Trump mostra primeiro “Gold Card” e diz ser o primeiro comprador
“Se chama o Cartão Trump. O Cartão Dourado”, disse em coletiva nesta quinta-feira, 3.
A bordo do Air Force One nesta quinta-feira, 3, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou a primeira unidade do chamado “Gold Card”, um documento que, segundo ele, concederá cidadania americana a quem pagar US$ 5 milhões (R$ 28 milhões).
Durante a demonstração para jornalistas, Trump ergueu o cartão dourado, que traz sua imagem, e anunciou: “US$ 5 milhões. Por US$ 5 milhões, isso pode ser seu.”
Ao ser questionado sobre quem teria sido o primeiro comprador do novo documento, Trump respondeu sem hesitar: “Eu”. Ele afirmou que o cartão será disponibilizado ao público em menos de duas semanas.
O anúncio gerou repercussão nas redes sociais, especialmente após a Casa Branca divulgar a novidade no X (antigo Twitter). Muitos internautas ironizaram a ideia, criticando a mercantilização da cidadania americana.
“Se o governo dos EUA pode vender a cidadania, então cidadãos americanos deveriam ter o direito de vender ou transferir a deles também. Eu, com alegria, aceitaria US$ 4,2 milhões pela minha e começaria uma vida nova em outro lugar”, escreveu um usuário.
Outro comentou com tom sarcástico: “Cidadania está à venda para o maior licitante agora? Bem-vindos, oligarcas russos e chineses.”