O que a reclusa cantora e compositora tem a dizer sobre sua música icônica alcançando o primeiro lugar na parada Country Airplay?
Conde Tracy Chapman está tão surpresa quanto todos os outros que seu clássico de 1988, “Fast Car”, não apenas encontrou uma nova vida 35 anos depois, mas também se tornou um país líder nas paradas . A versão fiel de Luke Combs está em primeiro lugar na parada Country Airplay da Billboard desta semana (8 de julho).
“Nunca esperei estar nas paradas country, mas estou honrada por estar lá”, disse Chapman à Billboard em um comunicado exclusivo. “Estou feliz por Luke e seu sucesso e grato por novos fãs terem encontrado e abraçado ‘Fast Car’.”
A música de Chapman não apenas alcançou o primeiro lugar no Country Airplay, mas ela é a primeira mulher negra como única escritora de uma música a chegar ao topo das paradas desde sua estreia em 1990.
A versão de Combs da comovente história de uma mulher tentando sair de uma vida de pobreza e sem-teto também está em segundo lugar na Billboard Hot 100 esta semana, superando o pico de número 6 que a versão de Chapman alcançou em 1998. Enquanto Combs é o primeiro artista a ter um número 1 com “Fast Car”, ele certamente não é o primeiro a regravá-lo. Entre os artistas que fizeram covers em disco ou ao vivo estão Khalid, Black Pumas, Justin Bieber, Passenger e Sam Smith.
“Fast Car” foi o primeiro single do álbum de estreia autointitulado de Chapman de 1988, lançado pela Elektra, depois que Brian Koppelman a descobriu enquanto era estudante na Tufts University. Produzido por David Kershenbaum, o álbum de folk-rock alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e rapidamente estabeleceu Chapman como uma nova voz vital, sem medo de enfrentar questões sociais e políticas.
No 31º Grammy Awards anual, realizado em 1989, Chapman ganhou três Grammys — melhor álbum folk contemporâneo para Tracy Chapman , melhor performance vocal pop feminina (por “Fast Car”) e melhor artista revelação. “Fast Car” também foi indicado para gravação e música do ano, enquanto Tracy Chapman recebeu uma indicação para álbum do ano.
O álbum, o único de Chapman a chegar ao topo da Billboard 200, gerou dois outros singles: “Talkin’ 'Bout a Revolution”, que alcançou a 22ª posição na parada de rock mainstream, e “Baby Can I Hold You”, que alcançou a posição 19 na parada Adult Contemporary. Ela ultrapassou o sucesso do Hot 100 de “Fast Car” em 1996 com “Give Me One Reason”, que alcançou o terceiro lugar.
O último álbum de material original de Chapman foi One Bright Future de 2008 , que alcançou a posição 57. Ela também parou de fazer turnês, mas apareceu em vídeo no Late Night with Seth Meyers em 2 de novembro de 2020, na noite anterior às eleições de 2020, para cante “Talkin’ 'Bout a Revolution”.