Wikipédia é o novo alvo de Elon Musk

Wikipédia é pedaço da internet que Musk não pode ter. E por isso está sendo atacada

Enciclopédia online tem sido alvo de ataques após bilionário pedir para que seus seguidores não façam doações para a plataforma

Quando Elon Musk sugeriu, em janeiro deste ano, que as pessoas deveriam parar de doar dinheiro para a Wikipédia, ele alegou que o site colaborativo, que reúne artigos em forma de enciclopédia, era um lugar da internet enviesado à esquerda. Seus ataques viraram um incentivo para que outros usuários também se virassem contra o serviço que, em tempos de redes sociais dominadas por personalidades políticas, é um dos únicos cantos da web para troca de informação que não foi influenciado - ou comprado - por líderes e aliados da direita.

Ainda que não esteja na categoria das redes sociais, o site vem sendo constantemente atacado por aqueles que ou não concordam com a forma como a enciclopédia funciona ou por aqueles que querem mudar à força o que está registrado em suas páginas. Em ambos os casos, os ataques miram na credibilidade e no comando da plataforma.

Desde 2023, Musk afirma pela sua rede social que a Wikipédia é uma plataforma sem credibilidade, tomada pela chamada “cultura woke”, associada ao ativismo extremo de progressistas. Em uma publicação, Musk chama o site de “Wokepedia”.

“Parem de financiar a Wikipédia até que o equilíbrio seja restaurado!” Musk escreveu no X em janeiro. “Pare de fazer doações para a Wokepedia até que eles restaurem o equilíbrio em sua autoridade de edição”, dizia uma publicação de dezembro do ano passado.

Em resposta a Musk, Jimmy Wales, cofundador da Wikipédia, afirmou que o incômodo do bilionário está relacionado ao fato de não poder comprar o site. “Acho que Elon está insatisfeito com o fato de a Wikipédia não estar à venda”, escreveu Wales em resposta a um dos comentários de Musk. “Espero que sua campanha para nos retirar do mercado resulte em muitas doações de pessoas que se importam com a verdade. Se Elon quisesse ajudar, ele estaria incentivando pessoas intelectuais gentis e atenciosas com as quais ele concorda a se envolver.”

https://x.com/elonmusk/status/1871443771424116954?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1871443771424116954|twgr^b1a6a28a91f1b965e4f6a90771b8ea5dc983e9e9|twcon^s1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.estadao.com.br%2Flink%2Fcultura-digital%2Fwikipedia-e-pedaco-da-internet-que-musk-nao-pode-ter-e-por-isso-esta-sendo-atacada%2F

Mas os ataques ficaram mais frequentes quando a Wikipédia publicou uma página dedicada ao suposto gesto nazista de Musk, durante a posse de Donald Trump, em janeiro deste ano. A enciclopédia descreve a ação controversa do bilionário na ocasião.

“Ele subiu ao palco animado, ergueu as mãos no ar e começou a dançar. Ao terminar, colocou a mão no peito e depois estendeu o braço acima da cabeça, com a palma voltada para baixo, fazendo um gesto de braço esticado. Em seguida, virou-se e repetiu o gesto para o público atrás dele”, explica a página. Abaixo, o artigo traz uma sessão sobre as reações ao gesto de Musk, afirmando que muitas pessoas associaram o movimento a uma saudação nazista.

“Se você olhar o que a página da Wikipédia realmente diz, ela afirma que ele levantou a mão em um ângulo de 45 graus, com a palma para baixo, e algumas pessoas interpretam esse gesto como sendo como uma saudação romana ou nazista. Outras pessoas disseram que não era. Como poderia ser mais objetivo do que isso? E ele estava bravo com isso, mas não sei por quê, porque muito claramente apenas relata os fatos”, explica Amy Bruckman, professora regente na Escola de Computação Interativa do Instituto de Tecnologia da Geórgia, ao Estadão.

Para a especialista, o discurso de Musk - e de seus seguidores - é uma tentativa de controlar uma narrativa em que o bilionário tenha apenas uma imagem positiva, como faz no X. A crítica é, ainda, oposta ao que o próprio bilionário diz defender em sua rede social, quando fala em liberdade de expressão nos conteúdos.

Zeve Sanderson, diretor executivo do Centro de Mídia Social e Política da Universidade de Nova York (NYU), concorda que os ataques à Wikipédia ocupam um lugar mais político do que técnico. “Uma grande parte do projeto político e cultural da atual administração [de Trump e Musk] é minar a expertise e, de certa forma, esta é uma das representações mais claras disso”.

Ataque no mundo

Musk não é o único a atacar a Wikipédia ou tentar distorcer o conteúdo em prol de ideologias políticas. Na França, apoiadores do candidato à presidência de 2022, Éric Zemmour, tentaram manipular páginas sobre o político de extrema-direita, editando o conteúdo de forma a inserir propaganda ou a promoção do candidato.

Na época, as edições foram coordenadas por um grupo de campanha do próprio Zemmour. Usuários que fizeram as modificações foram banidos pelos responsáveis pela Wikipédia na França, o terceiro país que mais publica artigos na plataforma.

A página que fala sobre os ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília também sofreu tentativas de manipulação. Após apoiadores de Jair Bolsonaro tentarem editar mais de 500 vezes em um mesmo dia o conteúdo que descrevia o golpe, a Wikipédia bloqueou as edições públicas para torná-las abertas apenas para voluntários cadastrados e certificados pela Wikimedia Foundation, organização que mantém a Wikipédia.

“Você tem o direito de discordar de um artigo, mas se quiser editar, deve seguir as regras da Wikipédia”, explica Jeanne Vermeirsche, pesquisadora do departamento de direito público e ciência política da Universidade de Avignon. “O que é surpreendente é a escala dos ataques recentes, com práticas de forte intimidação, por exemplo. E [a Wikipédia] não é a única instituição baseada em conhecimento a enfrentar ataques - universidades, organizações científicas e também a mídia tradicional são criticados pelo mesmo movimento político ou pessoas que têm narrativas semelhantes”.

A Wikimedia Foundation discorda das falas de Musk e de seus seguidores para além da resposta de seu fundador. Ao Estadão, a fundação afirmou que se mantém com ponto de vista neutro, revisando os conteúdos e orientando as publicações na plataforma.

“Sabemos que os colaboradores dos projetos da Wikimedia podem ser alvos de agentes mal-intencionados por vários motivos. Por meio de nossas políticas de direitos humanos e privacidade, parcerias e treinamentos, trabalhamos há muitos anos para identificar riscos e fornecer aos editores o suporte necessário para que se protejam”, afirmou um porta-voz da Wikimedia Foundation.

Como funciona a Wikipédia

Resumo

Fundada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipédia tem quase 64 milhões de páginas publicadas em mais de 330 idiomas. A princípio, qualquer pessoa que tenha uma conta na plataforma pode publicar um artigo. Para esse artigo permanecer no ar, porém, a Wikipédia exige dois critérios: notoriedade, ou seja, a importância do assunto, e fontes confiáveis. Sem esses dois fatores, o artigo é publicado, mas deletado rapidamente.

Depois de publicado, os artigos podem, ainda, passar por revisão. Elas não são obrigatórias, mas acontecem em boa parte das vezes. Geralmente são identificados por bots ou pela sinalização de outros usuários.

“A Wikipédia se vê como uma enciclopédia. Não se trata apenas de verificar o que alguém disse, mas também de verificar se o que foi dito é verdade. E a verdade sendo definida como algo que você pode verificar e não algo que você pode contestar. Portanto, você está ainda mais próximo da ciência, onde se você tem uma teoria e tem que prová-la. Se você quer que sua teoria esteja na Wikipédia, por exemplo, ela tem que ser provada, apoiada por revistas científicas reconhecidas”, explica Nicolas Jullian, professor do IMT Atlantique, da França.

“Os voluntários da Wikipédia têm políticas de longa data para garantir que as informações sejam apresentadas da forma mais precisa e imparcial possível no site. Por exemplo, um dos pilares mais antigos e fundamentais da Wikipédia é que ela deve ser escrita de um ponto de vista neutro. Isso significa que todo o conteúdo enciclopédico da Wikipédia deve ser atribuído a uma fonte confiável e apresentado de forma justa, proporcional e, na medida do possível, sem viés editorial. Além disso, somente conteúdo enciclopédico é permitido na Wikipédia. Experiências pessoais, opiniões ou pesquisas originais não são permitidas”, afirma a Wikipédia.

Wikipedia pode sair mais forte?

Para alguns dos especialistas, a Wikipedia pode ser beneficiada com a atenção que Musk tem jogado na plataforma com o apoio de alas opostas ao bilionário. Embora não haja um levantamento que indique que as doações ou o número de voluntários tenha aumentado, o movimento anti-Musk, que surgiu de críticas contra o dono do X, pode dar força a um ambiente que, publicamente, rejeita as suas ideias.

“A Wikipédia tem se mantido objetiva e confiável por um longo período de tempo. Essa objetividade é mantida pelo trabalho árduo de voluntários. Estou cautelosamente otimista de que isso continuará e de que não há nada que Musk possa fazer para mudar isso”, aponta Amy, do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Para Jeanne, que estuda a Wikipédia diariamente, os golpes contra a plataforma podem até seguir durante os próximos meses, mas o site tem solidez para continuar sendo relevante após 25 anos de existência.

“A Wikipédia é frequentemente retratada como uma plataforma ‘woke’ ou de esquerda. Mas acho que o que mais frustra seus críticos é que ela resiste excepcionalmente bem aos pânicos morais”, afirma.

1 curtida

Que cara chato

Nem pra alguém matar esse homem

Tá demorando o próximo Luigi surgir, né?

Não é bem novo pq ele tem uns 2 anos que tá enchendo o saco deles

desgraçado, se ele destruir a wikipedia acabou a internet

Na vdd as IAs vieram pra substituir isso né convenhamos

ele não quer destruir, ele quer o controle da informação

o desgraçado quer controlar todo o fluxo de informações do mundo

a internet precisa ser regulamentada pelo mundo, urgentemente
ou bilionários vão começar a ditar o que é verdade e o que não é

4 curtidas

Esse homem só destrói tudo que toca mds

queremos o elon musk na cadeia

os bilionarios ja fazem isso filha

a midia é sempre a favor de quem eles querem os eua ja metem o bedelho em tudo aqui no ocidente

acorda alice

2 curtidas

E alguém realmente doa pra wikipedia?

Wokepedia kkkkkk

é só um buraquinho na testa e outro no peito

2 curtidas

@GuilhermeBac não venda a Bcharts para o Musk, talvez sejamos o próximo alvo

3 curtidas

Ele é muito surtado pra alguém que tem rios de dinheiro né.

Se eu tivesse 1 bilhão na conta ninguém nunca ia me achar, estaria em algum paraíso fiscal aproveitando a vida.

Se preparem pq esse verme vai dominar o mundo

1 curtida

Isso é muito triste e preocupante pois ele tem dinheiro para fazer tudo o que ele quiser … Eu como uma pessoa que edito e participo de muitas iniciativas no Wikipedia me sinto muito triste e desapontada pois isso é uma inverdade de viés político, a gente só trabalha sob coisas das quais já existem, fatos e trazer uma imparcialidade mas não fechando os olhos para crimes é o que fazemos quando editamos verbetes de fontes confiáveis.

5 curtidas

é assustador … ele consegue mandar até no presidente dos EUA por ser mais rico que ele e ter dado dinheiro para campanha dele
ele consegue mandar em um presidente