Uruguai reclama do protecionismo do Mercosul, não assina comunicado conjunto e vai com a China

Uruguai expõe divergências e não assina comunicado conjunto do Mercosul

A delegação de Uruguai critica o protecionismo do Mercosul, que considera exacerbado, e negocia tratado de livre-comércio com a China

PUERTO IGUAZÚ — Em um sinal claro de divergência com os demais países do bloco, o Uruguai decidiu, pela quarta vez seguida, não assinar o comunicado conjunto dos titulares do Mercosul. A cúpula de chefes de Estado do Mercosul ocorreu nesta terça-feira, 4, em Puerto Iguazú, Argentina.

Sem o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, assinam o documento os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).

O Uruguai reclama do protecionismo do Mercosul, que considera exacerbado, e negocia de forma unilateral um tratado de livre-comércio com a China à revelia dos demais países do bloco. O país cobra mudanças no regimento interno para ficar no Mercosul.

No comunicado conjunto, Brasil, Argentina e Paraguai se comprometem em discutir mudanças, embora não citem diretamente as demandas do Uruguai.

“Os presidentes também concordaram com a necessidade de abrir um espaço de reflexão política sobre a modernização do bloco, incluindo o fortalecimento da agenda interna para uma maior integração de suas economias, bem como a estratégia de inserção internacional”, diz o comunicado conjunto.

Não há qualquer citação à questão da Venezuela do texto, que se compromete, porém, com a entrada da Bolívia e avanços no acordo comercial com a União Europeia após ajustes no tratado.

“Reiteraram o compromisso do Mercosul de avançar para a pronta assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia (UE) em benefício de todas as partes e que considere seus diferentes níveis de desenvolvimento”.

3 curtidas

Esse liberalzinho ta se achando

Sonha mesmo que a China vai se indispor com o Brasil para firmar acordo com eles kkk

1 curtida

ai cala a boca Cisplatina

3 curtidas

Nosso eterno quintal

1 curtida

Mico

Esse lugar nanico se achando a suíça latina kkkk

eles se acham

um bairro de sao paulo tem a população desse quintal da america do sul

eu hein

1 curtida

Como se a Suíça fosse gigante kkkkk

Reizinhos maconheiros, gays, abortistas e liberais

6 curtidas

o suco de imperalismo nas respostas do tópico meu deuss :scream::scream:

Eles não são liberais não kkk

O governo é, pelas pesquisas vão de bolsonaro

E vc ama

a quem interessa o empobrecimento do Uruguai?

Divos

1 curtida

depende do meu humor ok

Me tirou o imperialismo e me deixou apenas com o imperialismo

impera eles

Com poc da esquerda bcharteira é assim: hipocrisia sem nem disfarçar

1 curtida

Eles quem? A população? Li que eram os mais da America do Sul. Casamento homoafetivo, cannabis e aborto foram bem mais rápidos lá se legalizar.

1 curtida

ué vcs n aclamam quando o lula peita a UE?

3 curtidas