Dobradinha no ar: Thomas Aquino em ‘Guerreiros do sol’ e em ‘Vale tudo’ — Foto: Globo/Estevam Avellar | Léo Rosario
O Mário Sérgio de “Vale tudo” poderá ser visto de outra forma a partir de hoje, com a estreia de “Guerreiros do sol”. Na nova novela, que chega ao catálogo do Globoplay e ao canal Globoplay Novelas (antigo Viva) nesta quarta-feira, Thomás Aquino é o cangaceiro Josué, protagonista da trama que é livremente inspirada na história de Lampião e Maria Bonita. Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a obra inédita retrata o universo do cangaço nas décadas de 1920 e 1930.
— Pude trazer muito de mim para esse personagem. Sou um cara doce, alegre… Mas também coloquei uma brabeza. A brabeza que vem através da vida que o cangaceiro leva, em uma estrutura pesada onde ele precisa criar uma casca. Josué, para mim, é um grande presente. Já fiz vários trabalhos no audiovisual, mas acredito que esse é um dos maiores da minha carreira — afirma o ator pernambucano.
Na novela nova, Josué se torna cangaceiro depois que seu objetivo de vida passa a ser vingar a morte de seu pai, Ezequiel (Markus Konká). Em pouco tempo, assume o bando de Miguel Ignácio (Alexandre Nero, também em dobradinha com “Vale tudo”) e ganha fama de destemido. Se autodenomina “Governador do Sertão”, faz alianças com políticos, religiosos, policiais… Mas, apesar da “brabeza” e da mudança de vida, não consegue tirar Rosa (Isadora Cruz), por quem se apaixona à primeira vista, da cabeça.
— O mais desafiador desse trabalho foi ser um líder. Eu nunca fui líder de nada! Já joguei basquete na vida, mas nem nessa situação eu conseguia armar o time. Então dar vida a uma persona que tem uma grande história, que só de ouvirem o nome, as pessoas já se tremem, foi desafiador. Quando tinha os improvisos, eu tentava fazer alguma coisa de líder, mas ficava meio perdido. Nossa preparadora falava: “Você está parecendo uma barata tonta, rapaz. Vamos organizar isso aí” — diz Thomás.
Além dele, Alexandre Nero também faz uma dobradinha no audiovisual. O ator é Marco Aurélio em “Vale tudo” e Miguel Ignácio em “Guerreiros do sol”.
— Josué é metódico, sabe das coisas, sabe falar bem — descreve Thomás, concluindo: — Comecei a observar mais o personagem e melhorei nos improvisos.
Idálio (Daniel de Oliveira) em ‘Vale tudo’ — Foto: Estevam Avellar/Rede Globo
Ator de presença rara nas novelas, Daniel de Oliveira está no elenco de “Guerreiros do sol” como Idálio, filho único do coronel Elói (José de Abreu). Ambientada entre as décadas de 1920 e 1930, a trama estreia nesta quarta-feira (11) no Globoplay e no canal Globoplay Novelas, que substituiu o Viva.
Na história, o personagem é casado com Jânia (Alinne Moraes), e os dois vivem na fazenda do patriarca. A rotina da família é alterada quando o coronel se casa com Rosa (Isadora Cruz), que se muda para o local acompanhada da irmã, Otília (Alice Carvalho).
Descrito por Daniel como “uma alma sebosa”, Idálio é um dos vilões da novela. “Ele é o único herdeiro direto do coronel Elói Bandeira, é um sujeito de má índole. E esse comportamento fica claro, tanto em suas relações pessoais quanto nas profissionais”, adianta o ator.
Na trama do Globoplay, a relação entre pai e filho é bastante turbulenta. “Idálio nunca teve o amor e o reconhecimento paterno, e carrega isso pela vida. E essa relação conturbada se desgasta ainda mais com a chegada de Rosa na vida de Elói. Quando ela entra para a família, a ganância se aflora em Idálio, que prontamente se revela um homem violento e com sede de poder e sangue”, conta Daniel, que faz questão de enaltecer seus colegas de cena: “Tenho certeza de que um dos triunfos desse trabalho é o elenco”.