No centro dos holofotes mundiais, Karol G, a colombiana que lota estádios está envolvida em um processo judicial milionário, movido pelo compositor cubano René Lorente que acusou a colombiana de ter plagiado sua música “Algo Diferente” composta em 1998.
Conforme detalhado pela EFE, o músico e compositor cubano-americano René Lorente entrou com uma ação nesta terça-feira (29) no Tribunal de Distrito dos Estados Unidos para o Distrito de Porto Rico contra a cantora Karol G por Violação dos Direitos Autorais e Plágio na música “Don’t Be Shy,” realizada com o DJ Tiesto.
O autor de “Algo Diferente” solicito que os réus pagasse uma indenização no valor de três milhões de dólares, equivalente a quase 15 milhões de reais “por sofrimento mental, humilhação, dano à sua reputação e vergonha”.
“Por meio de uma análise detalhada dos elementos musicais, líricos e estruturais de ambas as músicas, foi determinado que existem similaridades inegáveis que vão além dos limites de influência comum ou coincidência casual”, destacou o documento do processo apresentado perante o tribunal.
“No campo artístico, ‘coincidências’ são altamente improváveis. Portanto, qualquer semelhança que seja derivada é simplesmente um plágio, uma cópia, um roubo, uma usurpação dos direitos do titular dos direitos autorais ou uma violação dos direitos autorais”, acrescentou o documento.
Nesse contexto, o texto concluiu que há “evidências substanciais que apoiam as alegações de violação dos direitos autorais e plágio, uso não autorizado, mutilação da obra, danos morais e monetários.”
Com “Don’t Be Sky” Karol G levou pra casa o prêmio Top Canção Crossover durante a terceira edição do Prêmio de Música Urbana Tu Música, em 23 de junho passado, juntamente com outros oito prêmios.
É sabido que, se entende por plágio o ato de usar, copiar ou reproduzir o trabalho, ideias, palavras, criações artísticas ou propriedade intelectual de outra pessoa sem dar o devido crédito ou permissão, e apresentando essas criações como se fossem suas próprias. Em outras palavras, é uma forma de apropriação indevida de algo que pertence a outra pessoa e apresentá-lo como se fosse original. No campo da música, é considerado plágio musical quando se copia melodias, arranjos ou letras de músicas de outras pessoas sem permissão ou crédito.
FONTE