Vendedora de doces é agredida e roubada após Vasco e Flamengo no Maracanã e história une torcidas rivais em busca de ajuda: ‘Somos melhores do que isso’
Monalisa de Souza fez desabafo em suas redes sociais após perder itens de trabalho na confusão
A vascaína Monalisa de Souza , que vende doces para se sustentar e cuidar de mais de 80 animais de rua, desabafou em suas redes sociais após ter sido agredida por torcedores do time rival. A situação aconteceu no domingo (21), nos arredores do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante jogo do Flamengo e Vasco.
“Quando eu e minha esposa estávamos chegando para vender nossos doces, fomos pegos de surpresa por um grupo de vândalos. Não sei nem como chamar esse tipo de gente. Tive que largar minhas coisas para trás, acabei me machucando, levei um soco no olho, caí e quebrei um dente”, lamentou.
Ela também pediu por respeito, independentemente da rivalidade de times. “Quero falar sobre torcida: torcida somos todos nós, não importa o time. O que importa é ir ao estádio para torcer, sem arrumar briga, sem prejudicar quem está ali trabalhando. Não estou falando de rivalidade de times. Estou falando de respeito.”
“Tem tanta gente boa que ajuda, mesmo sendo de outros times. Por exemplo: o seu Marcão, fotógrafo oficial do Botafogo, já fez campanha para o nosso abrigo. O Fábio, goleiro do Fluminense, quando fui vender meus doces no CT, doou R$ 1.500 para ajudar a gente a cuidar da Preta, aquela cachorrinha que resgatamos da rua. Então, independente de time, precisamos ter respeito. Tenho muitos amigos flamenguistas, muitos amigos de outros times”, continuou.
A doceira, que está com o braço enfaixado, também pediu por ajuda e conscientização em seu perfil no Instagram. “Perdi minhas coisas na confusão. Quem puder me ajudar doando um carrinho ou algo para eu poder voltar a vender meus doces, eu agradeço de coração. Não vou parar de trabalhar. Peço também que as pessoas se conscientizem. Muita gente, como eu, sai de casa para trabalhar e sabe das dificuldades que passamos. Só quero respeito e paz para continuar fazendo meu trabalho e sustentando minha família.”
Torcedores de times cariocas se mobilizaram
Com a repercussão do caso, torcedores de Vasco, Flamengo e outros times cariocas se mobilizaram nas redes sociais para ajudar Monalisa. “A Dona Monalisa, que cuida de animais de rua, saiu pra vender doces ontem pelo Maracanã e foi agredida por torcedores do Flamengo. Ficou muito machucada e no prejuízo. Somos melhores do que isso. Bora ajudar de alguma forma?”, publicou o influenciador flamenguista, Leonardo Veras.
A torcida organizada do Vasco também se manifestou em nota: “Mais profundo repúdio ao ato de covardia cometido contra a Sra. Monalisa, trabalhadora e torcedora do Vasco. É inadmissível que situações de violência e desrespeito continuem ocorrendo em nossa sociedade.”
“Reafirmamos que a covardia não combina com o espírito esportivo, tampouco com os valores de solidariedade, respeito e união que defendemos. Nossa voz se levanta contra qualquer forma de opressão ou violência. Não aceitaremos que tais práticas sejam normalizadas. Exigimos apuração rigorosa e responsabilização dos envolvidos, pois somente assim poderemos avançar para uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.
Monalisa agradeceu doações das torcidas
Nesta terça-feira (23), a vendedora voltou às redes sociais em um novo vídeo agradecendo às torcidas de vários clubes que contribuíram com doações.
Vim aqui agradecer a vocês pelas doações. Torcida vascaína, flamenguista, do Fluminense, Santos, Botafogo, todos pelo amor e pelo carinho. Arrecadamos uma quantia que vamos dar entrada na nossa obra. Acabei de comprar R$ 2 mil para os cachorros, ganhei uma cesta básica, comprei mais dez sacos de ração e comprei remédio de carrapato para poder cuidar dos nossos bebezinhos. Obrigado a todos de coração", disse.