Os comentários oferecem um raro vislumbre público das tensões entre os dois líderes, que há muito apresentam uma frente unida, apesar de eventuais desentendimentos a portas fechadas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou relatos de uma discussão acalorada com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reconhecendo que usou linguagem forte durante uma ligação telefônica ao tentar conter a ação militar israelense no Líbano.
Em uma entrevista publicada pelo New York Post na quarta-feira, Trump foi questionado sobre relatos de que teria confrontado Netanyahu a respeito dos contínuos conflitos entre Israel e o Hezbollah e das ameaças de atacar Beirute, capital do Líbano.
“O senhor disse: ‘Você está louco? O que você está fazendo? Eu o ajudei a não ir para a cadeia.’ Isso é verdade? O senhor falou com ele nesses termos?”, perguntou o entrevistador.
“Sim”, respondeu Trump. “Eu estava um pouco perturbado com os constantes conflitos dele com o Líbano.”
Trump disse que pediu ao líder israelense que reduzisse a tensão, afirmando no podcast do jornal: “Eu disse: ‘Bibi, precisamos parar com isso.’”
Os comentários oferecem um raro vislumbre público das tensões entre os dois líderes, que há muito tempo apresentam uma frente unida, apesar de eventuais desentendimentos a portas fechadas.