URGENTE: Brasileiros traficados em Mianmar conseguiram fugir

Após mais de três meses mantidos reféns como vítimas de tráfico humano e submetidos a torturas em Mianmar, os brasileiros Luckas Viana dos Santos, 31, e Phelipe de Moura Ferreira, 26, foram resgatados, informaram familiares.

O que aconteceu

Brasileiros fugiram no último sábado e foram resgatados na segunda-feira (10) por grupo armado. Segundo familiares dos dois, eles conseguiram escapar do local onde eram mantidos reféns junto a um grupo de centenas de estrangeiros, também vítimas de tráfico humano em Mianmar. Após a fuga, eles foram encontrados por agentes do DKBA (Exército Democrático Karen Budista), grupo armado de rebeldes dissidentes das Forças Armadas de Mianmar, que vive de Mianmar, que vive sob regime ditatorial militar há quatro anos e é dominada por milícias armadas pró e contra o governo.

Brasileiro se comunicou com o pai antes da fuga. Em mensagem enviada no sábado de um número desconhecido, Phelipe informou ao pai, Antonio Calos Ferreira, que tentaria fugir. “Vamos tentar daqui a pouco. (…) Se acontecer algo comigo saiba que eu tentei ao máximo”, escreveu.

Resgatados foram levados a centro de detenção local. Os brasileiros conseguiram se comunicar com seus familiares da prisão, de onde ainda aguardam serem transferidos à Tailândia com o auxílio de uma organização civil internacional de combate ao tráfico humano. A The Exodus Road confirmou a fuga dos brasileiros e de outros 368 estrangeiros de 21 países.

Resgate não teve apoio do Ministério das Relações Exteriores e embaixada brasileira, segundo familiares:

O mérito do resgate foi todo da ONG [Exodus]. A embaixada [brasileira] só ficou aguardando a boa vontade das autoridades de Mianmar, que não iam fazer nada. Já sabiam onde eles estavam e tinham que ter pressionado mais, mas não fizeram nada. Quem pressionou foi a ONG.

Antonio, pai de Phelipe.

A gente avisou a embaixada do Brasil que eles iam fugir, para ficarem atentos, e nada até agora. Eles não têm passaporte nem nada e devem ficar presos na Tailândia até comprovarem que realmente foram vítimas de tráfico humano. Só que o Brasil já poderia ter entrado para enviar todas as documentações que provam isso, mas ainda não fizeram.

Ana Paula, prima de Luckas

Fonte: Tráfico humano: Brasileiros são resgatados após meses de tortura

43 curtidas

Eu jurava que eles já tinham sido mortos

Chocado que estão vivos

1 curtida

Eu achei que o Luckas estava morto pq o outro menino disse que ele estava preso em uma sala sozinho e tinha apanhado mt e desde outubro ele não mandava mensagens pra família.

Imagina o trauma dessas pessoas

1 curtida

Me surpreende esse caso não ter ido parar no Fantástico mesmo tendo viralizado.

Aliás quando o assunto é tráfico humano parece que a mídia não gosta de falar sobre neh?

27 curtidas

História bem esquisita

É o mesmo caso do garoto que se comunicou com o pai dizendo que iria tirar os órgãos deles e depois nunca mais voltou a falar?

5 curtidas

Nossa que bom terror

Sim

1 curtida

Gente que benção
O “loiro” ainda saiu desnutrido tadinho

6 curtidas

A merda do governo brasileiro parecendo uma pamonha

Tbm acho… com qual interesse teriam mantido pessoas vivas por MESES? Comendo mal, sendo espancadas, e tal? Pra vender órgão? Um órgão doente né, pq ninguém que tá preso assim, fica bem.

Será que ficam esperando alguém comprar os órgãos e ninguem ta querendo? Muitas dúvidas…

1 curtida

São 2 gays, então pra eles não vale a matéria.
Mas passou em um programa da globo sobre esse caso, só não sei qual

Pq eles eram obrigados a trabalhar de graça, eles aplicavam golpes em outros brasileiros, daí cobravam o resgate para as famílias.

3 curtidas

junta com meu tpc @Renan90

1 curtida

Engraçado que agir pra ajudar os vagabundos que vão ilegal pro cusa eles foram rapidinho né

Governo de merda

1 curtida

O Luckas é meu amigo pessoal, quando conseguir falar com ele, atualizo o tpc com mais detalhes.

8 curtidas

GENTE?

fala pra ele escrever um livro