Windows 11 se torna o sistema operacional mais usado no mundo — Windows 10 começa lentamente a morrer

Era inevitável, mas desde de julho de 2025, Stat Counter vem relatando que o Windows 11 é agora a versão mais dominante do Windows, superando o Windows 10 após quase quatro anos de mercado. Com o fim do suporte do Windows 10 se aproximando rapidamente, o Windows 11 começou a ganhar força nos últimos meses.

A partir de hoje, Stat Counter relata que o Windows 11 tem agora 50,88% do mercado do Windows, com o Windows 10 caindo para 46,2%, dando uma vantagem confortável sobre seu antecessor. O Windows 11 está no mercado desde 2021, mas acumulou apenas menos de 10% do mercado até 2022.

Tem sido uma subida lenta, mas constante desde então, crescendo de 18% para 28% em 2023, com crescimento semelhante para 36% em 2024. É este ano que o Windows 11 realmente começou a decolar, provavelmente auxiliado pelo fato de que a Microsoft agora está pressionando o fim do suporte do Windows 10.

Agora que o Windows 11 está em uso por mais de 50% da base de usuários do Windows, isso se traduziria em cerca de 700 milhões de dispositivos ativos mensais usando a plataforma. É claro que o Stat Counter não é uma métrica totalmente precisa, mas nos dá uma boa representação generalizada de como o mercado está se movendo.

O Windows 10 vai encerrar o suporte convencional em 14 de outubro. Em última análise a Microsoft quer que o maior número possível de usuários troque para o Windows 11. Será interessante ver se esse ano adicional de atualizações de segurança gratuitas no Windows 10 achata a trajetória ascendente que o Windows 11 está desfrutando atualmente. Para os gamers, o Windows 11 recentemente se tornou o sistema operacional Windows mais usado dentro da Steam.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que estava pressionando para que 2025 fosse um grande ano de ciclo de atualização do PC, o que significava que não faria nenhuma mudança significativa no Windows 11 do ponto de vista da plataforma. A empresa confirmou que a versão 25H2, chegando neste outono, será baseada na mesma versão de plataforma 24H2 para não introduzir nenhum problema de compatibilidade.

O Windows 11 é a primeira versão do Windows em anos a aumentar os requisitos do sistema, o que deixou uma grande parte da base de usuários do Windows 10 sem poder atualizar para o Windows 11.

Uma grande porcentagem dos PCs Windows 10 restantes no mercado não atende a esses requisitos e, portanto, esses usuários não terão escolha a não ser comprar um novo PC com Windows 11 se quiserem mudar para o Windows 11. É provável que os PCs Windows 10 mais antigos estejam finalmente começando a mostrar sua idade, com 10 anos este ano.

O Windows 11 está disponível como uma atualização gratuita para PCs com Windows 10 que atendem aos requisitos do sistema. Caso contrário, a Microsoft recomenda que os usuários saiam e comprem um novo PC Copilot+, que tem acesso a recursos exclusivos de IA que estão disponíveis apenas em dispositivos com uma NPU dedicada que pode gerar pelo menos 40 TOPS de energia.

1 curtida

E olha que é ruim. Imagina se fosse bom

2 curtidas

w11 merda

3 curtidas

Lendário

6 curtidas

Acho o 11 super de boa
Qual o problema que o povo tem tanto com ele?

6 curtidas

Eu acho de boa e até prefiro mais que o 10

windows 10 merda

Old nunca tive problema
Acho mais bonito e rápido até

Meio que mataram o 10 né, mas eu gosto do 11, uso desde 2021 e é bem estável

Win11 é ótimo, se a pessoa tiver um Pc ok ele roda super bem
tive muito estresse com o w10

2 curtidas

Só precisa de um SSD e um processador lançado depois de 2017

1 curtida

Preguiça de fazer upgrade

ao matar o w10, a microsoft vai abandonar toda a galera com pcs mais simples

o meu, por exemplo, comprei na pandemia e ele até tem as especificações pro w11, porém virou uma carroça depois que atualizou sozinho de madrugada pro w11. sério, tava impossível usar, ele travava pra abrir qualquer coisa.

tive que forçar o retorno pro w10

e eu nem preciso de um pc potente, só uso pra fazer trabalhos
porém o w11 incapacitou meu pc até pra isso kkk

agr com o w10 voltou a rodar liso

7 curtidas

Eu gosto do 11

quem tem pc potente, nem deve sentir mesmo a diferença

mas pega um pc mais simples kkk

windows e um lixo, MacOS outro patamar

3 curtidas

Lixos, não inovam mais

meu PC que comprei em 2018 não atualiza pro 11 nem a pau

Meu notebook Samsung X51 não vai receber mais atualizações. :sob::sob::sob::sob::sob::sob::sob:

Entendi.

Ele é mais pesado né. Putz que merda perder o Notebook tão cedo assim depois de comprar.