Contexto, um conhecido está desenvolvendo um jogo pra empresa dele. O jogo é educacional, com foco em ser adotado em escolas. O jogo é tipo um RPG onde você vai navegando pelo mapa e encontra NPCs que te dão aulas e te fazem perguntas
Tem várias figuras históricas nele, algumas nacionais e outras internacionais tipo Einstein, Malala, Machado de Assis, etc. Um desses NPCs é o Monteiro Lobato, que está lá pra dar algumas lições sobre o folclore brasileiro
Está havendo uma polêmica dentro do time, uma das pedagogas quer tirar o Monteiro Lobato pra evitar polêmicas já que ele tem emergido como figura controversa por ser racista. Outros discordam, porque falam que ele apesar de ser racista foi importante pra literatura brasileira e os personagens que ele trouxe a público se tornaram muito importantes pra popularização do folclore brasileiro
Qual a opinião de vocês, manteriam o personagem ou não?
manter a obra dele eu acho ok, porque pode ser ressignificada
ele como pessoa eu acho que merece o limbo
eu trocaria Monteiro Lobato por um personagem fictício
Essa é inclusive uma das justificativas pra manter. Figuras históricas são super controversas e não podem ser avaliadas da perspectiva moderna. Numa lição de história sobre a família real mesmo não daria pra por um monarca sequer, já que eram todos escravagistas
Nesse caso era melhor refazer a ideia do jogo então, não apoio mesmo isso de apagar ou tentar modificar história, muito melhor só explicar, até pq ninguém espera que pessoas que viveram séculos atrás sejam modelos a ser seguidos hoje em dia
A importância e relevância do autor não pode ser apagada, mas colocar ele como figura principal meio que enaltece a imagem pessoal dele, o que não é legal devido a como ele foi como pessoa.
Que tipos de figuras históricas? Hitler, Mossolini também vão entrar? Figuras da segunda guerra ou figuras do Brasil como da ditadura militar ou do governo do Getulio Vargas?
o lobato nao eh so controverso por ser um “retrato de seu tempo”"
ele era literalmente eugenista e apoiador assumido da KKK
uma figura controversa q trata de folclore eh o camara cascudo
ele era integralista e acreditava numa brasilidade de origem mais “europeia”
eh pessimo. mas pra epoca eh menos pior que lobato.
ate na propria epoca do lobato ele ja era massacrado entao ate mesmo naquele tempo ele ja nao era bem aceito. nao tem como relativizar este fato da hsitoria dele