“Dr. Luke fez 143 com as migalhas da mesa da Lady Gaga.” – Consequence of Sound

Cinco perguntas sobre o novo álbum sem alma de Katy Perry, 143: Crítica

Às vezes, os álbuns mais chatos levantam mais questões

Katy Perry aparentemente ama tocar música, mas ela não parece ser muito ouvinte. Desde que Max Martin e Dr. Luke a impingiram ao público com “I Kissed a Girl” em 2008, ela não demonstrou muita curiosidade sobre diferentes gêneros ou sons. Com seis álbuns lançados, é justo dizer que ela não acha dissonância nem um pouco atraente, e ela nunca foi seduzida por arestas ásperas. Cada lançamento de single, incluindo o novo álbum 143 , visa exatamente o mesmo brilho.

Todo esse brilho fica opaco depois de um tempo, e 143 é tão carente de ideias novas e toques humanos que acidentalmente desliza para o AI Uncanny Vally; mesmo que nenhuma IA estivesse envolvida, isso lhe dá a mesma sensação de enjoo no estômago. 143 é um empreendimento mercenário e sem alma que levanta muitas questões. Aqui estão os mistérios que ainda estamos ponderando sobre o novo álbum de Katy Perry, 143.

Por que Dr. Luke?

O álbum de Perry de 2010, Teenage Dream , é um dos álbuns pop mais divertidos deste milênio. Isso se deve em grande parte a Max Martin e seu estábulo de escritores de melodias, incluindo seu protegido mais famoso, Łukasz “Dr. Luke” Gottwald. Martin praticamente inventou a moderna fábrica de composições, por longos períodos servindo como caneta principal para Backstreet Boys, N*SYNC e Britney Spears. Ele também ajudou a projetar a virada pop de Taylor Swift, coescrevendo trechos de Red e produzindo executivo 1989 com a ajuda de um protegido diferente, Shellback. A experiência de Swift com o modelo Martin é instrutiva.

Assim como Perry, Taylor Swift usou a equipe de Martin para criar algumas confecções magistrais. Mas durante as sessões de Reputation , Swift parece ter decidido que o grupo estava quase acabado (ei, três décadas é uma baita corrida), e os trocou por Jack Antonoff. Perry não percebeu, e trabalhou com pelo menos um de Martin, Dr. Luke e Shellback em cada um de seus seis álbuns, com resultados decrescentes. As alegações de abuso de Kesha contra Dr. Luke não a perturbaram ; 143 tem produção executiva de Gottwald.

Para 143, Dr. Luke lambe algumas migalhas da mesa de Lady Gaga e pega emprestado um pouco da paleta de Beyoncé para Renaissance — a primeira inspirada em house, não COWBOY CARTER — e outras batidas são meio familiares também, talvez como aquela música menor de Calvin Harris, sabe, com o cantor cujo nome você não consegue lembrar direito? Neste ponto, a familiaridade é a marca registrada do Dr. Luke, como evidenciado por todos os processos que ele acumulou ao longo dos anos alegando violação de direitos autorais. Você contrata esse médico para fazer sucesso por qualquer meio necessário. E mesmo com toda a sua bagagem, ele não está ganhando esse salário; nenhum single de 143 sequer chegou ao Top 40. Isso é negligência médica.

Por que se preocupar com o “MUNDO DAS MULHERES?”

Resumidamente e em ordem, as principais ideias expressas por Katy Perry em cada faixa de 143 :

Feminismo
Tesão Tesão
Ciúmes
Amor
Amor
Amor Tesão Tesão Ciúmes Amor

Não é que nenhuma dessas ideias esteja fora do lugar em um álbum pop, é que uma delas não recebeu nenhum apoio. “WOMAN’S WORLD” soou meia-boca no momento em que saiu, e o resto do 143 provou isso. Katy Perry não fica acordada a noite toda pensando nos obstáculos que as mulheres enfrentam; mesmo em um álbum que começa com “WOMAN’S WORLD”, o pensamento mal é registrado.

Onde está o 4?

“143” significa “eu te amo” desde pelo menos os dias de Mister Roger’s Neighborhood, quando Mister Roger o usava para representar as letras em cada palavra da frase: 1, 4, 3, “eu te amo”. O 143 de Katy Perry é um pouco carente do 4. No começo, Perry e seus colaboradores exploram a atração física urgente, do tipo que procura motéis com tarifas por hora. Há também um “CRUSH”, um pouco sobre almas gêmeas (“LIFETIMES”) e, mais tarde e ainda mais brevemente, seu relacionamento com sua filha (“WONDER”).

Ofegante de tesão é uma tradição consagrada no pop, mas colocá-la na frente faz o título parecer um pouco superficial. Além disso, as platitudes que Perry oferece sobre o amor são quase ofensivamente vagas. “ Sentindo todas as borboletas/ Vivendo em um doce devaneio”, ela canta em “CRUSH”, e não tente fazer isso em um microfone aberto ou você será vaiado para fora do palco. Ela e seus coautores simplesmente não têm muito a dizer sobre o amor.

Não é que 143 seja um título ruim; é legal no abstrato, mas desconectado do produto. Não acrescenta nada à experiência auditiva, e pode muito bem ser números aleatórios.

Perry acha que as palavras têm significado ou são apenas sons interessantes?

Porque algumas dessas letras são difíceis de entender, e ela é quem tem que cantá-las. Em “LIFETIMES”, ela parece afirmar que o amor dela e de seu parceiro é permanente, “Como se o sol estivesse sempre nascendo/ Como se as estrelas estivessem no céu”, e é tipo, hein, você sabe que o sol não está sempre nascendo, certo?

Mas suas letras mais comuns são um absurdo vagamente legal. Em “GIMME GIMME”, ela canta,

Todas as minhas garotas aparecem regularmente (sim, sim)
Escolha seu veneno, baby, dê uma mordida
Se você quiser os dígitos do meu celular (sim, sim)
Tem que gastar tudo comigo esta noite

34 palavras, um número surpreendente de clichês e nenhum pensamento novo. Ah, bem, pelo menos aqui ela está tentando; em “CRUSH”, ela apenas dá de ombros para “emoções que não consigo descrever”.

Sobre o que Perry realmente se “PERGUNTA”?

Porque não é expresso em “WONDER”, a faixa de encerramento que não faz jus ao seu potencial emocional. A filha de quatro anos de Perry, Daisy, abre a música com o refrão: “Um dia, quando formos mais velhos/ Ainda olharemos para cima com admiração?” É um momento interessante, mãe e filha olhando para o céu e se sentindo tocadas pelo belo e inesperado. Perry então assume o controle, e novamente a falta de especificidade na letra a decepciona. Aqui está o refrão completo:

Um dia, quando formos mais velhos
Ainda olharemos para cima com admiração?
Um dia, quando formos mais sábios
Nossos corações ainda terão aquele fogo?
Alguém pode me prometer
Que nossa inocência não se perde neste mundo cínico?
Um dia, quando formos mais velhos
Ainda olharemos para cima com admiração?

Esta é uma mãe falando com sua filha, ou uma filha falando com sua mãe? “Algum dia, quando formos mais sábios/ Nossos corações ainda terão aquele fogo?” Elas soam como um par de estudantes, jovens o suficiente para não se sentirem cínicos, mas velhos o suficiente para saber que o cinismo está chegando. Talvez, você pode pensar, Daisy e Katy estejam apenas dando voz a personagens? Mas então por que incluir a voz de Daisy nesta música, em comparação com todas as outras? O tom das palavras é tão estranho que bane aquela imagem calorosa inicial.

Além disso, tão tarde na corrida de 33 minutos, é difícil não querer um pouco mais. Perry, Dr. Luke e o resto dos colaboradores passaram o álbum inteiro apenas apontando para grandes emoções, pedindo ao ouvinte para ir lá e sentir algo por si mesmo. Então você e seu filho estão olhando para cima, quaisquer que sejam as circunstâncias. O que você está olhando? É um pássaro? Um satélite? Uma nuvem que parece um cachorro? Talvez se ela nos dissesse, poderíamos sentir um pouco dessa maravilha.

Daisy retorna para fechar a música, sua voz é a última coisa que ouvimos em 143. Você pode pensar que “WONDER” se destacaria na discografia de Perry, a única faixa com a voz de uma criança de quatro anos. Mas eles colocaram tanto autotune nos vocais de Daisy que você meio que espera que ela diga, “Eu sou T-Pain, você me conhece.” Ela realmente não soa como uma criança humana. Perry finalmente fez algo novo, e então ela achatou isso em outro nada brilhante.

29 curtidas

Nota?

Kkkk o texto todo ironico kkkkk

Trucidoooooooou

Achei o texto mais coeso das reviews

Ao menos realmente analisou o álbum e as músicas

Katy precisa sair desse pop enlatado e testar outro som, isso tá nítido

9 curtidas

Eles dizendo que parece AI KKKKKK

1 curtida

eles n colocam nota mais

gente ?

os fatos

Eu disse que essa era a critica mais realista, por isso ia ser a mais pesada em relação ao album

Sdds quando eles colocavam a nota

KKKKKKKKKK

tá com cara de c- pra d

O meta vai interpretar como 30 de novo

Gaga servindo de referência novamente

Mas eles colocaram tanto autotune nos vocais de Daisy que você meio que espera que ela diga, “Eu sou T-Pain, você me conhece.”

MEU DEUSSSSS

25 curtidas

é a melhor critica até agora kkkkkkkkkkk

Do jeito q tão com dó capaz de vir um 40 kkkkkkkkk

Tão pegando leve comparação de massacre pras notas

Meu pai amado kkkkkk

CoS é luz kkkkkk

Eles debochando

1 curtida

Mas isso não é misto não, é negativo.