A Luminate liberou um relatório apontando que as vendas de CD subiram 16% no primeiro semestre de 2026 (foram 16,3 milhões de CDs vendidos), contra apenas 2,4% do vinil — lá nos EUA.
Mesmo sem incluir o BTS e o K-pop (gigantes do segmento), o crescimento foi de 6,7%. No total, álbuns físicos (CD, vinil, fita) subiram 7,8%, somando 38,2 milhões de unidades.
O movimento é puxado pela Geração Z, que hoje ouve muito mais música antiga (60% preferem décadas de 1990 ou anteriores, ante 18% em 2021) e busca objetos físicos como forma de conexão com artistas.
Lojas independentes ainda lideram as vendas, mas Target e Walmart cresceram mais e já somam quase 30% do mercado.
O K-pop reforça a tendência com edições especiais, embalagens premium e photocards, que transformam o CD em item de colecionismo, não só de audição.
Amo, sou comprador de CD físico, apesar de ter diminuído a frequência que compro pq tenho outras prioridades e CD está caro, mas pelo menos um ou dois por ano eu compro
Sim, parcelando em 2, 3 vezes fica tranquilo. Eu acho vinil mto bonito, mas prefiro o CD msm. Recentemente comprei um CD de um who que eu gosto, pelo discogs, o cd vai vir da Africa do Sul, espero que venha msm kkkk se não vou ter 90 e pouquinho de prejuízo
essas notícias falando de geração Z são tão genéricas
geração Z é gente que nasceu de 1997 a 2010, classificação esquisita por si só
um pessoa com 16 anos não tem a mesma cultura ou hábitos de consumo que uma de 29
O vinil, no entanto, tem uma sonoridade diferente, parece dar mais amplitude as músicas. No mínimo uma experiência diferente
O CD é digital e nesse formato perde para arquivos lossless 32 bits das plataformas. Não vejo muita utilidade a não ser enfeite.