não é de hoje que se houve em escolas passando aluno pq aprovações geram bonificações e reprovações, punição. a educação pública jogada às traças
old que a educação nesse país está simplesmente tenebrosa… tenho é medo de como as coisas vão se desenrolar para as futuras gerações
pensa que foi a irmã quem reclamou kkkkkk saiam do zap pais
essas aprovações parciais existem há anos na escola pública, antes mesmo do pé de meia, bichas burras. terminei o e.m há 5 anos e desde aquela época eu quase não via alunos sendo reprovados
sou professor universitário da área de exatas e sim, a situação já está começando a me preocupar e muito por saber que a tendência é piorar
esse ano, tive que fazer uma ação em uma escola fundamental e, no processo, precisávamos conhecer as turmas. tinha aluno no 8° ano que não sabia ler e só ia sendo passado… eu te pergunto: o que uma pessoa nesse estado vai fazer depois do ensino médio?
juntou o ruim com o pior.
o governo deveria investir em educação de base e bemmm mais em distribuição de renda. desde “sempre” o brasil é um dos países mais desiguais do mundo.
aí os governos do pt sempre criam esses programas que deveriam ser paliativos até que se alcance o ideal de educação e distribuição de renda, mas acabam virando programas fixos.
infelizmente essa é a realidade.
pq os gov gloriosos do lula 1 e 2 fizeram a imersão do povo via consumo sendo que os serviços básicos não acompanharam (transporte público, SUS, educação pública, segurança pública)
tanto que se o flávio ganhar ano que vem o país vai voltar automaticamente pro mapa da fome e miséria. pq as conquistas são frágeis
eu estudei no que era visto como uma das piores escolas estaduais.
e tinha uma professora que vivia comparando a nossa escola com as “top” da cidade.
ela claramente rebaixava a nossa escola kkkkkk em níveis de estrutura física e etc.
mas um dia uma outra professora falou que as escolas tops aprovavam os alunos pra se manterem no top e terem mais verba e etc
eu vi vídeo desses produtores de conteúdo que trabalham como pedreiro. e tem um vídeo que ele ta brincando com um rapaz e pede pra ele contar quantos buracos tinham no tijolo. eu fiquei chocada e triste pq o rapaz ajudante dele (devia ter um pouco mais que 19 anos) não sabia contar nem até 10!!
é assustador. pra não falar no nível de leitura
o grande problema da educação é que estados e municípios não são devidamente fiscallizados pelo governo federal. a educação de bairro pra bairro é muito discrepante sob a mesma gestao, quem dirá entre cidades e, pior ainda, estados diferentes.
o governo sabe fazer isso, basta ver o sus que funciona bem apesar dos desafios… falta vontade mesmo, de todas as esferas
bicho, a finlândia poderia inspirar a gente. não digo copiar nem ser vira-lata.
mas la a educação é dos 9 aos 15 (média). e nada disso de tarefa de casa e etc.
se for bem estruturado, não tem no que errar.
Mas o Flávio não vai ganhar ano que vem
Continuar sem aprender é a mesma coisa que nada
Incrível como a corrupção está em tudo nesse país
Vocês querendo culpar o Lula e o incentivo, sendo que quem deveria fiscalizar isso diretamente é o estado/município. A iniciativa é boa mas esse problema de aprovação automática ja estava ai antes dela ser implementada. Se os governantes nao sucateassem tanto a educação publica, isso nao estaria acontecendo.
o pessoal da licenciatura ganha
depois da pandemia foi a pá de terra da educação