Linux | Ricing, Games e etc

To usando e melhorou mto minha experiência em alguns jogos (além do trabalho obviamente)
Acho que hoje em dia são pouquíssimos jogos que não tem suporte

amg, se for pensar em OS focado em jogo, eu iria de Steam OS, todos q vejo falando, estão elogiando HORRORES.
Tanto pra uso cotidiano qnto pra uso p jogos
tente dar uma olhada

Inclusive tá sendo a primeira vez em muitos anos que to vendo um movimento forte de gente saindo do Windows

5 curtidas

Qual Distro?

Tão falando tão bem do Bazzite que tô pensando em fazer um Dual Boot com ele

coloquei mint xfce msm amg aí o que eu vou precisando eu vou instalando conforme a necessidade, achei melhor pro meu contexto do que baixar uma distro com muita coisa q não preciso

2 curtidas

Depende dos jogos que você joga, suas configurações, etc.

Mas em geral tá bem estável sim, só não muito para jogos AAA recentes (as vezes precisa esperar o Proton atualizar) ou jogos que usam anti-cheat a nível de kernel (esses não tem como rodar porque não portaram o anti cheat).

Dá uma olhada aqui nos jogos
https://www.protondb.com/

Faz um tempo que deletei o Ruindows 11 da minha máquina e deixei só o Linux, e ironicamente só tive problema em um jogo da Valve lol, o resto roda beleza.

Minha distro é Fedora KDE Edition, mas como mencionaram acima, existem essas distros focadas em jogos (SteamOS da própria Valve, Bazzite que é feito pela comunidade, etc.)

1 curtida

Não sei se é sua primeira vez usando um distro Linux, mas se for, procura uma bem popular mesmo, porque quando rolar algum problema de configuração (e provavelmente vai, não vou mentir…), fica bem fácil de achar tutoriais na internet e pessoas que entendem sobre no discord, fóruns e afins.

A minha opinião polêmica é que LLMs são bem bons pra resolver essas coisas, principalmente se for algo tipo o Claude Code porque ele consegue ter acesso ao sistema operacional e ler os logs e arquivos de configuração… MASSS, tem que ter alguma ideia do que você tá fazendo, pra não dar merda.

Oldreehh. Todas as chatices de lidar com o Linux valem a pena em comparação com aquela merda flopada do W11, que a cada atualização fica mais lento e ficam empurrando um monte de merda inútil. Eu tenho tanto ódio dessa empresa desgraçada pqp.

compensa, uso debian com steam mesmo
tem vários testes que mostram que mesmo as distros linux usando uma camada de compatibilidade é mais rápido que o Windows do tanto que o Windows é ruim kkkkkkk
so tenho windows pra se precisar mt de um programa q não tem suporte nem com wine

1 curtida

Performatico

que foi

1 curtida

@Kai baratinha

to aqui jogando no meu windows 11
lamento

Eu tava pensando em ir no mint Cinnamon mesmo pq é mais bonito

tudo normal por aqui no meu win10 de baratona basic

tudo é tão customizável amg meio q acaba sendo elas por elas
deixei minha area de trabalho e barra de tarefas assim por exemplo

Como vc colocou essa dock?