Vendas de CD começam a crescer mais que o vinil na retomada das mídias físicas

A Luminate liberou um relatório apontando que as vendas de CD subiram 16% no primeiro semestre de 2026 (foram 16,3 milhões de CDs vendidos), contra apenas 2,4% do vinil — lá nos EUA.

Mesmo sem incluir o BTS e o K-pop (gigantes do segmento), o crescimento foi de 6,7%. No total, álbuns físicos (CD, vinil, fita) subiram 7,8%, somando 38,2 milhões de unidades.

O movimento é puxado pela Geração Z, que hoje ouve muito mais música antiga (60% preferem décadas de 1990 ou anteriores, ante 18% em 2021) e busca objetos físicos como forma de conexão com artistas.

Lojas independentes ainda lideram as vendas, mas Target e Walmart cresceram mais e já somam quase 30% do mercado.

O K-pop reforça a tendência com edições especiais, embalagens premium e photocards, que transformam o CD em item de colecionismo, não só de audição.

https://x.com/feirinhavinil/status/2094617796340596903

9 curtidas

eu meio que amei? espero que chegue no brasil pra acabar barateando mais

muito melhor do que pagar 500 reais num vinil, mesmo que ainda não seja barato manter uma coleção de cds hoje em dia

7 curtidas

Amo, sou comprador de CD físico, apesar de ter diminuído a frequência que compro pq tenho outras prioridades e CD está caro, mas pelo menos um ou dois por ano eu compro

3 curtidas

Minha próxima aquisição vai ser o petal

16 milhões de CDs vendidos é muita coisa, viu. Surpreso com essa quantidade.

eu fui em uma loja de discos esses dias, 90 reais um cd kkk mas perto de um vinil de 500 pra quem coleciona acaba sendo um luxo mais ‘‘acessível’’

1 curtida

Os americanos sempre amaram mídia física. E deve crescer mais ainda. Uma pena que no Brasil é MUITO caro. Uma pena pq é um hobby legal de ter.

4 curtidas

Sim, parcelando em 2, 3 vezes fica tranquilo. Eu acho vinil mto bonito, mas prefiro o CD msm. Recentemente comprei um CD de um who que eu gosto, pelo discogs, o cd vai vir da Africa do Sul, espero que venha msm kkkk se não vou ter 90 e pouquinho de prejuízo

esses dias eu tava pesquisando discman pra comprar, acho um luxo ainda mais que pc hoje em dia não tem mais entrada pra cd

ainda não vi que me agradasse num valor ok pq teria que ser com bluetooth

1 curtida

Ai sempre quis ter um tbm. Tem modelo atual com bluetooth?

Vynil coisa de baratinha né
Cd realmente pisa

Acho que vinil ainda dá mais dinheiro pelo preço.

tem sim, mas como seria só por luxo mesmo tenho outras prioridades antes

1 curtida

pra comercializar sim

esses dias vi gente que comprou um vinil raro do debut da taylor por 4 mil kkk

Topico cacuras

Amo os cds dos sebos, geralmente são 20 reais por álbuns de vários gêneros

ama cdzinhas sebosas?

1 curtida

essas notícias falando de geração Z são tão genéricas
geração Z é gente que nasceu de 1997 a 2010, classificação esquisita por si só
um pessoa com 16 anos não tem a mesma cultura ou hábitos de consumo que uma de 29

1 curtida

Mas também. Um vinil beirando aos 300, 400, 500…

E o “barateamento” dos CDs que agora beiram aos 100 reais

Ta difícil pras colecionadoras

O vinil, no entanto, tem uma sonoridade diferente, parece dar mais amplitude as músicas. No mínimo uma experiência diferente
O CD é digital e nesse formato perde para arquivos lossless 32 bits das plataformas. Não vejo muita utilidade a não ser enfeite.