Vulture elege as melhores músicas de 2024 até o momento

“She’s Leaving You”, MJ Lenderman

MJ Lenderman é fascinado por perder. Ele cantou sobre ser um “palhaço de rodeio” e literalmente cair de cara em sua estreia de 2022, Boat Songs; até mesmo “Dan Marino” focou no quarterback do Hall da Fama sendo substituído por Tom Brady na caixa dos Wheaties. Em “She’s Leaving You”, Lenderman nunca fez o fracasso soar tão bem. Seu personagem é um farsante que ama Clapton e Vegas e, como o título sugere, não consegue manter uma mulher por perto. Não é o tipo de cara que você pode querer estar cantando – até ouvir aquele refrão estridente: “Desmorona / Todos nós temos trabalho para fazer”. Feche com um solo de guitarra grosseiro e estilo Crazy Horse e você terá um vencedor de uma música. Justino Curto

“Put Em in the Fridge”, feat de Peso Pluma

Em seu último álbum, Éxodo, Peso Pluma quer provar que não é apenas uma das maiores estrelas da música mexicana – ele é uma estrela pop. Assim, em “Put Em in the Fridge”, ele assume um dos maiores desafios do pop ao ficar de pés em pés com Cardi B. Por incrível que pareça, ele se segura, cuspindo ameaças para seus inimigos e até mesmo fazendo rap em inglês, sobre uma batida corrido-goes-trap cheia de chifres chiados. A presença de Peso também desafia Cardi, já que ela canta seu melhor verso de Spanglish até agora (“En Jalisco ven mi culo y dicen, ‘Diablo, Cardi’” vai duro em qualquer idioma). São dois minutos e meio implacáveis, e ambos os artistas saem maiores estrelas do que antes. —J.C.

“Please, Please, Please”, Sabrina Carpenter

"Espresso" finalmente tem uma competição de músicas de verão – da própria Sabrina Carpenter. “Please Please Please”, a continuação da estrela em ascensão, é de alguma forma mais breezy e estranha do que (e completamente diferente de) seu inegável hit dance-pop. Carpenter interpreta uma Olivia Newton-John do século 21 na canção pop-country beijada pelo sol, implorando a um amante para não constrangê-la. Ela embala a música com a ajuda da co-roteirista de “Espresso”, Amy Allen: “Eu sei que você está querendo um pouco de ar fresco, mas o ventilador de teto é tão bom”, ela canta com o toque de uma líder de torcida. E assim como “Espresso”, este também é um momento de sucesso: Carpenter fura o pouso em uma emocionante mudança de chave de segundo verso e Swiftian outro. —J.C.

“Death & Romance”, Magdalena Bay

Nos primeiros anos de carreira, Magdalena Bay era uma estudante de música pop, enchendo sua música de estilos e homenagens. Agora, eles estão rapidamente se tornando mestres. “Death & Romance”, o suposto chumbo para um novo álbum, é mais denso e elegante do que qualquer coisa de sua estreia, Mercurial World. Uma linha de piano house cresce em uma faixa caleidoscópica completa, florescendo com sintetizadores cintilantes e graves groovy. A dupla não perdeu suas raízes prog-rock, no entanto, como Mica Tenenbaum canta a partir da perspectiva de uma mulher cujo namorado alienígena a deixou. O gancho divide a diferença entre um verme pop perfeito e uma declaração prog: “Você sabe que nada é justo na morte e no romance.” — J.C.

“Pink Skies”, Zach Bryan

Zach Bryan é um narrador da maior parte de “Pink Skies”, marcando um funeral (presumivelmente para sua falecida mãe, DeAnn, a quem ele já batizou um álbum de 2019) em banjo e gaita, antes de levantar a voz para uma frase marcante: “Aposto que Deus te ouviu chegando!” Mas “Pink Skies” é sobretudo um testemunho de uma vida que continua a ecoar na Terra. Ao longo da canção, outras lembranças voltam. Limpando a casa, Bryan vê marcas de altura na parede, e o cheiro da grama o transporta para o dia em que alguém quebrou o braço em um balanço. Bryan sabe o quão alto esses momentos falam, então ele os deixa. —J.C.

“Hang Tight Honey”, Lainey Wilson

Lainey Wilson fez inacreditáveis 180 shows no ano passado. Felizmente, ela tem um pouco para mostrar para isso - alguns singles número 1, dois troféus de Artista do Ano e, agora, “Hang Tight Honey”, uma nova canção de amor fumegante vestida de canção de estrada. “Só sei que eles estão cantando junto com todas as músicas que escrevi sobre você”, Wilson canta com um sorriso, antes de gritar guitarras rev “Honey” em seu refrão overdrive. Ela vai queimar mais do que alguns estágios com isso. —J.C.

“Lunch”, Billie Eilish

Billie Eilish não lançou singles antes de seu terceiro álbum, Hit Me Hard and Soft, mas ela estava escondendo um óbvio à vista de todos. Com “Lunch”, Eilish faz uma de suas performances mais legais até agora, deslizando sobre um groove New Wave dos anos 80 enquanto canta sobre uma garota que parece, bem, boa o suficiente para comer. “Tirando fotos no espelho / Oh meu Deus, sua pele é tão clara / Diga a ela: ‘Traga isso aqui’”, canta Eilish, equilibrando a ânsia de olhos arregalados com a sensualidade despreocupada. “Lunch” ganhou as manchetes como a primeira faixa de Eilish sobre estar com uma mulher, mas abaixo disso, é apenas uma música pop carregada. —J.C.

Leia a crítica de Craig Jenkins sobre Hit Me Hard and Soft*, de Billie Eilish*.

“Delphinium Blue”, Cassandra Jenkins

Cassandra Jenkins recita o gancho falado para “Delphinium Blue” com um gingado fascinante e sinistro, como se ela pudesse ser qualquer coisa, de um lacaio de gangue a uma dona de casa: “Chin up / Stay on task / Wash the windows / Count the cash”. Realmente, ela está trabalhando em uma floricultura, como o título dá. É um trabalho que Jenkins realmente tomou, em um momento de confusão. Mas seus deveres diários começaram a parecer míticos, disse ela, como se “estivesse cercada por um coro grego”. Ela traduz esse sentimento para a música “Delphinium Blue”, apoiada por uma faixa cinematográfica e, sim, até mesmo um coro. —J.C.

“Old Dutch”, Bonny Light Horseman

“Old Dutch”, do supergrupo folclórico Bonny Light Horseman, é sobre dois amantes que lutam para verbalizar seus sentimentos terrivelmente grandes. “Você sabe que você me move e eu não sei por quê”, canta Eric Johnson, mais conhecido por seu projeto indie-folk Fruit Bats. A canção não constrói nenhuma epifania ou resolução – em vez disso, Bonny Light Horseman quer fazer os ouvintes se sentirem da mesma maneira. Assim, perto do quarto minuto, o uivo de Johnson dá lugar a uma multidão cantando, gravado ao vivo em um pub irlandês onde a banda gravou metade de seu novo álbum duplo. —J.C.

“The Last Year”, Jessica Pratt

Como o resto de seu novo álbum, Here in the Pitch, “The Last Year”, de Jessica Pratt, parece uma visita de um velho devaneio – doce, melancólico, um pouco melancólico. Sobre um riff de guitarra suave e reverb fumegante arrancado diretamente de uma faixa soul dos anos 60, ela canta sobre um futuro esperançoso: “Você se perguntaria se alguma vez houve esperança para mim / Acho que vai ficar bem / Acho que vamos estar juntos / E o enredo vai para sempre.” Em uma era de cultura reciclada, a abordagem vintage de Pratt soa refrescantemente viva. —Alex Suskind

“Love Me Not”, Ravyn Lenae

Os primeiros destaques de Ravyn Lenae, como “Sticky” e “Free Room”, eram cheios de brincadeiras juvenis — afinal, a cantora era apenas uma adolescente quando os gravou. Depois de explorar um som mais maduro e sensual em Hypnos de 2022, ela encontra essa leveza novamente em “Love Me Not”, com a ajuda de um jogo de playground. O single é um R&B de retrocesso elásico: bateria nítida, baixo manhoso e uma boa dose de reverb contra a voz classicamente treinada de Lenae. —J.C.

“Baddy on the Floor”, feat de Jamie xx

As orelhas de Jamie xx funcionam de forma diferente. Quando a maioria dos ouvintes ouve a agitada faixa de hip-hop “Ain’t saying’ Nothin’”, do Divine Styler, eles gravitam em torno daquele chiado estridente, sampleado de Junior Walker da Motown e mais tarde tornado famoso em “Jump Around”, da House of Pain. Não Jamie. Ele pega algumas barras perdidas do primeiro verso de Styler e as esmaga, estica e as enrola no gancho dessa faixa de dança lisa: “Mova seu corpo no chão”. Com a bênção da evangelista da casa Honey Dijon e alguns pianos e trompas lisos da esquecida “Let Somebody Love You”, de Keni Burke, esse comando se torna fácil de seguir. Onde os singles recentes de Jamie como “It’s So Good” foram construções densas e intrincadas, “Baddy” mostra que, às vezes, apenas alguns sons perfeitos podem ser transportados. —J.C.

“Comin’ Around Again”, Amber Mark (5 de abril)

A primeira continuação solo de Amber Mark para seu álbum de estreia é a música de bem-estar ao máximo. Mark mistura o R&&B da virada do século com uma linha de piano gospel alegre e composições ensolaradas da Motown para uma canção de amor que parece fresca, mas genuinamente atemporal. (Ok, menos a única linha sobre telefones celulares.) Ela também está amadurecendo como letrista, trocando os clichês que poderiam pesar sobre Três Dimensões Profundas de 2022 por concisão satisfatória em versos como: “Vamos ter calma, sem diamante, sem pressão”. Apaixonar-se nunca soou tão suave. —J.C.

“Self Sabotage”, Katie Pruitt

Katie Pruitt dirige suas letras mais penetrantes para si mesma. “Eu queria que minha cabeça tivesse um alçapão / Para quando eu precisar escapar”, ela abre sua música “Self Sabotage”. Um dos primeiros auge do segundo álbum de Pruitt, Mantras, a canção enfrenta de frente os padrões de pensamento negativos que inspiraram o disco. O hino vai de um gemido a um grito de garganta cheia, amplificado por guitarras elétricas chorando e bateria batendo: “Eu não sou um Deus narcisista / Abandone essa autossabotagem”. Pruitt pode se tornar uma cantora country folk na veia de sua heroína Brandi Carlile, mas aqui ela soa mais próxima das canções de indie-rock expostas de Julien Baker e Lucy Dacus*.*

“Cheerleader”, Porter Robinson

Porter Robinson cresceu muito em três anos. Seu último álbum, Nurture, de 2021, foi marcado pela ansiedade por acompanhar sua estreia em 2014 - um peso que ele carregou por anos antes de canalizá-lo em uma coleção de canções explosivas e de afirmação da vida. Em “Cheerleader”, o primeiro single de um novo álbum, Robinson parece estar se divertindo novamente. É uma virada lisa do EDM para o indie pop, como uma música do Passion Pit foi para uma rave: borbulhante, brilhante e barulhenta. —J.C.

“Get It Sexyy,” Sexyy Red

Quem está escrevendo ganchos melhores agora do que Sexyy Red? Ao longo de uma batida de Tay Keith, a rapper de St. Louis se torna sua própria líder de torcida: “Walkin’ through the club lookin’ like a snack (But you knew that)”; “Apanha-me deslizado num Benz”; “Vá em frente, Sexyy, faça sua dança.” Como “SkeeYee” e “PoundTown” (e “Hellcat SRTs” e “Rich Babby Daddy”), tudo aqui é citável. —A.S.

“Classical”, Vampire Weekend

Vampire Weekend pode voltar para 2008 com apenas um som. Alguns segundos depois de “Classical”, um riff cai que soa como um cravo, transportando-o imediatamente de volta para cortes iniciais peculiares como “M79”. Mas isso é uma farsa. Ouça mais de perto, e o cravo é na verdade um riff de guitarra, distorcido como muitos dos outros instrumentos em Only God Was Above Us. “Classical” também puxa de outras eras do Vampire Weekend: o violão de Father of the Bride, a política pensativa de Modern Vampires of the City. Dá origem a algo novo para a banda: uma quebra caótica e de free-jazz. “Está claro que algo vai mudar / E quando isso acontecer, qual clássico permanece?”, questiona Ezra Koenig. Para Vampire Weekend, a resposta é um pouco de tudo. —J.C.

“Symptom of Life”, Willow

A arte de Willow é de adaptabilidade - um artista flexível que pode alternar entre jams de alt-R&B, covers de nü-metal e pop-punk arranhado com facilidade. Em “Life”, ela gira para o hipnótico jazz-rock sobre mascarar suas verdadeiras emoções. “Eu sei que não estou bem”, ela canta sobre os acordes do piano. “Mas sim, eu digo que estou bem.” — A.S.

“Von Dutch”, Charli XCX

A música de Charli XCX existe em duas extremidades do pêndulo oscilante. Ela vai para o brilho pop no meio da estrada quando seu contrato com uma grande gravadora termina e faz uma música para o maior filme do ano, então ela retorna com uma faixa de clube breezy, sleazy que ela tocou no Boiler Room. “Von Dutch” é um hit imediato da bagunçada Charli que estávamos perdendo desde o Pop 2 de 2017, empurrada de zero a 100 e depois para overdrive. “Von Dutch, clássico cult, mas eu ainda estouro”, diz ela, sobre os sintetizadores mais sujos que você já ouviu. —J.C.

Leia o relato de cena de Jason Frank do set Boiler Room de Charli XCX.

“Peacekeeper”, 1010benja

“Peacekeeper” é um dos muitos truques de mágica que o produtor, cantor e rapper 1010benja consegue em seu espetacular álbum de estreia, Ten Total. Sim, estou tão surpreso quanto você que “sex raps over a bossa nova drum beat” soe tão bem quanto parece. —A.S.

“Ogallala”, Hurray para o Riff Raff

Honestamente, eu poderia ter escolhido qualquer coisa de The Past Is Still Alive, um conto folclórico de Alynda Segarra para o Riff Raff. Virei uma moeda e fui com “Ogallala”, a trilha sonora final da trilha sonora de Segarra no cross-country. Depois de uma jornada épica de trem de carga, dormindo em pilhas de lixo e se esquivando dos policiais em Nebraska, eles estão prontos para aceitar tudo. “Vamos nos perder em uma cidade esquecida / Porque eu não gosto de mudança / E eu odeio despedidas.” — A.S.

Leia o perfil de Jenn Pelly de Alynda Segarra.

“Yearn 101,” ScHoolboy Q

Os fãs de ScHoolboy Q que passaram os últimos cinco anos implorando por novas músicas (oi, sou eu) podem finalmente se calar agora que o rapper lançou seu novo disco, Blue Lips. O baixista “Yearn 101” parece um desafio pessoal que Q fez para si mesmo, enchendo o máximo de barras que pudesse em uma faixa de dois minutos. —A.S.

Leia a crítica de Craig Jenkins sobre os Blue Lips de ScHoolboy Q.

“Bored”, Waxahatchee

Katie Crutchfield encontrou um lar fazendo música country brilhante e descontraída - primeiro em Saint Cloud, de 2020, depois com Jess Williamson em Plains, em 2022, e agora em seu álbum Tigers Blood. Embora tenha percorrido um longo e sinuoso caminho para chegar lá – ela começou sua carreira fazendo música punk com sua irmã Allison – ela ainda tem esse espírito roqueiro, apenas com um pouco mais de twang agora. “Minha espinha está apodrecida dois por quatro”, grita, sobre uma parede de violões. (MJ Lenderman, da banda punk sulista Wednesday, toca na faixa.) Contando a história de uma separação confusa de uma amiga, Crutchfield escolhe suas palavras com cuidado: “Eu fico entediada”, ela repete, a linha se tornando cada vez mais cortante. —J.C.

“16 Carriages”, Beyoncé

Em “16 carruagens”, Beyoncé aborda o tipo de faixa que os artistas sertanejos cortam há décadas: uma música de estrada. “Aos 15 anos, a inocência se perdeu / Tive que sair de casa cedo”, canta, lembrando sua primeira turnê com Destiny’s Child. Beyoncé se apresenta como a trovadora cansada, lembrando aos fãs que sua vida glamourosa não veio sem sacrifício. É o máximo que Beyoncé abriu em um disco em anos, e não é por acaso que está em uma balada country – seus três acordes e a verdade. A guitarra de aço retumbante de Robert Randolph adiciona um toque de gospel sulista, enquanto Bey traz alguns riffs soulful por toda parte. Parafraseando-a, “16 Carruagens” é mais do que música country – é música de Beyoncé. —J.C.

Leia a crítica de Craig Jenkins sobre Cowboy Carter de Beyoncé.

“Alesis”, Mk.gee

Há uma sensação quente e ligeiramente desancorada no álbum de estreia de Mk.gee, Two Star and The Dream Police, como se tivesse sido feito em um tanque de privação sensorial. A guitarra deforma e inunda, os vocais estouram e ecoam, as armadilhas embaralham e estalam. Tentar desenrolar todas as partes díspares – particularmente no álbum “Alesis”, com suas melodias meladas e harmonias suaves – é como tentar pegar uma nuvem.

“Don’t Forget Me”, Maggie Rogers

À medida que as fotos de noivado lotam o Instagram e os convites de casamento se acumulam, é difícil não deixar sua mente correr solta. Até Maggie Rogers conhece o sentimento. Em sua balada sépia “Don’t Forget Me”, ela assiste em choque ao progresso dos relacionamentos de seus amigos. “Ainda estou tentando limpar meu lado da rua”, canta. O título é um duplo apelo: aos homens com quem Rogers não está bem a longo prazo (“um bom amante ou um amigo que é bom para mim”) e aos seus amigos, progredindo para novas fases da vida. Rogers fez um nome pela honestidade emocional, e ela raramente soa mais despojada do que no refrão, chorando sobre um piano oscilante dos anos 70.

“Hiss”, Megan Thee Stallion

Ah, você não quer entrar no lado ruim de Megan Thee Stallion. Não é apenas que ela vai soltar queimaduras de terceiro grau e lembrar o mundo do seu marido agressor sexual – ela vai te agredir sem suar. Megan transforma seu fluxo em um centavo, cuspindo em um ritmo tão alucinante que barras individuais podem voar sem serem notadas. Mas cada linha vale a pena se debruçar. “Pergunte a um hoh por que ela não gosta de mim, aposte que ela não pode te dar um motivo”, dispara. —J.C.

“Fashion Icon”, o interlúdio de Aliyah

Um influenciador tentando transformar seus vídeos GRWM em uma carreira musical de sucesso é o tipo de coisa que o discurso irritante da indústria subsiste. Mas quem se importa com isso quando você está fazendo bangers de clube de verme como “Ícone da Moda”? —A.S.

“Where We’ve Been”, Friko

“Where We’ve Been” é uma música que apenas implora para trilha sonora do clímax de um filme de amadurecimento, de uma dupla de Chicago que acabou de atingir a maioridade. A canção começa claustrofóbica, com a voz de Niko Kapetan abafada e trêmula sobre um violão. Depois vem um riff elétrico, alguns tambores, mais cantores. É uma fórmula executada à perfeição – até que tudo desmorona na ponte. A paixão da banda é combustível; Kapetan disse que todos estavam em lágrimas ao final da gravação. Esse é o poder de um grande crescendo rock. —J.C.

“Bye Bye”, Kim Gordon

É rap do Soundcloud? Um hino de noise-rock? Uma lista de compras mascarada de poesia falada? Sim, e também, apenas uma música de Kim Gordon. —A.S.

“Lego Ring”, Faye Webster com Lil Yachty

Faye Webster e Lil Yachty são dois dos maiores malandros em seus respectivos gêneros, mas ambos ficaram muito sérios ultimamente. Felizmente, porém, os dois amigos do ensino médio ainda podem ajudar um ao outro a se recuperar, como fazem em “Lego Ring” de Webster. Há momentos fugazes de beleza, como as harmonias deformadas de Yachty ou as letras simples e penetrantes de Webster (“It’s a mood ring / It’ll pick for me”), mas não é disso que trata esta canção. Trata-se de Yachty cantando “Always together like string beans” (a nova “She blow that dick like a cello”) no outro. A seriedade é superestimada, de qualquer forma. —J.C.

“Lucky”, Erika de Casier

“Lucky” é um tipo específico de canção de amor, sobre uma paixão que lhe dá borboletas. Erika de Casier encontra mais emoção nos pequenos detalhes de seu crush, como a maneira perfeita como sua camiseta branca se encaixa. “Eu senti isso no meu corpo como um uau”, ela canta, fazendo aquela sílaba subir. Toda a pista vibra de êxtase, especialmente as corridas, clubby drum track, correndo como um batimento cardíaco. É uma reviravolta discreta na mesma fórmula emocionante que De Casier ajudou a executar em canções como “Super Shy”, de NewJeans*.*

@carpenters

3 curtidas

@eilishers

6 curtidas

@beyhive

8 curtidas

a surra no jack cuntonoff e nos haters de lunch

LUNCH VOCE SEMPRE SERA FAMOSA

Não adianta falar que é uma das piores do álbum, ta saindo em várias listas como uma das melhores do ano, hino sáfico

A SURRA NO JACK CUTONOFF

1 curtida

Finalmente alguém aclamando Lunch. É a música mais ouvida do ano no meu Last.fm

1 curtida

Já apareceu em várias listas de melhores do ano até agora

31 musicas e nenhuma na lista, eeeer gatas

ué nenhuma dos poetas torturados? mas o jack me prometeu que ninguém quer ouvir músicas sobre almoço

Mas me prometam que texas era melhor

Pior que não vi nenhuma lista com alguma faixa do departamento de tidinhas torturadas kkkk se tem eu nem lembro

OOH JACK, PODE QUEBRAR TUDO EM CASA, SÓ DEIXAS OS PRATOS PRO ALMOÇO

Deve ser impressão minha pq eu vejo as pessoas rebaixando Lunch, mas que bom que tem sido aclamada na crítica! Pra mim foi um ar fresco enorme pra Billie e muito necessária no álbum

Von Dutch vai tá em muitas listas

1 curtida

A indústria OUT mais uma vez? Não acredito

mas meu jack antonoff prometeu

ah mas essa é mesmo