Situado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas tem sido o lar de idosos famosos há muitos anos. Grandes nomes da TV brasileira, como Cláudio Corrêa e Castro e Paulo César Pereio, moraram lá no fim de suas vidas. O lugar atualmente possui uma estrutura com refeitório, teatro, biblioteca, piscina, salão de beleza, capela e centro de fisioterapia para os residentes e moradores do entorno
O Retiro foi fundado em 1918 para apoiar profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. O espaço de 15 mil metros quadrados foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. A instituição, que atualmente é presidida pelo ator Stepan Nercessian, conta com 43 moradores e depende de doações e trabalho voluntário.
Recentemente, a atriz Marieta Severo doou todo o material para a construção de três novas casas no local. Alanis Guillen e Emilio Dantas pintaram obras para uma exposição leiloada cuja renda foi revertida para o Retiro. O músico Roberto Menescal também leiloou um show e uma guitarra em prol da instituição.
Os residentes contam ainda com aulas de atuação e de dublagem. No mês passado, foi anunciada a criação de um centro cultural dentro da instituição, que contará com apresentações teatrais e musicais, sessões de cinema, contação de histórias e debates na biblioteca, exposições artísticas, bailes de dança de salão e diversas atividades voltadas para o estímulo cognitivo, como arteterapia e escrita autobiográfica.
Os atores que atualmente moram no Retiro dos Artistas
Íris Bruzzi
Íris Bruzzi é uma atriz, dançarina e ex-vedete. Sua última aparição na TV foi em “treme treme”, do Multishow, em 2020. Antes, ela atuou em novelas como “Belíssima” (2005), “Pecado capital” (1998), “Selva de pedra” (1986) e “Vale tudo” (1988). Além da Globo, trabalhou também na Record, na Tupi e na TV Excelsior. Aos 89 anos, a artista está tratando um princípio de Alzheimer e se mudou para a instituição este ano.
Com mais de 40 anos de carreira, Leibovitch tem no currículo novelas como “Vale tudo” (1988), “Rainha da sucata” (1990), “Coração de estudante” (2002) e “Alma gêmea” (2005). Aos 76 anos, recentemente fez uma participação em “Elas por elas”, no início de 2024. Ele se tornou morador do Retiro durante o período da pandemia.
Silvio Pozatto
Ao longo da carreira, Pozatto foi visto em mais de 60 novelas, entre elas “Roque santeiro” (1985), “Pantanal” (1990), “Sex appeal” (1993), “Ciranda de pedra” (2008) e “Paraíso tropical” (2007). Ele chegou ao Retiro em 2022 após a evolução da doença de Parkinson.
Rui Resende
O ator tem 85 anos e vive na instituição desde 2019. Sua última aparição na TV foi na série “Bom dia, Verônica”, da Netflix, em 2022. Rui é lembrado até hoje pelo seu personagem em “Roque santeiro” (1985), o professor Astromar Junqueira, que tinha fama de virar lobisomem nas noites de lua cheia. Ele também fez outros trabalhos como “A Favorita” (2008), “Um só coração” (2004) e “Olho por olho” (1988).
Claire Digon
Ela mora no Retiro há 20 anos e esteve em tramas como “Páginas da vida” (2006) e “Órfãos da terra” (2019). Claire está na ativa e foi chamada pelo diretor Ajax Camacho para fazer dois capítulos da série “Estranho amor”, como a vovó Irene, que será exibida na Record ainda este ano.
Marcelino Buru
Marcelino Buru é ator, diretor teatral e compositor. Ele fez vários filmes e participações em novelas como “Velho Chico” (2016). Recentemente, gravou uma participação em “Pablo e Luisão”, série inédita do Globoplay.
Sonia Zagury
A atriz fez novelas como “Terra nostra” (1999), “Escrito nas estrelas” (2010) e “Explode coração” (1995), e se mudou para a instituição em julho deste ano, aos 89 anos. A última aparição de Sonia na TV foi uma participação na trama “Salve-se quem puder” (2020).
FONTE Veja como é a vida no Retiro dos Artistas e quais atores estão morando lá