Filme sobre assassinato de Angela Diniz ganha trailer com Isis Valverde

A Downtown Filmes divulgou o pôster e o trailer de “Angela”, filme sobre o assassinato de Angela Diniz estrelado por Isis Valverde (“Simonal”).

A prévia mostra os abusos sofridos pela socialite antes de ser assassinada pelo próprio marido. O crime cometido por Raul “Doca” Street tornou-se um divisor de águas no movimento feminista e no Direito brasileiros. Durante o julgamento do assassino, que deu quatro tiros no rosto da companheira em dezembro de 1976, no auge de uma discussão na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, a defesa alegou “legítima defesa da honra” para tentar absolvê-lo do caso. Ele alegou ter matado “por amor”

O argumento gerou polêmica. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan - “quem ama não mata” - tornou-se, anos mais tarde, o título de uma minissérie da Globo. Até o grande poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) se manifestou: “Aquela moça continua sendo assassinada todos os dias e de diferentes maneiras”, referindo-se à estratégia da defesa de culpabilizar Angela Diniz por seu próprio assassinato.

A tese da “legítima defesa da honra” constava no Código Penal da época, mas mesmo assim Doca Street foi condenado a 15 anos de prisão. Na década seguinte, a nova Constituição, elaborada ao fim da ditadura, acabou com essa desculpa para o feminicídio, mas só agora, em agosto de 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) a tornou oficialmente inconstitucional.

O filme tem direção de Hugo Prata (“Elis”) e traz Gabriel Braga Nunes (“Verdades Secretas”) no papel de Doca Street, além de Bianca Bin, Emílio Orciollo Netto, Chris Couto, Gustavo Machado, Carolina Manica e Alice Carvalho.

Produção é da Bravura Cinematográfica, com coprodução da Star Productions e distribuição da Downtown Filmes, “Angela” estreia nos cinemas em 31 de agosto.

Entretanto, não será a única produção sobre o mesmo tema. O assassinato de Angela Diniz também é material especulado para duas minisséries - uma assinada por Bruno Barreto (“O Hóspede Americano”) para a Globoplay e outra em desenvolvimento por Andrucha Waddington (criador de "Sob Pressão) pela Conspiração Filmes. A morte da socialite voltou a despertar interesse devido ao sucesso do recente podcast “Praia dos Ossos”, que, por sinal, será adaptado nas séries.

O famoso crime dos anos 1970 se junta a outras produções de “true crime” brasileiros, que ganharam impulso com o sucesso dos filmes sobre Susanne von Richthofen, vivida por Carla Dias em lançamentos da Amazon Prime Video.

3 curtidas

O podcast sobre ela é sensacional

3 curtidas

o filme parece otimo, nao conhecia o caso…

isis valverde como sempre linda e talentosa

1 curtida

Esse caso chocou o Brasil na época, minha mãe tava me contando

Eu não acho a Isis tão parecida, mas o importante é a atuação

1 curtida

Mdsssssss vem pegar seu Oscar Isissssssss

Pelo trailer pode ser bom.

Isis tem combo ideal de beleza, talento e carisma.

Não só chocou, como mudou a lei de feminicídio. Antes de Angela, homens podiam assassinar suas parceiras e alegar “defesa da honra” que sairiam impunes.

As feministas lutaram muito para mudar essa realidade, e conseguiram.

1 curtida

sera que gabriel vai mostrar o rabão nas cenas de sexo?

tem um podcast sobre esse caso, morro como o Brasil inteiro ficou do lado do assassino só pq ele era homem

AAAAAAH POR DEUS!!!
Brunooooooo!

Ai… O trailer me pareceu muito raso.

Espero que as séries, em especial a do Barreto, mostrem as complexidades da Ângela.

Sem duvidas ela foi a vítima do crime.
Só que ela tava longe de ser perfeita.
O próprio Praia dos Ossos deixa isso claro.

2 curtidas

sim, no próprio podcast deixa claro que ela era mega elitista e racista que foi vítima de um crime horrível. Acho que no filme vão dar essa passada de pano.

1 curtida

Foi um dos grandes momentos de avanço da luta feminista no Brasil. Ela e a Maria da Penha foram muito importantes nas mudanças legislativas em relação à mulher no país

2 curtidas

esse caso é bem pesado

Acho essencial para dar uma revivida na imagem da Ísis. Ela é ótima atriz e faz um papel como o desses de maneira majestosa. A sereia dela foi inesquecível

1 curtida

Queria que o trailer tivesse focado nesse aspecto da história. Espero que o filme nao fique fetichizando o sofrimento da Angela.

No final do trailer meio que dão em ênfase com a Isis falando que a Justiça é dos homens, acho que vão abordar esse contexto

1 curtida

tava pensando nisso kkk deixaram ela muito fada sensata nesse trailer. Parece que ficaram com medo de mostrar ela uma mulher contraditória ela perder a empatia do público

2 curtidas

Cara ela levou 4 tiros na cabeça… brutal