Precisei fazer uma aplicação, sendo web designer, e só escrevi um prompt do Claude e ele me deu um código perfeito, tudo bonitinho e se eu quiser alterar só pedir a ele 900 linhas de código em minutos.
Na verdade, ele não acabou, ele se transformou. Mas ainda é necessário saber e entender.
eu tava conversando sobre isso com o professor na faculdade e ele me disse que a tendencia dessas IAs é restringir ao publico, ou seja, em breve não será mais gratuito para todo mundo. e mesmo assim, tem coisas em programação que tem que saber fazer.
Claro que um professor da area falaria isso
web designer
feliz 2010
mas é a tendencia mesmo
Tem sentido o que ele fala.
A estratégia é começar com um modelo gratuito/ assinatura barata pra todo mundo começar a usar e ficar dependente, massss rodar esses modelos exigem muitos recursos, e as startups nesse espaço (OpenAI, Anthropic, etc.) não dão lucro ainda, são buraco negros de dinheiro. Eventualmente vão ter que achar uma maneira de rodar esses modelos ( nem tanto no treinamento, o mais importante seria a inferência) de forma mais eficiente e/ou aumentar os custos de serviço pro consumidor.
Pede para o Claude criar um novo programa, ou criar uma nova ideia para um novo programa que ainda não existe. Aí vai ver onde precisa de programadores
A AI só cortou a parte do trabalho rotineiro que não precisa pensar em nada. É tipo calculadora para matemáticos, tu não precisa saber fazer conta para usar
Eu acho que eventualmente as empresas grandes (Google, Microsoft, etc.) vão engolir essas empresas cujo foco seja só AI como serviço. Os modelos chineses estão ficando cada vez mais avançados e são muito mais baratos também, a preço de token.
sendo que ja existe mts codigos prontos na internet que a propria comunidade disponibiliza
a ia so consome esses dados
meio que já tá acontecendo, o chatgpt está completamente burro no plano gratuito kkk
ultimamente ele tem errado coisas fáceis ou informações óbvias. além de terem diminuído a quantidade de mensagens gratuitas que voce pode enviar.
Eles também tão enfiando aquele plano Go goela abaixo também kkkk
Sim. Antes de AI pessoal ia no google mesmo procurar códigos ou perguntar no stack exchange
fora o custo pra manter ne?
nao atoa que a openAI ta morrendo kakaa
e pq qm n eh programador nem faz ideia q existem sites com essa funcionalidade dai acham uma enorme inovacao o claude montar um projeto
pois eu prefiro o gemini do que o claude
Eles estão cancelando/postergando alguns planos de expansão, o mercado tá ficando meio na dúvida se IA vale tudo isso mesmo no ponto de vista de produtividade em geral (não só pra código, onde se sai muito bem). E a OpenAI tá tentando abrir um IPO pra virar uma empresa de capital aberto, pra conseguir mais dinheiro de investidores.
o Gemini tá dando um fecho nele e o plano acessível do Google é muito mais barato.
tem um mês que tô usando o Notebooklm e ainda fico chocado com a eficiência
Ueh gente, mas é muito melhor pagar 100 reais por mês do que pagar um programador
eu estava vendo um negocio de computador quantico que a microsoft ta desenvolvendo e falaram isso tb kkk o mercado n sabe se vale a pena manter, por isso a tendencia é restringir pra quem paga