O iPhone 15 Pro Max marcou a transição da porta Lightning, proprietária da Apple, para o USB-C, de modo que os usuários possam recarregar a bateria e transferir dados com qualquer acessório que possua o conector universal. Contudo, um novo relato de usuário pode acender preocupações quanto ao famigerado uso de cabos “genéricos”.
No domingo (24), um usuário identificado como NoisilyMarvellous no Reddit relatou que utilizou um cabo genérico — ou seja, não é fabricado ou certificado pela mesma empresa que produziu o dispositivo — para recarregar a bateria de seu celular durante a noite, e percebeu que o cabo havia esquentado a ponto de derreter e deixar queimaduras em seus dedos.
"Quando tirei o carregador, ele derreteu parte do plástico, deixou marcas de queimadura em seu corpo, e a parte metálica da porta ficou presa no celular”, conta o usuário, inicialmente, sem fornecer detalhes sobre o acessório utilizado.
Em um comentário posterior que recebeu centenas de avaliações negativas, o usuário revela que o cabo utilizado era um acessório genérico adquirido na Amazon, sem fornecer a marca do acessório, levando outros participantes do fórum a acreditar que o problema estava justamente no cabo de origem duvidosa.
NoisilyMarvellous afirma que conseguiu remover o conector preso na entrada USB-C, mas os circuitos parecem ter sido danificados, uma vez que o celular não mais responde à inserção de um outro cabo. Embora seja menos potente, ainda é possível recarregar o smartphone utilizando o carregador MagSafe da Apple, sem fio, adquirido separadamente.
Caso o usuário não deseje utilizar o cabo que acompanha o celular na caixa, ainda é possível utilizar outros acessórios que não sejam fabricados pela Apple, desde que haja certeza sobre a qualidade do material. Cabos falsos, isto é, modelos fabricados sem marca explícita e que imitam as características estéticas do produto original, não são recomendados
Algumas das empresas confiáveis incluem aquelas que possuem a certificação do programa “Made for iPhone” (MFi), que significa que “um acessório eletrônico foi projetado para conexão especificamente com o iPhone e foi certificado pelo desenvolvedor para atender aos padrões de desempenho da Apple”, segundo a página de suporte da empresa.
Para garantir uma compra segura de acessórios, é aconselhável que os consumidores verifiquem a reputação do fabricante. Mesmo ao optar por produtos de renome, é crucial estar atento à temperatura durante o carregamento, visto que altas temperaturas podem danificar a bateria e, em casos extremos, resultar em incêndios.