URGENTE: Membro PILLAH é humilhado ao vivo

Eu tô há meses falando que a Pillah ia desativsr em Junho de 2026

Eu penso assim, se você analisar todo o histórico da Terra, ela é o único exemplo que nós conhecemos. A Terra existe a 5 bilhões de anos. Por quantos processos ela teve que passar antes de chegar à vida? Muitos. E a vida surgiu aqui centenas de milhões de anos antes da civilização humana, vale lembrar. O ser humano é um elemento muito recente. E só nós fomos capazes da viagem espacial.

O que quero dizer é que, se formos meditarmos o debate pautados na nossa própria lógica, a probabilidade estatística tem que ser pensada mais dentro do que a gente conhece e das possibilidades que nós entendemos dentro do universo do que o contrário. E o que nós conhecemos é um conjunto de combinações muito singulares que resultou em um exemplo de vida sentiente em toda a galáxia, o nosso.

Então, será que a própria “inteligência” não é nada mais que um acidente do universo? Porque isso é claramente a excessão e não a regra.

Por fim, sinto que as pessoas ignoram muito a MATERIALIDADE quando falam de tecnologia. “Tecnologia” não implica a desconexão dos recursos materiais. Pelo contrário, toda tecnologia exige o uso de recursos e quanto mais complexa, mais recursos devem ser queimados, transformados ou extraídos no processo da sua formação. E aí chega outra pergunta: será que o nosso universo permite que recursos sejam usados de tamanha maneira e com tamanhas complicações para permitir o que certas pessoas supõem que essas civilizações alienígenas são? Isso dá um debate legal também

Viram muitos filmes de ficção científica kkkk

Não estamos sozinhos

verdade

estou e sempre estarei do lado de @pillah!

Grata pelo apoio, companheira gralhe

Eh o que eu falei no começo da minha mensagem acima minha Pillah, o debate é mais amplo. Quando você vê de longe, a vida parece algo realmente inevitável de se replicar no resto do universo. Mas existem outros elementos a se considerarem.

No fim eu acredito tbm que seja um pouco do cérebro humano agindo para ter esperança em uma possibilidade de salvação mediante as catástrofes climáticas, sabe?

Estamos com a PILLAH

1 curtida

Eu acredito em vida fora da Terra mas não acredito que eles já visitaram a gente para uma civilização alienígena chegar na Terra e viajar a distância que for em anos-luz ela objetivamente seria milhões de vezes mais avançada que a gente tecnologicamente então se eles chegassem aqui ia acontecer o mesmo que aconteceu ao longo da história quando uma civilização mais tecnológica entrou em contato com uma mais primitiva ou seja a gente ia morrer

Pessoas que acreditam em aliens tem um serio problema em admitir que a crença deles é… uma crença. Impressionante.

1 curtida

garota

O teu ponto é bem construído porque ele parte de algo que realmente é sólido: nós só temos um exemplo observado de vida e inteligência.

Mas acho que vale separar algumas coisas que se misturam no argumento. Primeiro: é verdade que a Terra é o único caso confirmado e que a história da vida aqui envolve uma sequência extremamente contingente de eventos geológicos, químicos e biológicos. Isso sustenta bem a ideia de que a vida complexa pode não ser “inevitável” e talvez seja mesmo rara. O problema é que “único exemplo conhecido” não permite concluir nem raridade nem abundância, ele só delimita o nosso grau de ignorância. Segundo: sobre inteligência ser um “acidente” ou exceção, isso ainda é aberto. A evolução não aponta direção, mas também não permite afirmar que inteligência é um desvio improvável. Terceiro: a questão da materialidade da tecnologia é muito importante e muitas vezes ignorada mesmo. Mas ela também não leva necessariamente à conclusão de limitação forte. Ela só reforça que qualquer tecnologia avançada continua submetida a leis físicas e custos energéticos, não que isso impossibilite escalas muito superiores às nossas. A própria história humana mostra isso, não abolimos a física, mas mudamos drasticamente a eficiência de como manipulamos matéria e energia.

Por fim, o ponto mais forte do teu argumento é epistemológico: estamos tentando deduzir estatisticamente a partir de uma amostra de um único planeta. E nisso você está certo, qualquer conclusão forte para qualquer lado (raridade absoluta ou abundância inevitável) ultrapassa o que os dados permitem hoje.

1 curtida

Essa é uma boa pergunta, mas ela depende de uma premissa importante: a de que existe um “limite prático universal” de uso de energia e matéria que impediria qualquer tecnologia extremamente avançada.

O que a gente sabe hoje é mais restrito do que isso. O universo não parece impor um limite de princípio à complexidade tecnológica, ele impõe custos. Toda manipulação de matéria e energia continua sujeita às mesmas leis físicas: termodinâmica, conservação de energia, velocidade da luz etc. Mas “custoso” não é o mesmo que “impossível”. Quando você projeta isso para civilizações hipotéticas, o ponto não é se o universo “permite ou não permite” tecnologias complexas e sim se existem estratégias físicas ainda desconhecidas ou sub utilizadas que reduzam drasticamente esses custos em escalas que hoje não dominamos.

Então a pergunta mais precisa não é se o universo “aceita” esse nível de tecnologia, mas se existem regimes de engenharia de energia e matéria que estão fora do nosso horizonte atual de compreensão. E nisso voltamos ao mesmo ponto central: não temos evidência para afirmar que sim, nem base suficiente para afirmar que não. O debate fica necessariamente em zona de possibilidade, não de conclusão. Mas é um debate legal mesmo.

1 curtida

Engraçado ler isso num tópico inteiro onde todo mundo está justamente discutindo o que é evidência, hipótese e limite do conhecimento. No fim, todo mundo aqui está lidando com algum nível de incerteza, a diferença é que uns chamam de “crença”, outros chamam de “ceticismo absoluto”, e outros ainda chamam de “não sabemos o suficiente para bater o martelo”.

Impressionante mesmo é alguém achar que o debate aqui é sobre certeza, quando na verdade é exatamente sobre o contrário, rs.

o lacre galático na minha @PILLAH

os megrah textões no tópico pra discutir o et bilu

é só não ler. :sparkling_heart::flying_saucer:

gente?

1 curtida