Terra Nostra salvou Globo de novelas fracassadas na virada do milênio

Terra Nostra, exibida originalmente às 20h, salvou a Globo de uma grade problemática na virada do milênio, entre 1999 e 2000. A emissora tinha boa audiência no horário nobre, mas enfrentava uma crise às 18h, com Força de um Desejo, e às 19h, com Vila Madalena.

O ano de 1999 foi difícil para a emissora. Logo em janeiro, estreou Suave Veneno, marcada pela baixa audiência às 20h, o que implicou em diversas mudanças ao longo da trama. De nada adiantou: a atração saiu do ar com o menor público entre as “novelas das oito” da década.

Suave Veneno girava em torno de Waldomiro (José Wilker), um bem-sucedido empresário do ramo de mármores. Ele construiu seu império do zero e precisa lidar com a ambição de uma das filhas, Maria Regina (Letícia Spiller), que almeja o controle dos negócios da família.

Às 19h, entre março e novembro daquele ano, Andando nas Nuvens não chegou a ser um fracasso, mas ficou abaixo do esperado para o horário. A crise se acirrou com Vila Madalena, lançada com a missão de recuperar a faixa, mas que a derrubou para abaixo dos 30 pontos naquele fim de ano.

Ambientada em grande parte no famoso bairro de São Paulo, a trama narrava a trajetória de Solano (Edson Celulari), que cai em uma armadilha e acaba preso. Quando sai da cadeia, anos depois, vê a mulher, Eugênia (Maitê Proença), casada com Arthur Junqueira (Herson Capri), responsável por sua prisão.

A crise se estendia às 18h. Uma superprodução, Força de um Desejo tinha elenco estelar e a assinatura de Gilberto Braga (1945-2021), autor de grandes sucessos da história da TV. Apesar de bastante elogiada, a trama também não conseguiu cativar o grande público e registrou recordes negativos para a época.

A história era sobre o amor entre Ester (Malu Mader), uma famosa cortesã, e Inácio Sobral (Fábio Assunção), um jovem que faz parte de uma família tradicional do século 19. Depois de um desencontro, ela acaba se casando com Henrique Sobral (Reginaldo Faria), pai do rapaz.

Força de um Desejo, que estreou em maio daquele ano, só agravou os problemas de audiência do horário, já prejudicado pelo remake de Pecado Capital, no ar desde outubro de 1998. Baseada no clássico de 1975, a segunda versão não chegou nem perto de alcançar o mesmo sucesso.

Da safra de 1999, Terra Nostra foi a única novela da Globo a registrar boa audiência para os padrões da época. Logo nos primeiros capítulos, a saga de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) registrou picos de 50 pontos. A média geral da novela foi de 44.

Foi o que permitiu à Globo entrar no ano 2000 com algum sucesso no ar. Naquele início de novo milênio, a emissora conseguiria reverter a situação e alcançar êxitos nos três horários de novelas, com Laços de Família às 20h, Uga Uga às 19h e O Cravo e a Rosa às 18h.

Eu quando leio qualquer um dos apelidos da mulher: :haha:

1 curtida

Obrigado Benetido

E depois até 2006 lançou vários smash nos horários das 18h e 20h… ficaram traumatizados kkk