20 ANOS DE THE GAME AWARDS: Qual foi o melhor ano da competição até agora?

Design-sem-nome

A mais popular premiação da indústria de jogos eletrônicos completa duas décadas de existência esse ano, anteriormente nomeada de Spike Game Awards, a premiação foi criada em 2003 e recentemente teve um rebranding em 2014 e passou a ter o nome de The Game Awards. Confira abaixo os vencedores do maior prêmio ofertado, o tão cobiçado “Jogo do Ano”.

(2003) Madden NFL 2004

1

Sim, um jogo de esporte é o primeiro dos vencedores do GOTY no Spike Game Awards 2003. Madden NFL 2004 fez história e continua como o único do seu gênero o o grande ganhador do prêmio. Na época, foram elogiados os seus recursos completos como um simulador de futebol americano. E a competição foi nada fácil: GTA Vice City, Splinter Cell e Zelda Wind Waker eram os concorrentes ao “caneco”.

(2004) GTA San Andreas

GTA San Andreas PlayStation 2

Clássico é clássico, né? GTA San Andreas é um dos jogos mais conhecidos e jogados de toda a história. O protagonista “CJ” também é ilustre, principalmente com seus memes. O título trouxe grande liberdade no mundo aberto, história emocionante e gameplay viciante. Não deu para Halo 2 e Half-Life em 2004.

(2005) Resident Evil 4

2

Resident Evil 4, um dos mais famosos jogos da popular saga da Capcom, levou merecidamente o prêmio de “Melhor Jogo do Ano” em 2004. Disponível em todos os aparelhos eletrônicos (ironia), é um sucesso até hoje e muito pedem o seu remake para ter uma experiência renovada contra icônicos inimigos e nos cenários tenebrosos do game. God of War e World of Warcraft ficaram para trás esse ano.

(2006) The Elder Scrolls IV: Oblivion

3

Assim como o seu sucessor, The Elder Scrolls IV: Oblivion é um RPG repleto de conteúdo, grande mundo aberto e muitas (coloca muitas nisso) horas de gameplay. Como um “prato cheio” para os amantes de “Role Playing”, o título se tornou um dos vencedores do GOTY em 2006, superando Gears of War e Guitar Hero 2.

(2007) BioShock

Bioshock - capa do jogo - BioShock Isolation em 2022

BioShock não é um dos mais consagrados shooters RPG da indústria por qualquer motivo. O primeiro título da série foi agraciado com o GOTY em 2007, por conta da sua jogabilidade viciante e cenários surpreendentes. Halo 3 e Mass Effect até tentaram bater de frente com o jogo da Irrational Games, mas o vencedor teve grande merecimento.

(2008) GTA IV

4

GTA IV é mais um da franquia da Rockstar na lista de vencedores do GOTY. Muitos o consideram como o melhor da saga, mas, com tantos jogos aclamados, é difícil dizer qual é o melhor. O protagonista Niko Bellic se destaca, juntamente com a história e gameplay. Desta vez, Fallout 3 e Gears of War 2 ficaram de “mãos abanando” no principal prêmio.

(2009) Uncharted 2: Among Thieves

Imagem de capa do jogo Uncharted 2 com o protagonista Nathan Drake se segurando em um trem para não cair

Uncharted 2: Among Thieves compete com o quarto título da franquia de Nathan Drake pela preferência dos fãs — e não é à toa. A obra possui cenas de ação fulminantes, como a da imagem acima logo no início da aventura. O protagonista está em seu auge como caçador de tesouros, os personagens secundários são excelentes e a narrativa é muito elogiada. Assassin’s Creed II ficou para trás como o GOTY.

(2010) Red Dead Redemption

5

Antes de Arthur Morgan fazer sucesso em RDR 2, John Marston foi grande nome de Red Dead Redemption, um dos vencedores do GOTY. O game de Velho Oeste chegou ao PS3 com gráficos incríveis para a época, excelente história e gameplay refinado. Mesmo a concorrência com God of War III e Mass Effect 2 foram páreo para o jogo da Rockstar Games.

(2011) The Elder Scrolls V: Skyrim

Skyrim

Tem o que falar de The Elder Scrolls V: Skyrim? O enorme RPG da Bethesda é um marco na indústria com um vasto mundo aberto, história densa, muito conteúdos, jogabilidade “a frente do seu tempo” e muito mais. 2011 não teve para ninguém. O título segue sendo um sucesso até hoje, com a estreia recente de uma versão aprimorada para o PS5.

(2012) The Walking Dead: A Telltalle Series

6

Em 2014, foi a vez de The Walking Dead: The Game se tornar um dos vencedores do GOTY do Spike Game Awards. O título com narrativa interativa é o único do gênero na lista e, claro, ganhou a concorrência sua história magnífica e momentos emocionantes. Muitos acreditavam que Dishonored (Arkane Studios) poderia levar, mas o estúdio de Deathloop apenas levou o prêmio de melhor ação/aventura.

(2013) GTA V

GTA V

GTA V disputou o GOTY 2013 com nada menos que The Last of Us. No entanto, o título da Rockstar mostrou sua qualidade na história, gameplay e visuais para aquele ano. Além disso, segue sendo um dos mais vendidos até hoje, somente atrás de Minecraft entre os games mais vendidos da história.

(2014) Dragon Age Inquisition

Dragon Age Inquisition

Um dos primeiros grandes jogos da geração PS4 e Xbox One, Dragon Age Inquisition mostrou a capacidade gráfica dos consoles para a época e conquistou a todos com seus complexos e viciantes sistemas de RPG. O game foi extremamente elogiado e mereceu o prêmio sem muita concorrência no primeiro ano do The Game Awards.

(2015) The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3 no PlayStation Plus

2015 foi o ano do “bruxão”. The Witcher 3: Wild Hunt ganhou o “Jogo do Ano” indiscutivelmente e alçou a CD Projekt RED como uma das principais desenvolvedoras do mundo. História, mundo aberto, imersão, personagens e muito mais garantiram o título.

(2016) Overwatch

Imagem de capa sobre a matéria do crossplay em Overwatch de um dos personagens apontando uma arma

O GOTY 2016 é considerado polêmico. Muitos acreditavam que Uncharted 4, a última aventura de Nathan Drake, levaria o “caneco”. No entanto, Overwatch surpreendeu com sua qualidade e trazendo muitas novidades para o gênero de shooters multiplayer.

(2017) The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

2017 foi um ano dominado pela Nintendo, principalmente por conta do lançamento do Nintendo Switch. O console portátil veio acompanhado de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Odyssey, os dois principais concorrentes ao prêmio no ano. O primeiro ganhou com muito mérito, sendo considerado um dos principais mundos abertos já lançados.

(2018) God of War

God of War

Agora barbudo e com um filho, Kratos faz uma expedição às terras nórdicas

“GAROTO”! Não importa quanto tempo passe, a voz de Kratos chamando Atreus está marcada nos games. God of War levou o GOTY em 2018 superando a grande concorrência de Red Dead Redemption 2, possivelmente, a disputa mais acirrada entre dois jogos da história da premiação.

(2019) Sekiro Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice

Enfim, a FromSoftware foi agraciada com o grande prêmio do TGA em 2019, após muitos anos batendo na trave. Sekiro: Shadows Die Twice, com toda sua qualidade, servir para premiar todo o histórico de grandes lançamentos do estúdio com Dark Souls e Bloorborne.

(2020) The Last of Us Part II

Ellie, de The Last of Us 2.

The Last of Us Part II foi o grande vencedor do GOTY 2020. Em um ano que muitos acreditavam que Cyberpunk 2077 iria rivalizar com o jogo da Naughty Dog, a sequência ganhou com certa facilidade. O RPG futurístico nem chegou a ser lançado no prazo do evento e o resultado já é bem conhecido…

(2021) It Takes Two

jogos em promoção na PS Store

Olha o novato aí! It Takes Two foi coroado como o “Melhor Jogo do Ano” no The Game Awards 2021 e superou concorrentes como Deathloop, Resident Evil Village e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O prêmio foi a coroação do diretor Josef Fares, com um gameplay cooperativo extremamente divertido e diversificado.

(2022) Elden Ring

Nessa que é talvez a vitória mais controvérsia da história da premiação, Elden Ring acabou ganhando o prêmio principal da noite, concorrendo contra * A Plague Tale: Requiem; God of War: Ragnarok (que era o favorito até então), Horizon: Forbidden West; Stray e Xenoblade Chronicles 3.

Na sua opinião, qual foi a vitória mais merecida até o momento?

Qual o melhor ano (vencedor) até agora?
    • (2003) Madden NFL 2004
    • (2004) GTA San Andreas
    • (2005) Residente Evil 4
    • (2006) The Elder Scrolls IV: Oblivion
    • (2007) BioShock
    • (2008) GTA IV
    • (2009) Uncharted 2: Among Thieves
    • (2010) Red Dead Redemption
    • (2011) The Elder Scrolls V: Skyrim
    • (2012) The Walking Dead: The Telltale Series
    • (2013) GTA V
    • (2014) Dragon Age Inquisition
    • (2015) The Witcher 3: Wild Hunt
    • (2016) Overwatch
    • (2017) The Legend of Zelda: Breath of the Wild
    • (2018) God of War
    • (2019) Sekiro Shadows Die Twice
    • (2020) The Last Of Us Part II
    • (2021) It Takes Two
    • (2022) Elden Ring
0 votantes

Fonte:

1 curtida

Qual o pior ano (vencedor) até o momento?

Qual o pior ano (vencedor) até o momento?
    • (2003) Madden NFL 2004
    • (2004) GTA San Andreas
    • (2005) Residente Evil 4
    • (2006) The Elder Scrolls IV: Oblivion
    • (2007) BioShock
    • (2008) GTA IV
    • (2009) Uncharted 2: Among Thieves
    • (2010) Red Dead Redemption
    • (2011) The Elder Scrolls V: Skyrim
    • (2012) The Walking Dead: The Telltale Series
    • (2013) GTA V
    • (2014) Dragon Age Inquisition
    • (2015) The Witcher 3: Wild Hunt
    • (2016) Overwatch
    • (2017) The Legend of Zelda: Breath of the Wild
    • (2018) God of War
    • (2019) Sekiro Shadows Die Twice
    • (2020) The Last Of Us Part II
    • (2021) It Takes Two
    • (2022) Elden Ring
0 votantes

Votei mesmo não conhecendo nada kkkkk
O pior coloquei o jogo de futebol americano pois não suporto games de esporte

Ótimo tópico, pena que você criou num horário meio errado
No Brasil deve tá 4 da manhã

1 curtida

Os 10 principais candidatos ao Jogo do Ano de 2023

1. The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom

A Lenda de Zelda Lágrimas do Reino.jpg

Justamente quando as pessoas pensavam que nada poderia superar a jornada de Link em Breath of the Wild , a sequência desse jogo proporcionou com sucesso uma experiência tão atraente quanto a anterior. Tears of the Kingdom , que mostra Link retornar para defender a vasta terra de Hyrule mais uma vez, apresenta o mapa mundial aberto mais impressionante de qualquer jogo Zelda até hoje, com tanto conteúdo interativo para explorar que parece quase infinito. A sequência pegou tudo de seu antecessor e o expandiu. Junto com isso, introduziu uma mecânica de fabricação totalmente única que permite aos jogadores construir praticamente tudo que imaginarem, desde armas até máquinas voadoras. Mais de 10 milhões de cópias foram vendidas nos primeiros três dias, tornando-o o jogo de venda mais rápida da franquia Zelda. Tears of the Kingdom , em nossa opinião, tem o maior potencial para levar o prêmio GOTY 2023 para casa.

2. Baldurs Gate III

Portão de Bauldur 3.jpg

Baldur’s Gate 3 pega o gênero CRPG e o leva para a próxima geração de jogos. Muitos jogos gostam de começar devagar antes de aumentar a ação, mas Baldur’s Gate 3 começa com armas em punho, com você como prisioneiro em uma nave Mindflayer após ser infectado por um parasita. A partir daí, você luta para assumir o controle da nave e fazer um pouso forçado, e começa uma jornada selvagem para descobrir como tirar esse parasita alienígena da sua cabeça. O jogo é adaptado do livro de regras da 5ª edição do Dungeons & Dragons, o que significa que suas escolhas nas situações que se aproximam são quase infinitas, sendo o único limite muitas vezes a sua imaginação. O elenco que você encontra ao longo da enorme aventura de 100 horas está cheio de personalidades envolventes, cada uma com histórias fascinantes para explorar. A Larian Studios pegou o orçamento acumulado com o sucesso de Divinity: Original Sin 2 e usou-o da melhor maneira possível. Tudo isso é divertido com amigos online ou no modo cooperativo de sofá e culmina sem exageros em um dos melhores videogames já feitos.

3. Final Fantasy XVI

Final Fantasy XVI

Este JRPG de ação é a última parcela da franquia desde 2016. Optando desta vez por uma vibração de fantasia mais medieval, Final Fantasy XVI apresenta gráficos e cinemáticas quase incomparáveis ​​ao longo de todo o enredo, imergindo o jogador desde o início entre todos os personagens, os gigantescos Eikons e a história cativante e emocionante do protagonista principal Clive Rosfield. Os desenvolvedores mais aclamados da Square Enix, incluindo o desenvolvedor Naoki Yoshida (Yoshi-P) e o compositor Masayoshi Soken, colaboraram para dar vida a tudo. O jogo apresenta batalhas de alta octanagem e um enredo envolvente, com combates satisfatórios e em ritmo acelerado. Final Fantasy XVI pode atender tanto ao público single player quanto ao multiplayer, e apresenta elementos de jogabilidade exagerados com chefes intensos em grande escala, pelos quais a série é conhecida. Apesar de ser exclusivo do PlayStation 5 (por enquanto), Final Fantasy XVI é um candidato digno ao prêmio GOTY.

4.Resident Evil 4 Remake

Resident Evil 4 Remake.jpg

Não é todo dia que sai um remake e supera o original. Resident Evil 4 Remake provou ser uma daquelas joias raras. A Capcom fez um trabalho louvável no clássico terror de ação de 2005. Junto com uma revisão gráfica que rivaliza com os jogos modernos, os controles desajeitados também foram renovados para uma experiência de jogo suave. O remake também apresenta alguns novos elementos narrativos e personagens adicionais que melhoram o jogo original, mantendo-se fiéis ao seu conceito original. Você pode sentir a imersão como jogador no momento em que pisa na vila espanhola de Valdelobos como Leon.

5. Armored Core VI: Fires of Rubicon

núcleo blindado-6.jpg

Posicionado como uma espécie de reinicialização da série, Fires of Rubicon é tanto uma reintrodução para jogadores que retornam quanto uma cartilha para novatos para quem este é seu primeiro jogo Armored Core . No jogo, você é a casca de um humano falecido e aumentado, enxertado na casca de um Núcleo Blindado. A primeira missão do seu treinador, Walter, é pousar no Rubicon e entrar no sistema mercenário para começar a ganhar dinheiro. Fires of Rubicon é um clássico moderno e literalmente “apenas” um jogo de ação sólido. O que não é nenhuma surpresa, considerando que foi desenvolvido pelo renomado FromSoftware, que também criou o GOTY do ano passado, Elden Ring . Embora não seja um jogo de mundo aberto e não tenha missões secundárias para completar, Fires of Rubicon apresenta ação em ritmo acelerado e profunda personalização de seu shell Armored Core, permitindo jogabilidade diversificada e intensas lutas contra chefes que testam qualquer tipo de carregamento. O jogo tem uma curva de aprendizado acentuada, mas quando você pega o jeito, a jogabilidade emocionante torna este um dos melhores jogos de ação modernos.

6. Hogwarts Legacy

Legado de Hogwarts

Hogwarts Legacy , desenvolvido pela Avalanche Software, é provavelmente o maior curinga da nossa lista. O enorme jogo de fantasia de mundo aberto se passa no final de 1800, um século antes dos eventos narrados nos romances de Harry Potter, e coloca os jogadores no lugar de um estudante do quinto ano de Hogwarts que detém a chave para um segredo antigo. que ameaça destruir o mundo bruxo. Os jogadores podem explorar Hogwarts e arredores, aprender feitiços, preparar poções e dominar uma variedade de habilidades enquanto completam missões divertidas dentro e fora da escola. Hogwarts Legacy foi um enorme sucesso comercial e um jogo extremamente divertido por si só. Mas, ao contrário de alguns dos outros jogos desta lista, não apresenta a profundidade de jogo ou objetivos e opções adicionais que lhe permitam enfrentar os verdadeiros titãs deste ano. Dito isto, a maneira como o Avalanche ofereceu feitiços mágicos e apresentou o castelo de Hogwarts, a cidade de Hogsmeade e a paisagem circundante é mais do que suficiente para que o Legado de Hogwarts faça parte desta lista.

7. Starfield

Campo Estelar

Indiscutivelmente o maior jogo de todo o ano, Starfield é um lançamento monumental, mesmo que seja apenas pelo fato de ser o primeiro novo lançamento IP da Bethesda em quase 30 anos. Quando um estúdio do tamanho da Bethesda passou décadas lançando diferentes versões de Fallout e The Elder Scrolls ou publicando jogos feitos por outros estúdios como Deathloop , DOOM ou Hi-Fi Rush , você deve prestar atenção quando eles lançam algo totalmente novo. Um RPG espacial que possui até mil planetas exploráveis, cada um com seus próprios pontos de interesse, missões e descobertas, Starfield vê você jogando como um explorador ousado, indo para a galáxia mais ampla e vendo o que acontece. O universo parece devidamente realizado e vivido, com a estética deslumbrante ajudando a tornar o jogo mais envolvente. Há alguma confusão em torno dos mapas, alguns tempos de carregamento perceptíveis e vastas áreas de planetas e luas parecem totalmente desprovidas de vida ou pontos de interesse; no entanto, esses pontos de discórdia geralmente desaparecem logo, visto que o jogo oferece muito o que fazer, conforme você melhora sua nave, recruta mais tripulação, melhora suas próprias habilidades e estatísticas e adapta seu herói (ou pirata espacial, ou o que quer que seja). você quer que eles sejam, realmente) de acordo com seu estilo de jogo preferido para completar as várias missões.

8.Remmani II

Remanescente 2

Remnant 2 faz tudo certo em relação aos RPGs de ação. O primeiro Remnant foi um sucesso cult, mas a sequência aumentou as apostas em quase todos os sentidos. A sequência mistura ação corpo a corpo eficaz com combate focado em tiros de uma forma que melhora suas opções para enfrentar seus inimigos. As armas parecem fortes e perigosas, e as habilidades que você pode descobrir ao longo da experiência dão ao jogo um sistema mágico não oficial que apimenta as coisas. Remnant 2 oferece novas armas, armaduras e até arquétipos secretos que podem mudar completamente a forma como você joga. Os chefes são desafiadores e cada um é diferente dos demais, variando de horríveis monstruosidades carnudas a quebra-cabeças de labirinto com tecnologia alienígena que você precisa resolver. Esta sequência definitivamente pertence a qualquer lista de jogos de 2023.

9. Diablo 4

Diabo 4

Diablo 4 foi o jogo mais esperado da Blizzard Entertainment por algum tempo e teve um impacto impressionante após seu lançamento em junho. A quarta parcela da clássica franquia Dungeon Crawler apresenta uma incrível jogabilidade de RPG multijogador que permite que você escolha entre cinco classes jogáveis ​​enquanto embarca em uma nova aventura pelo reino humano de Sanctuary e, claro, pelo reino do Inferno. Após o seu lançamento, o jogo foi reverenciado por várias publicações como o título magnum opus da Blizzard - o maior desde World of Warcraft - com milhões de jogadores migrando para o jogo assim que o período de lançamento inicial foi ao ar. Diablo 4 logo se tornou o jogo mais vendido na história da Blizzard, gerando mais de meio bilhão de dólares em receitas nos primeiros cinco dias.

10. Star Wars: Jedi Survival

Jedi de Star Wars: Sobrevivente

Esta aguardada sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order continua a história dramaticamente envolvente do exilado Cavaleiro Jedi Cal Kestis, reprisado mais uma vez pelo incrível Cameron Monaghan. Ocorrendo cinco anos após o jogo anterior, Survivor segue Cal e seus amigos enquanto eles lutam para escapar da tirania do Império Galáctico. O jogo leva os jogadores a mais uma aventura épica pelas periferias da galáxia, enquanto lutam pela resistência liderada por Saw Gerrera. Todas as áreas de nível exploráveis ​​são ainda mais expansivas e cheias de conhecimentos e NPCs fascinantes do que em Fallen Order , capitalizando tudo o que funcionou no último jogo e tornando tudo maior e melhor. As atualizações foram todas muito bem recebidas pelos jogadores, ganhando para a nova parcela pontuações quase perfeitas em todos os aspectos. A história de Kestis é definitivamente digna de uma indicação ao GOTY, e poderemos muito bem vê-la surgir em dezembro.

Qual você acha que será o vencedor do GOTY de 2023?
  • The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom
  • Baldurs Gate III
  • Final Fantasy XVI
  • Resident Evil IV Remake
  • Armored Core VI: Fires of Rubicon
  • Hogwarts Legacy
  • Starfield
  • Remnant II
  • Diablo IV
  • Star Wars: Jedi Survival
0 votantes

Falem o que for do TGA, mas ele é muito mais justo e democrático que Oscar, Grammy, emmy e afins

Faltam 5 pras 5 kkkk
Mas eu vou upando conforme for passando o dia
E obrigado

1 curtida

Old que em 2024 o prêmio será de RE4R

Tão apostando muito em Zelda, mas não boto fé não…
A academia não premia essas sequências expansivas, por mais que sejam tecnicamente superiores aos concorrentes. Red dead II é a prova disso. Acho que vai acabar indo para HL ou BGIII

To morrendo de vontade de jogar Zelda BOTW, vou montar meu pc logo mais e vou baixar o emulador.
Nunca joguei nada da franquia mas BOTW e TOTK são super elogiados

BOTW envelheceu bem dms, foi uma revolucção real nesses jogos de mundo aberto. TOTK não vi gameplay ainda

1 curtida

Vc acha que dá pra curtir e entender a história de boa, sem ter jogado nada da franquia antes?

sim

É que assim, quase todo jogo do Link tem um arco bem fechadinho

A experiência seria bem mais completa você sabendo de todas as referências? Sim
Mas dá pra se divertir tranquilamente

1 curtida

Hogwarts Legacy não merece ganhar, isso é um fato, a história e evolução do jogo são extremamentes fracas

Comprei em promo e achei bem marromeno, se bem que ainda tô no início né… e o jogo tá tão feio no One S que desanima de jogar, vou ver se baixo ele pro pc

Eu acho um jogo bem capado, parece de inicio de geração, no caso da geração PS4 mesmo

Hogwarts Legacy parecia tão promissor, mas é extremamente cansativo, repetitivo… Baldurs Gate III merece ganhar

Todo mundo sabe que Hades foi roubado em 2020

2 curtidas

Eu não joguei praticamente nenhum jkkkkkk

Só uma parte de gta e uncharted mas não curti nenhum dos dois