Aluna pede reembolso de mensalidade após descobrir que professor usava ChatGPT para montar aulas

Uma aluna do último ano da Universidade de Northeastern, nos Estados Unidos, pediu um reembolso à instituição após descobrir que um dos professores usava o ChatGPT para montar as aulas.

Em fevereiro, Ella Stapleton notou algo estranho nas anotações de uma aula de Comportamento Organizacional. De acordo com ela, na metade do documento havia uma instrução a ferramenta pedindo para “expandir todas as áreas. Ser mais detalhado e específico”. Em seguida à frase, tinha uma lista de características positivas e negativas sobre o tema da aula, acompanhadas de uma definição e um exemplo.

A jovem compartilhou a descoberta com uma colega que ficou igualmente chocada devido ao custo e reputação da universidade. Depois de revisar as apresentações de slides do professor, ela percebeu uma série de sinais que indicavam o uso de IA no material, como texto distorcido, fotos de funcionários de escritório com partes do corpo estranhas e erros de ortografia, entre outros.

O programa do curso, que era obrigatório para a especialização em administração, tinha como proibição “atividades academicamente desonestas”, o que incluía o uso não autorizado de inteligência artificial ou chatbots. “Ele está nos dizendo para não usar, e então ele mesmo está usando”, disse ela em entrevista ao jornal The New York Times.

Stapleton apresentou uma queixa formal à coordenação do curso, citando o uso indevido de IA, além de problemas com o estilo de ensino do professor. A jovem pediu o reembolso da mensalidade daquela disciplina, cerca de US$ 8 mil (R$ 45.341,60).

De acordo com um levantamento feito pelo jornal norte-americano, a reclamação da jovem não é incomum. Em sites de avaliação como “Rate My Professors” há vários alunos reclamando do uso excessivo desse tipo de ferramentas pelos professores, apontando que pagam para serem ensinados por humanos e não por algoritmos. No entanto, os profissionais afirmam que usam os chatbots para proporcionar uma educação melhor, economizar tempo devido às cargas de trabalho excessivas.

9 curtidas

Ela tá certa

Se a moda pegar no Brasil…

Muito burro também néh kkkk

Esse preguiçoso nem sequer deve ler o que a IA escreve.

1 curtida

Eu presto serviço para uma plataforma educacional grande, e praticamente todas as aulas escritas são feitas com IA. Eu acho um absurdo KKK

2 curtidas

Kkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Nossa o cara nem revisa o texto tbm deve ser um professor mto ruim

1 curtida

Grande parte dos professores já tão usando, em breve todo mundo vai usar IA pra dar aula.

Biology is superficial
Intelligence is artificial

Além dos Alunos, vai levar uma da instituição e adeus outro emprego. Até pq isso queima eles também.
Na notica que vi, a foto de matéria era a sacada da faculdade. Que fica em Boston

eu acho que professor pode sim usar IA, mas com responsabilidade.

tu não vai criar um texto por IA, gerar uma aula só com info de IA, um slide só com IA, mas não vejo problema em usar por ex para montar um plano de aula que você já definiu os conteúdos (ex: aula um vou apresentar isso, aula dois isso, aula três isso…) como forma de organizar um cronograma

1 curtida

Acho que o professor pode usar a IA para ajudar a montar uma aula. Mas pelo visto não foi esse o caso, a IA fez TUDO, e ele nem revisou.

Todo mundo já usa isso, só que ninguém fala

Entendam que não se pode ir contra a maré. A IA veio pra ficar, o que se pode fazer é ter administração do conteúdo que está repassando

IA tem que ser usada como ferramenta, mas o querido nem se deu o trabalho de organizar as ideias e usar o prompt como auxilio kkkkk Ele deixou a IA escrever por ele mesmo kkkk

1 curtida

eu uso pra me ajudar a montar aula também, só tenho bom senso de ler as coisas né

mas nem se compara a um professor de UNIVERSIDADE KKKKK

Exatamente

O problema é esse, o pessoal ta usando uma ferramenta que era pra ser apenas um auxilio de atividades para fazer a atividade completa, acho isso mt desonesto e burro kkkk tipo tu não tem capacidade de fazer um slide por conta própria? Tranca logo a matrícula e vai cortar cana

2 curtidas

Tá todo mundo fazendo isso
AI não é ferramenta de auxílio, virou ferramenta faz as coisas pra mim

1 curtida

rainha
ela tá certa