Na última segunda-feira (19), um jovem de nome Luís Felipe se matou no prédio administrativo do Mercado Livre, na cidade de Cajamar, localizada na Grande São Paulo. O ato ocorreu após ele ser demitido da empresa: após a comunicação da área de Recursos Humanos, ele se jogou de uma escada.
A Guarda Civil de Cajamar foi a primeira a chegar ao local e registrou a ocorrência na Delegacia de Jordanésia, que isolou a área para permitir a atuação da perícia. Segundo relatos de funcionários ao Destaque Regional, o jovem aparentava enfrentar problemas psicológicos e tomou a decisão após sair da sala do .Departamento de Recursos Humanos.
O Destaque Regional teve acesso a um áudio de uma testemunha que trabalhava com Luís e assistiu como tudo aconteceu. Segundo a testemunha, Luís era um funcionário exemplar e fazia de tudo para que seu trabalho fosse realizado com excelência.
No áudio, a testemunha disse que uma turma foi chamada para a sala do RH, onde, um por um, foi chamado para conversar em particular com o supervisor T… Quando chegou a vez de Luis, o mesmo teria sido comunicado sobre seu desligamento.
Após receber a comunicação, Luís teria começado a gritar - “Não é possível, aqui é minha vida, vocês não podem me desligar assim…” - Uma funcionária grita “segura ele…”. Neste momento, Luís teria aberto a porta que dá acesso às escadas e se jogado do primeiro andar, onde estava.
Luís era feliz no Mercado Livre
Luís fazia questão de mostrar sua felicidade com o seu trabalho no Mercado Livre. Em uma publicação nas redes sociais (foto), no dia 2 de agosto de 2023, ele disse “O Mercado Livre é a maior e melhor oportunidade profissional da minha vida, e eu posso provar… No meu primeiro mês fui destaque em horas efetivas…” - finaliza.
Indignação geral
O caso chocou Cajamar e região, causando indignação na população. Nas redes sociais, mais de mil comentários foram escritos, entre eles, dezenas de funcionários e ex-funcionários, reclamando da pressão psicológica e das péssimas condições de trabalho nos centros de distribuições do Mercado Livre.
A galera de backoffice vive as mil maravilhas mesmo nos escritórios das áreas administrativas
Quem se fode, como você disse, é o pessoal de operação.
No LinkedIn o povo de áreas administrativas do mercado livre vive lambendo eles falando que é um ambiente de trabalho maravilhoso com caderno e caneta de brinde toda semana, mesa de pingue-pongue no escritório e etc
Putz
Igual quando uma pessoa morreu no Carrefour, cobriram com guarda-chuvas e o supermercado continuou funcionando normalmente.
A vida dos trabalhadores não tem um pingo de valor pra essa gente.
ai gente tai uma coisa q eu nao fico é me entregando pra empresa. so faço o basico e me esforço um pouco mais quando quero subir de cargo ou de salario
tem gente q trabalha como se estivesse cuidando da propria vida. perde saúde, família, lazer e tudo. eu acho isso tao bizarro