THE INDEPENDENT UK: Como o Renaissance se tornou o tributo de Beyoncé à vida queer negra da América

Um álbum disco e sua divertida turnê mundial é uma celebração sem precedentes da vida queer negra da maior estrela pop da América.

No final do show em Barcelona na tão esperada turnê mundial de Beyoncé – uma deslumbrante fantasia afrofuturista cheia de andróides sensuais, um tanque de seis rodas giratório e a própria Queen Bey montada em um gigante cavalo de cristal – uma imagem piscou no jumbotron no centro do palco. Foi o falecido tio Jonny de Beyoncé, um homem que ela descreveu como sua “madrinha” e a primeira pessoa “a me expor a muita música e cultura” que iria inspirar seu álbum Renaissance, lançado no verão passado. “Obrigada a todos os pioneiros que originam a cultura”, escreveu Beyoncé em uma dedicatória para o disco. “Para todos os anjos caídos cujas contribuições não foram reconhecidas por muito tempo.”

Ricky Tucker, escritor e autor de And the Category Is. . . : Dentro da Vogue, House e Ballroom Community de Nova York, estava uma das 53.000 pessoas assistindo a apresentação de Beyoncé no Estadi Olimpic Lluis Companys de Barcelona no início de junho; ele fez a peregrinação de Nova York para a cidade especialmente para vê-la. Quando Jonny apareceu na tela, os pensamentos de Tucker se voltaram para sua tia Veronica, irmã de sua mãe, que - como Jonny - também morreu de complicações relacionadas à Aids e também o expôs ao mundo gay mais amplo quando ele crescia na Carolina do Norte. “Minha tia Ronny foi uma das primeiras pessoas que me ensinou sobre Paris Is Burning”, ele me conta, sobre o inovador documentário de 1990 sobre a cultura drag and ball em Nova York. “Ela era uma garota do clube, muito descolada e gay. Para Beyoncé dedicar este álbum a seu tio… significou muito para mim. Eu simplesmente comecei a chorar.

Ao mesmo tempo em que Beyoncé homenageia a cultura queer e os pioneiros por trás dela, políticos nos Estados Unidos reprimiam aparentemente todas as facetas da vida LGBT+, desde a proibição de livros de diversos autores até a proibição de performances de drag. Na semana que antecedeu o show de Barcelona, Texas, Louisiana e Missouri avançaram ou aprovaram proibições de cuidados de saúde com afirmação de gênero para menores, a mais recente tentativa dos republicanos americanos de armar o ódio e a paranóia anti-LGBT+.

Segundo estudiosos e críticos, é essa tensão que torna o Renaissance tão crucial e oportuno. Mesmo com os poderosos tentando arrancar as pessoas LGBT+ do tecido nacional, a maior estrela pop do mundo está usando sua plataforma para homenagear e celebrar o lugar vital que essas mesmas pessoas sempre ocuparam na vida e na arte americana.

É um esforço que não é isento de complicações, porém, levantando questões sobre autenticidade, apropriação cultural e quanto a arte pode fazer para realmente mudar o mundo ao seu redor. Mas não seria um álbum de Beyoncé sem apostas altas. Ela é a estrela pop que define nossa geração, com uma carreira que resiste às convenções e se torna mais ousada em vez de mais branda a cada iteração.

A dominação mundial do Renaissance pode ser sua maior e mais importante aposta até agora.

Tour do ano.

AOTY 2022 moral.

A maior artista viva

Lenda