Zoë Kravitz sabe que é “polêmico” admirar o trabalho de Roman Polanski, mas consegue aceitar que “alguém mau esteve envolvido em algo bom”
“O que devemos fazer, nos livrar da América?”
Zoë Kravitz está se pronunciando sobre o debate em andamento sobre se alguém pode ser fã do trabalho de um artista polêmico, mas não tolerar suas ações.
Em meio à cultura do cancelamento e ao movimento #MeToo, em que denúncias contra atores e autores vêm à tona, a roteirista/diretora de “Blink Twice”, Zoë Kravitz, disse à Esquire que não se intimida em continuar apreciando os filmes de diretores que poderiam ser cancelados. Kravitz citou especificamente sua admiração pelo trabalho cinematográfico de Roman Polanski. Ele dirigiu dois de seus filmes favoritos, “O Bebê de Rosemary” e “O Inquilino”.
Polanski deixou os EUA em 1978 depois de se declarar culpado pelo estupro de uma menina de 13 anos que, desde então, defende o diretor. Polanski negou as alegações de má conduta sexual de outras cinco mulheres. Polanski ainda está fazendo filmes, com seu longa-metragem “The Palace” estreando em Veneza 2023.
“Não faz mal que alguém ruim tenha se envolvido em algo bom”, disse Kravitz à Esquire sobre a separação entre a arte e o artista. “O que devemos fazer, nos livrar dos Estados Unidos?”
Kravitz acrescentou que, embora possa ser considerado “controverso” para algumas pessoas o fato de ela ainda gostar dos filmes de Polanski, a vida pessoal dele não afeta sua paixão.
Outros diretores que Kravitz listou como inspirações incluem Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Paul Thomas Anderson, Penny Marshall, David Fincher e os irmãos Coen.
A estreia de Kravitz na direção, “Blink Twice”, também gerou polêmica com o título original “Pussy Island”.
“Eu escrevi esse sonho febril insano de uma novela”, disse Kravitz sobre a criação da história. Quanto à mudança de título, a pedido do estúdio Amazon MGM, ela acrescentou: “”Estou chateada por haver um show chamado ‘Dicks: The Musical’? Mais ou menos. […] O interessante é que eles testaram o título e as pessoas que se sentiram mais ofendidas foram as mulheres.”
Ela disse anteriormente à Entertainment Weekly que estava tentando “reivindicar” a palavra “pussy” com o roteiro. No entanto, o público do teste não viu dessa forma.
“Curiosamente, depois de pesquisar, as mulheres se sentiram ofendidas com a palavra, e as mulheres que viram o título disseram: ‘Não quero ver esse filme’, o que é parte do motivo pelo qual eu quis tentar usar a palavra, que é tentar reivindicar a palavra e não torná-la algo que nos incomoda tanto usar”, disse Kravitz. “Mas ainda não chegamos lá. E acho que isso é algo que eu, como cineasta, tenho a responsabilidade de ouvir. Eu me preocupo com o fato de as pessoas assistirem ao filme e como ele faz as pessoas se sentirem.”