGPT, no fim de 2022, o uso de modelos de linguagem e geradores de imagem explodiu. Textos, vídeos, narrativas, imagens e até perfis inteiros nas redes passaram a ser produzidos por ferramentas automatizadas.

TikTok, Facebook e o novo mar de conteúdo artificial

A situação se intensificou em plataformas como o TikTok, onde, segundo usuários, um em cada três vídeos já exibe sinais de ter sido inteiramente gerado por IA — da narração ao roteiro e às imagens.

No Facebook, a situação é similar: é possível encontrar conteúdos como o “Shrimp Jesus”, montagem bizarra que viralizou e se tornou símbolo da era dos algoritmos que reproduzem e amplificam qualquer coisa visualmente impactante, seja verídica ou não.

5 curtidas

não ironicamente, a bc deve ser hoje um dos poucos lugares da internet com conteúdo orgânico

o twitter tá insalubre e o fb já foi dominado por contas de IA

17 curtidas

Twitter e Facebook são dominados por bots já

As imagens e conteúdo de muitas páginas são tudo coisa gerada por IA também

8 curtidas

old que todos nós somos IAs interagindo entre si

1 curtida

As páginas brasileiras de receita no FB tudo usam IA pra gerar imagens das sobremesas

Esses dias tava cascando com os comentários de um post que me mandaram, as idosas estavam possessas pq a imagem não tinha nada a ver com a receita KKKKKKKK

15 curtidas

Eu não diria que todos aqui são IA não, alguns só A mesmo. A parte do I ficaram devendo, mas abafa.

29 curtidas

E como vc sabe que não somos um amontoados de bots criados pelo Bac para brigar por divas?

2 curtidas

Já tinha saído isso tempos atrás…

2 curtidas

MDs o ataque a Xila

3 curtidas

Esse recheio eu não vou morder.

Ai eu ri :haha:

1 curtida

@MAXIMOFF amg pq seu espaçamento é tão grande? Vc da espaço com tab eh? Sempre morro de rir de tudo q vc escreve por causa disso

8 curtidas

no insta tem varias contas de homens que sao feitos por IA, fazendo videos ate cm fãs, e o povo acredita e ainda fica elogiando querendo mamar sem saber que é IA

5 curtidas

Eu escrevo com a formatação justificada.

[justify]Texto[/justify]
2 curtidas

Nem sabia que tinha isso aqui, amo amg

1 curtida

Que interessante
Nunca tinha ouvi falar e faz bastante sentido

Ai tem uns videos sobre vida animal no youtube que é pura IA
Mas acabo assistindo mesmo assim

não gosto de ia

acho estranho e sombrio

vai ter um impacto muito negativo em quem não sabe usar a internet direito

2 curtidas

E isso tudo piora cada vez mais porque as pessoas não entram mais nos sites, perguntam tudo pro ChatGPT, o que coloca o trabalho de quem gera conteúdo de verdade em risco porque não estão ganhando mais nada com isso.

2 curtidas

Ja está tendo né more, só ver aqueles ia que vc pode gerar vídeos igualzinhos de pessoas reais, imagina o estrago quando começar a usar esses vídeos para coisas ruins

2 curtidas