A mais popular premiação da indústria de jogos eletrônicos completa duas décadas de existência esse ano, anteriormente nomeada de Spike Game Awards, a premiação foi criada em 2003 e recentemente teve um rebranding em 2014 e passou a ter o nome de The Game Awards. Confira abaixo os vencedores do maior prêmio ofertado, o tão cobiçado “Jogo do Ano”.
(2003) Madden NFL 2004
Sim, um jogo de esporte é o primeiro dos vencedores do GOTY no Spike Game Awards 2003. Madden NFL 2004 fez história e continua como o único do seu gênero o o grande ganhador do prêmio. Na época, foram elogiados os seus recursos completos como um simulador de futebol americano. E a competição foi nada fácil: GTA Vice City, Splinter Cell e Zelda Wind Waker eram os concorrentes ao “caneco”.
(2004) GTA San Andreas
Clássico é clássico, né? GTA San Andreas é um dos jogos mais conhecidos e jogados de toda a história. O protagonista “CJ” também é ilustre, principalmente com seus memes. O título trouxe grande liberdade no mundo aberto, história emocionante e gameplay viciante. Não deu para Halo 2 e Half-Life em 2004.
(2005) Resident Evil 4
Resident Evil 4, um dos mais famosos jogos da popular saga da Capcom, levou merecidamente o prêmio de “Melhor Jogo do Ano” em 2004. Disponível em todos os aparelhos eletrônicos (ironia), é um sucesso até hoje e muito pedem o seu remake para ter uma experiência renovada contra icônicos inimigos e nos cenários tenebrosos do game. God of War e World of Warcraft ficaram para trás esse ano.
(2006) The Elder Scrolls IV: Oblivion
Assim como o seu sucessor, The Elder Scrolls IV: Oblivion é um RPG repleto de conteúdo, grande mundo aberto e muitas (coloca muitas nisso) horas de gameplay. Como um “prato cheio” para os amantes de “Role Playing”, o título se tornou um dos vencedores do GOTY em 2006, superando Gears of War e Guitar Hero 2.
(2007) BioShock
BioShock não é um dos mais consagrados shooters RPG da indústria por qualquer motivo. O primeiro título da série foi agraciado com o GOTY em 2007, por conta da sua jogabilidade viciante e cenários surpreendentes. Halo 3 e Mass Effect até tentaram bater de frente com o jogo da Irrational Games, mas o vencedor teve grande merecimento.
(2008) GTA IV
GTA IV é mais um da franquia da Rockstar na lista de vencedores do GOTY. Muitos o consideram como o melhor da saga, mas, com tantos jogos aclamados, é difícil dizer qual é o melhor. O protagonista Niko Bellic se destaca, juntamente com a história e gameplay. Desta vez, Fallout 3 e Gears of War 2 ficaram de “mãos abanando” no principal prêmio.
(2009) Uncharted 2: Among Thieves
Uncharted 2: Among Thieves compete com o quarto título da franquia de Nathan Drake pela preferência dos fãs — e não é à toa. A obra possui cenas de ação fulminantes, como a da imagem acima logo no início da aventura. O protagonista está em seu auge como caçador de tesouros, os personagens secundários são excelentes e a narrativa é muito elogiada. Assassin’s Creed II ficou para trás como o GOTY.
(2010) Red Dead Redemption
Antes de Arthur Morgan fazer sucesso em RDR 2, John Marston foi grande nome de Red Dead Redemption, um dos vencedores do GOTY. O game de Velho Oeste chegou ao PS3 com gráficos incríveis para a época, excelente história e gameplay refinado. Mesmo a concorrência com God of War III e Mass Effect 2 foram páreo para o jogo da Rockstar Games.
(2011) The Elder Scrolls V: Skyrim
Tem o que falar de The Elder Scrolls V: Skyrim? O enorme RPG da Bethesda é um marco na indústria com um vasto mundo aberto, história densa, muito conteúdos, jogabilidade “a frente do seu tempo” e muito mais. 2011 não teve para ninguém. O título segue sendo um sucesso até hoje, com a estreia recente de uma versão aprimorada para o PS5.
(2012) The Walking Dead: A Telltalle Series
Em 2014, foi a vez de The Walking Dead: The Game se tornar um dos vencedores do GOTY do Spike Game Awards. O título com narrativa interativa é o único do gênero na lista e, claro, ganhou a concorrência sua história magnífica e momentos emocionantes. Muitos acreditavam que Dishonored (Arkane Studios) poderia levar, mas o estúdio de Deathloop apenas levou o prêmio de melhor ação/aventura.
(2013) GTA V
GTA V disputou o GOTY 2013 com nada menos que The Last of Us. No entanto, o título da Rockstar mostrou sua qualidade na história, gameplay e visuais para aquele ano. Além disso, segue sendo um dos mais vendidos até hoje, somente atrás de Minecraft entre os games mais vendidos da história.
(2014) Dragon Age Inquisition
Um dos primeiros grandes jogos da geração PS4 e Xbox One, Dragon Age Inquisition mostrou a capacidade gráfica dos consoles para a época e conquistou a todos com seus complexos e viciantes sistemas de RPG. O game foi extremamente elogiado e mereceu o prêmio sem muita concorrência no primeiro ano do The Game Awards.
(2015) The Witcher 3: Wild Hunt
2015 foi o ano do “bruxão”. The Witcher 3: Wild Hunt ganhou o “Jogo do Ano” indiscutivelmente e alçou a CD Projekt RED como uma das principais desenvolvedoras do mundo. História, mundo aberto, imersão, personagens e muito mais garantiram o título.
(2016) Overwatch
O GOTY 2016 é considerado polêmico. Muitos acreditavam que Uncharted 4, a última aventura de Nathan Drake, levaria o “caneco”. No entanto, Overwatch surpreendeu com sua qualidade e trazendo muitas novidades para o gênero de shooters multiplayer.
(2017) The Legend of Zelda: Breath of the Wild
2017 foi um ano dominado pela Nintendo, principalmente por conta do lançamento do Nintendo Switch. O console portátil veio acompanhado de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Odyssey, os dois principais concorrentes ao prêmio no ano. O primeiro ganhou com muito mérito, sendo considerado um dos principais mundos abertos já lançados.
(2018) God of War
Agora barbudo e com um filho, Kratos faz uma expedição às terras nórdicas
“GAROTO”! Não importa quanto tempo passe, a voz de Kratos chamando Atreus está marcada nos games. God of War levou o GOTY em 2018 superando a grande concorrência de Red Dead Redemption 2, possivelmente, a disputa mais acirrada entre dois jogos da história da premiação.
(2019) Sekiro Shadows Die Twice
Enfim, a FromSoftware foi agraciada com o grande prêmio do TGA em 2019, após muitos anos batendo na trave. Sekiro: Shadows Die Twice, com toda sua qualidade, servir para premiar todo o histórico de grandes lançamentos do estúdio com Dark Souls e Bloorborne.
(2020) The Last of Us Part II
The Last of Us Part II foi o grande vencedor do GOTY 2020. Em um ano que muitos acreditavam que Cyberpunk 2077 iria rivalizar com o jogo da Naughty Dog, a sequência ganhou com certa facilidade. O RPG futurístico nem chegou a ser lançado no prazo do evento e o resultado já é bem conhecido…
(2021) It Takes Two
Olha o novato aí! It Takes Two foi coroado como o “Melhor Jogo do Ano” no The Game Awards 2021 e superou concorrentes como Deathloop, Resident Evil Village e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O prêmio foi a coroação do diretor Josef Fares, com um gameplay cooperativo extremamente divertido e diversificado.
(2022) Elden Ring
Nessa que é talvez a vitória mais controvérsia da história da premiação, Elden Ring acabou ganhando o prêmio principal da noite, concorrendo contra * A Plague Tale: Requiem; God of War: Ragnarok (que era o favorito até então), Horizon: Forbidden West; Stray e Xenoblade Chronicles 3.
Na sua opinião, qual foi a vitória mais merecida até o momento?
-
- (2003) Madden NFL 2004
-
- (2004) GTA San Andreas
-
- (2005) Residente Evil 4
-
- (2006) The Elder Scrolls IV: Oblivion
-
- (2007) BioShock
-
- (2008) GTA IV
-
- (2009) Uncharted 2: Among Thieves
-
- (2010) Red Dead Redemption
-
- (2011) The Elder Scrolls V: Skyrim
-
- (2012) The Walking Dead: The Telltale Series
-
- (2013) GTA V
-
- (2014) Dragon Age Inquisition
-
- (2015) The Witcher 3: Wild Hunt
-
- (2016) Overwatch
-
- (2017) The Legend of Zelda: Breath of the Wild
-
- (2018) God of War
-
- (2019) Sekiro Shadows Die Twice
-
- (2020) The Last Of Us Part II
-
- (2021) It Takes Two
-
- (2022) Elden Ring