Clássicos do Globoplay — Selva de Pedra (1972)

Ai, tô amando Rock Story e pensei em começar a maratonar tudo de uma vez kkkkkkkkk de saco cheio de esperar uma semana por semana no Morra

Mas né? Ainda tá lá a versão cagada, imagem ruim, sem vinhetas etc. E sem previsão alguma de reuparem, até porque ainda tão em 2014 no cronograma dessas

1 curtida

Passando mal com a Susu em Vira Lata kkkkkkkk é a Branca, gente! Até o cenário tem os mesmos tons de cor e direção de arte, fora o cabelo já platinado + a moda da época. Essa foto na frente da escada:

:haha:

Na primeira cena ela já chegou encarando a câmera/quebrando a quarta parede a la Guerra dos Sexos, tem como não venerar?

https://www.instagram.com/reel/C9IBUDROp1F/?igsh=eWZ1dDE1ajB1dW5q

O novelão macabro até melhorou com essa adição glamourosa pro elenco

1 curtida

tinha lido mesmo que na época ela roubou a cena, que bom que é verdade!

1 curtida

Farei as reviews separadamente, mas isso serve tanto pra Feliciade quanto pra Paraíso:

1 curtida

melhor conhecidas como Tristeza e Inferno?

se não anteciparem igual fizeram com além do tempo vem lá pro início de 2028 kkk, ela também é a última de 2016 em ordem cronológica
na frente ainda tem 10 inéditas + 8 esticadas (a partir de agosto pois pra julho já cravaram sete vidas)

Felicidade

Enrolada, sem liga e sem foco. Mesmo com os dois últimos caps sendo bons (tanto pela qualidade como pela sensação de alívio/conclusão), não foi uma novela satisfatória.
É basicamente como se existissem duas novelas distintas, de um lado, Helena, Mário, Álvaro, Bia, Débora e Alvinho, numa história bem chata e cansativa, e do outro, um bando de coadjuvantes indiferentes – o melhor núcleo que é o da Tuquinha tem aquele fim trágico.

Resumo

Já começa que ela demora muuuuuuuuuuito a engatar, a primeira fase tem 80 caps e só aí vira pra 1992 – até dá pra comprar a questão das fases, apesar da demora. Depois disso, mesmo com a vibe folhetinesca, de boas interpretações e um bom texto, o roteiro que já é frágil e a direção tosca da Saraceni não dão liga. A Helena é uma personagem interessante, bem defendida, toda a história dela é boa, mas é algo que não rende 203 caps, ainda mais com os coadjuvantes complicadíssimos. Era papo de 149/155 caps. Chata que só.

A escolha dos contos do Aníbal Machado pra embassar a novela foi de boa intenção – eu li acho que lá no 1º/2º ano do fundamental quase 20 anos atrás – mas não rendem uma novela. São contos e a tranposição pra linguagem de novela não rolou; junta isso a um roteiro fraco e uma direção tosca… é babado.

A história da Helena é boa, até gostei, mas é muita enrolação e me soa antiquada até pra 1992. Até a parte que ela vai pro Rio acho ok, mas a busca pelo pai da Bia é enrolada e enfadonha. Custo a crer que em plenos anos 90, já com certos avanços sociais e a Helena vivendo bem, isso seria algo digno de história principal das 18h pra 203 caps, 155 e olhe lá. Enrolação demais pra história de menos.

Pasmanter super segura e entregue na estreia, servindo um grande papel, e destaque incontestável da novela. Me incomoda como a Débora pesa muito o clima com duas crianças, ainda mais com o ECA então recém-aprovado, assim como a perseguição com o Álvaro e a Helena; o final dela “ficando boazinha” de fachada serviu Felipe Barreto em O Dono do Mundo.

Gosto da Bia e do Alvinho, trazem uma leveza/inocência pra novela, e anos depois o Maneco repetiu um pouco (de forma bem melhor) a dinâmica de criancinhas que não sabem que são irmãos em Mulheres Apaixonadas.

Do que presta na novela: Helena, Mário, Álvaro, Débora, Bia, Alvinho, e núcleo da Tuquinha. O resto? Irrelevante, assim como a novela em retrospecto. Sem surpresa alguma a reprise no Vale a Pena ter sido do jeito que foi, a novela já tem caps curtos e enrola desse jeito, tem que meter o facão mesmo. Do horário das 18h dos anos 90 tem: Barriga de Aluguel, Mulheres de Areia, História de Amor, Anjo Mau, Era uma Vez, Força de um Desejo, e com certeza Salomé, Irmãos Coragem (pela força da história + assistindo como novela de época) e Pecado Capital 98 (força da história) são melhores.

E só funciona pra +40 mesmo (=Edição Especial), acho divisiva até pra quem gosta do Maneco Leblon, e tem 0 capacidade de conquistar novas gerações do Maneco como as seguintes.

5/10

3 curtidas

tititi é uma delícia de novela, top 5 da década de 2010 pra mim

impressionante como tudo funciona, mesmo não gostando da Marcela e daquela parte do Armandinho é algo até assistível.
Pena que minha exibição tá bagunçada por aqui, vi em 2024 (eu acho) os primeiros 10 capítulos, depois retomei em um aleatório esses meses atrás e tô tentando continuar (to no 130)

1 curtida

e acho que tirando Chocolate, é a melhor direção do Jorge no século
Ele pegou um texto que poderia soar tresloucado ou muito conceitual em outra direção (vide SB da mesma equipe que deu uma flopada/ only razoável) e transformou numa comédia acessível, com cenas rápidas e envolventes

Paraíso

Eh… gowns. Beautiful gowns.

Resumo

Assim, a novela tem uma boa estética, um bom elenco e a Fernanda Paes Leme, uma boa trilha, mas uma andorinha só não faz verão. Novela parada com uma eterna energia de cap 90 e o casal protagonista definitivamente existe, sem falar no roteiro tosco.

Ela tem características que o Benedito aplicou de forma bem melhor depois (diabinho na garrafa em Renascer e a estética de gado/fazenda), até agrada no começo por conta disso, mas para aí. O casal é indefensável apesar das boas intenções, os paralelos enganam – o Eleutério, Jesus, começa achando que é um Boanerges e é um literal núcleo cômico – e a novela é PARADA. A sensação é de que simplesmente nada acontece do meio pro final e não tem nada que te faça querer continuar, não à toa eu demorei umas duas semanas pra concluir a última semana.

A melhor personagem, por ironia do destino, é a beata da Cassia Kis kkkk não só é a melhor interpretação como ela tinha razão em proteger a filha no final das contas.

Acho um desperdício de talento tanta gente boa numa novela tão fraquinha. Ela acaba sendo a menos pior de 2009 não por ser boa, mas porque o resto (Caras e Bocas, Caminho das Índias, Viver a Vida, Cama de Gato) consegue pior, e também a atmosfera de café da tarde – mesmo com a história ruim – agrada pra deixar de som na casa. Mas eu não recomendaria, acaba que até aquela outra chatice de Terra Nostra sim é menos pior pela fotografia e o apuro estético.

4/10

2 curtidas

Não queria ver uma recente mas acho que vou de Sete Vidas, aproveitar a entrada no Originalidade (ainda sigo esperando Totalmente Demais e quando entrar paro tudo pra rever)

Achava uma chatice só em 2015 e ainda tem a Jairbelle Drummonaro como uma das protagonistas, mas creio que tenha envelhecido bem, fora que, né, 106 caps de 30min, dá pra bancar.

Maneco recomeça em HDA mesmo, tenho zero vontade de continuar (vi 12 capítulos). Não tem um gancho, nem lembro onde tava a história kkkkkkkkkkk

Baila é lenta mas é bem mais a-list, se for pra completar (lembro meados no Viva) seria ela mesmo, e até A Sucessora tenho mais interesse em completar

Curioso que vendo no Viva eu já achava bem qualquer coisa e notava esse desencontro entre texto e direção, não deu outra

Fora as repetições do sax do Kenny G (é incrivelmente famoso aqui), de when a maaaaan loves a woman, how is there going to be peeeace, hoje eu tô querendo te falar, do instrumental de tensão da Débora, de tristeza do Chico Treva, tem cap que a Helena e o Álvaro não podem se falar que vem as duas primeiras, não aguentava mais

Acredite, Páginas da Vida vale bem mais a pena apesar dos vários muitos pesares

Ainda não posso dizer muito mas ela combinou demais com o universo kkkkkkkk ainda mais nessa época dela, da Branca. Tava mais ácida que o normal

1 curtida

Espero que antecipem, a imagem da novela já é ruim até na do arquivo kkkkkk deve estar nojenta no Globoplay

Vai pro inferno, Paraíso! E a original que descanse em paz também, jamais encararia depois do tombo com o cumake kkkkkkk

Old que é um eterno marasmo empacado e o casal é asqueroso. Morri no último capítulo com a empregada dizendo que “um dia esse homem vai te roubar e te fazer mulher” :nojo: é amores, antigamente crimes e criminosos eram de fato romantizados

eu que o diga kkkkkk com todo marasmo assisti todinha e ainda saí com memória afetiva do watch

sabe que eu não sinto nada do Maneco em Felicidade? e não tô falando de Leblon
No máximo nas cenas da Helena mentindo e aqueles monólogos com os pais, de resto…Não duvido ser a influência das mexicanas que ele ajudou a adaptar na época, não sinto o toque tradicional dele

Gag com a review macabra de Felicichata, zero vontade de terminar Vítima e ir pra ela

Infelizmente a maioria dessas novelas que não vi no Viva (2012-2015) realmente não me descem muito. Vítima não me ganhou mesmo, odeio Sucata desde sempre, Felicidade kkkk, Anjo Mau demorou mas decepcionou, Água Viva também não me cativou. Só Renascer foi revisionada, passei de achar um sonífero pra uma das maiorais ever

E eu tinha vontade de encarar até Pedra Sobre Pedra e Fera Ferida kkkkkkkk pra que se torturar?

Sim, é uma novela muito mexicanizada, até A Sucessora é mis presente no panteão dele (Moretti, a “primeira Íris”, Paulo Figueiredo, Susana, e os monólogos)

Tenho pra mim que a novela deu certo e dava uns apavoros em Perigosas Peruas mais por ser a “novela certa na hora certa” do que qualquer outra coisa. Tinha uma linguagem mais tradicional e não enfrentava o Aqui Agora e that’s it eu amaria ver a versão do Vale a Pena, dizem que meteram o facão na primeira fase, papo de 80 pra 20, e depois nos paralelos

Salomé eu tenho certeza que é melhor mas basicamente era algo que funcionaria na Manchete (ousada demais pro padrão Globo de novela das seis), fora o erro do Boni de botar uma novela de época toda gravada logo depois de um novelão urbano que durou um ano e dava 40 diários há seis meses, óbvio que ia fracassar