A representatividade negra na música country dos US

Quando falamos sobre a representatividade dos negros na música, o que logo nos vem à mente, principalmente quando associamos à música norte-americana, são artistas voltados para os gêneros de Soul, R&B, Blues e Gospel.

Até hje, nos Estados Unidos, uma coisa muito curiosa e difícil de você encontrar, são artistas negros cantando música Country, um dos mais populares gêneros por lá. Apesar desse tipo de música ter uma enorme influência no Gospel, ainda sim em sua maioria o mercado Country é quase que restrito a cantores brancos.

Mas existem/existiram alguns cantores negros nesse estilo dominado massivamente por brancos, infelizmente ainda muito poucos, mas eles colocam todo um tempero especial no country dos US.

1.DEFORT BAILEY

Considerado o primeiro artista negro da história a ter uma expressividade dentro deste mercado. Bailey nasceu em 1899, na cidade de Smith County, Tennessee, Estados Unidos. Famoso por sua gaita, ele foi o primeiro afro-americano a se apresentar na Grand Ole Opry, conhecida casa de shows voltada para artistas do gênero de Country, situada em Nashville.

2.LINDA MARTELL

Assim como DeFord Bailey, foi a primeira mulher negra a performar na Grand Ole Opry, em agosto de 1969.

3.CHARLEY PRIDE

Charley Pride é outro grande nome da música Country, aliás um dos maiores no gênero. Pride conseguiu ultrapassar a barreira do preconceito e alcançou a impressionante marca de 39 músicas em 1º lugar na Billboard Hot Country Songs.

4.THE POINTER SISTERS

O grupo feminino de Olkland era mais conhecido pelos sucessos no pop/soul, como I’m So Excited, mas tbm se aventuravam no country e conseguiram bastante expressividade nos anos 70 e início dos 80.

5.MICKEY GUYTON

A jovem em 2015 atingiu a posição 34 da Country Airplay com o single romântico “Better Than You Left Me”.

6.DARIUS RUCKER

Nascido no ano de 1966, em Charleston, na Carolina da Sul, Estados Unidos. Ele apareceu para o público em 1986 como vocalista da banda de rock Hootie & the Blowfish . Em 2002 ele se lançou como artista solo cantando R&B no disco “Back to Then”, mas foi no Country que Darius se descobriu de verdade. Com o disco “Learn to Live”, Rucker se tornou o primeiro artista negro a alcançar a 1ª posição da parada Hot Country Songs desde Charley Pride , com o single “Don’t Think I Don’t Think About It”, em 27 de maio de 2008. A partir de então foram vários sucessos, como a deliciosa “Wagon Wheel”, cujo clipe brinca com essa coisa do preconceito contra os negros dentro desse estilo musical.

BONUS

Indiquem cantores negros do country que vcs conhecem e acompanham o trabalho.

@BlackBC

4 curtidas

eles são muito apagados né tadinhos, amei o tópico

2 curtidas

Amo elah

1 curtida