CIA conclui que pessoas leais ao regime de Maduro são mais adequados para liderar a Venezuela, dizem fontes
Trump foi informado sobre o relatório, que foi compartilhado com um pequeno grupo de sua equipe graduada de segurança nacional, disseram as fontes internas d.
Uma avaliação sigilosa da CIA apresentada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concluiu que lideranças leais ao presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, incluindo a agora presidente interina, Delcy Rodríguez, estavam mais bem posicionadas para manter a estabilidade se Maduro perdesse o poder, disseram duas fontes informadas sobre o assunto na segunda-feira (5).
As fontes, falando sob condição de anonimato, confirmaram uma reportagem exclusiva do ‘Wall Street Journal’.
Trump foi informado sobre o relatório e ele foi compartilhado com um pequeno grupo de sua equipe graduada de segurança nacional, disseram as fontes.
A avaliação foi uma das razões pelas quais Trump decidiu apoiar Rodríguez em vez da líder da oposição María Corina Machado, disseram as fontes.
A Casa Branca se recusou a confirmar a reportagem.
“O presidente Trump é rotineiramente informado sobre a dinâmica política interna em todo o mundo. O presidente e sua equipe de segurança nacional estão tomando decisões realistas para finalmente garantir que a Venezuela se alinhe aos interesses dos Estados Unidos e se torne um país melhor para o povo venezuelano”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em resposta a uma consulta.
provavelmente nem o chavismo e nem trump…porém o trump ainda tem q se submeter ao crivo do eleitorado interno e lá esse ano tem midterms em novembro. ninguém do partido republicano pode sonhar em deixar a situação piorar até novembro pois iria pegar mto mal. e não tem como a população se sentir representada de fato, com o país tendo presos políticos e com o resto da oposição fora do país.
Passado uns dias, não vai ter uma viva alma nos EUA que vai se importar se a vida dos venezuelanos melhorou, ou se o novo governo é mais ou menos repressor. Trump já fez o que precisava: entregou a cabeça do Maduro pro eleitorado latino dos EUA. Não precisa fazer mais nada.
Pois é… eu acho ilusão acreditar que o americano médio vai se importar de acompanhar se a vida na Venezuela melhorou nos próximos meses. Não sabem nem apontar no mapa
isso não precisa virar um tpc diário de preocupação no cotidiano dos norte-americanos, mas uma intervenção fracassada seria usada contra ele nas eleições agora de novembro.
o eleitorado latino não se contetará só com o maduro preso.
Pode até ser usado mas não vai colar. Até pq por ser algo recente ninguém em sã consciência espera que a Venezuela vire a Dinamarca até novembro, então independentemente da situação que a Venezuela esteja no final do ano vão justificar (com razão) que ainda está muito em cima e não dá pra cobrar muito