Windows 10 exibe notificação em tela cheia sobre fim do suporte

Falta pouco mais de um ano para o fim do Windows 10, mas a Microsoft já começou a emitir os alertas no software. Nesta quarta-feira (10), um usuário do Reddit recebeu uma notificação sobre o fim do ciclo de vida do sistema operacional e para promover o Windows 11, ainda que o seu computador não tenha suporte à nova geração do sistema operacional.

O caso foi reportado pelo usuário Woopinah9 em uma comunidade sobre Windows. Na publicação, ele informou que recebeu, em tela cheia, o anúncio sobre a “nova jornada com o Windows” no seu PC com Windows 10.

Fim do suporte do Windows 10

O anúncio é dividido em duas colunas, sendo a esquerda com um texto e a direita com uma captura de tela do menu iniciar do Windows 11. Na descrição, a Microsoft agradece a “lealdade como consumidor do Windows 10”, mas gentilmente se coloca à disposição para ajudar, já que a versão anterior do sistema operacional terá o suporte encerrado.

“Seu PC não está elegível para atualizar para o Windows 11, mas vai continuar a receber correções e atualizações de segurança do Windows 10 até o suporte encerrar em 14 de outubro de 2025”, diz a notificação.

Em outras palavras: sim, você precisa (e deve) atualizar para o Windows 11 o quanto antes. Contudo, a depender da ficha técnica do dispositivo, pode ser necessário trocar de dispositivo para ter acesso ao Windows 11.

A Microsoft também oferece dois links, um com informações sobre o fim do ciclo de vida do Windows 10 e outro com o título “Por que Windows 11?”, possivelmente um vídeo que mostra os diferenciais do sistema operacional.

Windows 11 exige TPM 2.0 e mais

A notificação seria mais um alerta normal se não fosse um pequeno-grande detalhe: as exigências do Windows 11. Atualmente, a Microsoft se tornou alvo de críticas devido às restrições para instalar o sistema operacional mesmo em PC com ficha técnica avançada. Não à toa, houve até respostas que fizeram piada com a situação no tópico do Reddit:

“Ei, olha só essa coisa legal que temos! Ah, mas você não pode ficar com ela”, brincou o usuário Refreshed_11. “O EOL [Fim da vida, em tradução livre] do Windows 10 não seria tão problemático se os requisitos de sistema do Windows 11 não fossem tão rígidos”, pontuou Acceptable_Base6655.

Entre as exigências, está o módulo de segurança TPM 2.0, que é basicamente inflexível mesmo que o computador tenha versões mais anteriores do chip, como o TPM 1.2. A Microsoft também solicita apenas processadores mais recentes da Intel, AMD e Qualcomm.

A lista de requisitos mínimos ainda cita o armazenamento de 64 GB, a RAM de 4 GB e uma tela de 9 polegadas com resolução de 1.366 x 768 pixels, além de conexão com a internet.

Imagina não usar o sistema mais recente.

Vários computadores sequer tem suporte

pior que o windows 10 ainda é uma boa alternativa pq o 11 de vez em quando buga em alguns PCs

eu continuaria nele mesmo sem suporte

Quais os riscos de continuar usando o Windows 10 depois de 2025?

Quem? Só conheço macOS

windows 11 merda

nenhum

tem gente que usa windows 7 e ainda tá feliz da vida

2 curtidas

saco

kkkkk o texto faz parecer que de repente vc pudesse sofrer o pior dos ataques hacker

5 curtidas

Deve rodar os apps até uns anos depois do fim do suporte, a maioria dos usuários deve trocar de PC até lá então tudo bem

isso se vc frequenta sites duvidosos

mas vale pro windows 11 tbm kkkkk

1 curtida

microsoft MERDA

@Hoax meu filho vou ficar sem wifi de novo é?

a pergunta serve pra vc tbm

Tem mta gente que ainda tá no melhor windows já feito na história, a.k.a Windows 7

eu n frequento sites duvidosos

7 maior

No trabalho é só windows 10

Ano que vem a MS estende suporte mais uns 2 anos.

meu filho a pergunta que eu fiz pro HOAX

1 curtida