https://twitter.com/Civixplorer/status/1746639826261262650?t=ZrwT_ayn0xmb7rNsQEymVg&s=19
Engraçado essa lista que o Brasil, a Rússia, a Índia estão nao frente de várias potências, mas a qualidade de vida e o poder de compra da população é pífio, não entendo esse cálculo.
acredito eu que deve levar em consideração o tamanho da população
Só sendo mesmo, pq um português tem mais poder de compra que um brasileiro, essa conta não fecha
Mas veja que tem países com uma população menor que a do Brasil acima dele
Esperando até hj minha paridade de compra hit, me entregue agora governo federal
Para formular a paridade de poder de compra, são escolhidos alguns produtos básicos, para formar uma espécie de “cesta internacional”. O preço desta cesta na moeda local de cada país é comparado ao preço da mesma cesta em dólares – a moeda utilizada como referência.
Dessa comparação, encontra-se a PPC de um país em relação ao dólar americano. Por isso, os Estados Unidos, país padrão do dólar, possui uma PPC = 1, e todos os demais países apresentam ganho no PIB em dólar PPC.
Dessa forma, ao comparar efetivamente o preço de produtos em vez da taxa de cambio entre moedas, o multiplicador utilizado na PPC para igualar dois PIBs diferentes fica menos distorcido e mais próximo da realidade econômica
O per capita faz mais amore, o Brasil em pib per capita apanha até do México
Na verdade o que faz mais sentido é renda mediana per capita.
PIB é uma medida fictícia total no tocante a avaliar a situação econômica da população.
Mas observando as listas divulgadas o per capita é muito mais real
Chocada que Brasil tem mais poder de compra que UK/França
E USA é hit, oooohh american dream
Mais um chart com a cuspanha flopando, meu @anon75048230?
UK é uma ilha muito pequena. As coisas devem ser bem caras
Mas PIB não é dinheiro na mão do povo. O PIB per capita, embora interessante, não mede a riqueza da população ou situação econômica dos cidadãos.
PIB é mais útil como medida de atividade econômica do país, não de riqueza. Serve mais pra saber se um país está produzindo mais ou menos (isso em temos de valor, não de quantidade).
Um espanhol com salario mínimo vive bem na Espanha, um brasileiro com salário mínimo vive no aperto, se for numa capital só vive na favela.