amigo, só não pode mentir (mas é bem tranquilo)
senão me engano é a) inscrito no cadunico, b) família baixa renda (até meio salário por participante do grupo familiar) e doador de médula
Laura amiga próxima vez que vc for ler pf me marque
Vc fala isso pq nosso ensino é eurocentrista e só vemos os contatos dos otomanos com o continente europeu. Mas pega o mapa do Império e veja que ele tem partes muito extensas no Oriente Médio e Norte da Africa.
Pois é kkkkk eu conferi a lei federal, nem posso pedir
E acho mto excludente esse critério kkkkkkkkk risos
Sim eu concordo, é por aí mesmo. Mas aí acho que isso tira da Turquia um pouco de critério pra ser Oriental tbm
Acho que o jeito mais certo de observar é como o @rauw bem lembrou, de que existem duas Turquias e a Turquia mais alinhada ao Oriente é oprimida, invizibilizada e pulverizada tbm
Pergunta para eles
Eu sei amigo, mas aquela região todinha era super integrada na Europa tbm na época né kkkkk enfim acho a Turquia um coringa nesse sentido
tem q ficar atenta, difícil eu lembrar sis, perdão
As relações que mantemos foi em geral de colonizador-colonia e esse conceito parte de uma ideia supremacista desde sua concepção.
Nós não compartilhamos dessa cultura, politica e economia, mas a nós foram impostos essee conceitos.
O que nos diferencia foi o tipo de colonização, alem da nossa miscigenação.
Enfim, não quero escrever textao pra isso, mas vejo que tanto em termos interpessoais (branco br não é branco no norte global), quanto em termos politico-nacionais (europeus colonizando ate hj e nos excluindo de processos de integração) faz com que a gente não esteja integrado ao que se convencionou a chamar de ocidente
Escrevendo pelo celular
Inferno pra hablar
Vou observar mais odio
mas essa viés que você apontou é muito importante dentro dessa discussão: como podemos classificar, dentro desses conceitos ‘‘ocidentais’’ e ‘‘orientais’’, países como a índia, o irã e a turquia, que possuem conceitos socieconômicos diversos e que não necessariamente dialogam com a filosofia norte-america ou russa?
quando dialogamos sobre ocidentalismo e orientalismo, ainda esbarramos em critérios herdados pela guerra fria e ignoramos panoramas históricos (e a turquia é um grande exemplo disso)
mas ainda assim, se considerarmos os últimos cem anos, a turquia esteve mais próxima ao oriente do que ao ocidente: a ‘‘reconquista’’ do país pelas populações mulçumanas, a revitalização das lutas dos povos curdos, a aproximação do país junto a OPEP (especialmente, ao irã), o enfraquecimento da ocidentalização proposta pelo erdogan, todos esses são critérios que colocam o país mais ao oriente
A Russia é mais intrigante para este debate. Pq é um país que tem tudo para ser Ocidental mas foi por muito tempo rechaçado pelas potencias europeias e logo em seguida eles mesmos passaram a rejeitar a alcunha de ocidentais.
Penso neles como ocidentais, com algumas particularidades que os tornam diferentes, mas ainda assim ocidentais. Quase o mesmo que rola com a América Latina.
Não vejo assim, mas acho que seja possível sustentar essa tese.
é importante salientar que a turquia sempre esteve mais próxima as questões do oriente médio numa figura contrária ao governo de tel aviv
não é atoa que a resistência síria contra a otan é sediada na turquia, por exemplo
Outro importante aspecto é que os países que ficam no banho maria de Ocidente e Oriente (sobretudo América do Sul, África) são regiões que foram colonizadas e exterminadas
O caso da Turquia foi o inverso, já que até o início do séc XX foi um império que serviu horrores, pros Gregos, Armenios e toda a galerinha dos balcas sofreram nas mãos deles tbm
Isso reforça o que eu disse, dominaram o berço do Ocidente, o Império Mongol chegou até onde hoje é a Croácia e a Polônia e nem por isso consideram a Mongólia um país ocidental
Tive uma professora nascida na Grécia, um dia numa aula ela tava falando que muito da cultura grega contemporânea desde a culinária à música tem influência turca e ela disse que eles se ressentem dos turcos até hoje
Foda-se a Turquia. Racistas e xenofóbicos
A Rússia eu acho bem mais fácil de caracterizar, assim como a Turquia foi um Império que colonizou, mas por aspectos geopolíticos tomou um caminho próprio para si logo após o assassinato do último czar
Mas de resto… A cultura russa é mto próxima aos países do leste europeu, claro que a Russia é enorme e eles integraram vários territórios com povos originários orientais, mas continua sendo um império europeu que conquistou regiões do Oriente
Ela realmente fica no meio termo entre os 2, mas não deixa de ser Ocidental em essência
Não, mas já chegaram perto de ser. Tem países no leste da Europa que são da OTAN e da EU e continuam não sendo ocidente, exemplo Romênia, Bulgária.
Eu entendo seu ponto, mas não concordo plenamente com ele.
Foram parâmetros impostos a nós, de fato. Mas a realidade é o que é, amigo. Como eu disse, toda a nossa estrutura social, econômica, cultural, histórica e política parte de uma perspectiva eurocentrica e se mantém assim.
E como eu disse, se difere da África e Ásia onde o neocolonialismo não conseguiu exterminar estruturas locais.
É desse ponto que afirmo que a América Latina é sim uma região ocidental.