Era inevitável, mas desde de julho de 2025, Stat Counter vem relatando que o Windows 11 é agora a versão mais dominante do Windows, superando o Windows 10 após quase quatro anos de mercado. Com o fim do suporte do Windows 10 se aproximando rapidamente, o Windows 11 começou a ganhar força nos últimos meses.
A partir de hoje, Stat Counter relata que o Windows 11 tem agora 50,88% do mercado do Windows, com o Windows 10 caindo para 46,2%, dando uma vantagem confortável sobre seu antecessor. O Windows 11 está no mercado desde 2021, mas acumulou apenas menos de 10% do mercado até 2022.
Tem sido uma subida lenta, mas constante desde então, crescendo de 18% para 28% em 2023, com crescimento semelhante para 36% em 2024. É este ano que o Windows 11 realmente começou a decolar, provavelmente auxiliado pelo fato de que a Microsoft agora está pressionando o fim do suporte do Windows 10.
Agora que o Windows 11 está em uso por mais de 50% da base de usuários do Windows, isso se traduziria em cerca de 700 milhões de dispositivos ativos mensais usando a plataforma. É claro que o Stat Counter não é uma métrica totalmente precisa, mas nos dá uma boa representação generalizada de como o mercado está se movendo.
O Windows 10 vai encerrar o suporte convencional em 14 de outubro. Em última análise a Microsoft quer que o maior número possível de usuários troque para o Windows 11. Será interessante ver se esse ano adicional de atualizações de segurança gratuitas no Windows 10 achata a trajetória ascendente que o Windows 11 está desfrutando atualmente. Para os gamers, o Windows 11 recentemente se tornou o sistema operacional Windows mais usado dentro da Steam.
No início deste ano, a Microsoft anunciou que estava pressionando para que 2025 fosse um grande ano de ciclo de atualização do PC, o que significava que não faria nenhuma mudança significativa no Windows 11 do ponto de vista da plataforma. A empresa confirmou que a versão 25H2, chegando neste outono, será baseada na mesma versão de plataforma 24H2 para não introduzir nenhum problema de compatibilidade.
O Windows 11 é a primeira versão do Windows em anos a aumentar os requisitos do sistema, o que deixou uma grande parte da base de usuários do Windows 10 sem poder atualizar para o Windows 11.
Uma grande porcentagem dos PCs Windows 10 restantes no mercado não atende a esses requisitos e, portanto, esses usuários não terão escolha a não ser comprar um novo PC com Windows 11 se quiserem mudar para o Windows 11. É provável que os PCs Windows 10 mais antigos estejam finalmente começando a mostrar sua idade, com 10 anos este ano.
O Windows 11 está disponível como uma atualização gratuita para PCs com Windows 10 que atendem aos requisitos do sistema. Caso contrário, a Microsoft recomenda que os usuários saiam e comprem um novo PC Copilot+, que tem acesso a recursos exclusivos de IA que estão disponíveis apenas em dispositivos com uma NPU dedicada que pode gerar pelo menos 40 TOPS de energia.