O mercado de programação meio que acabou, né?

se teu programa der pau ou algum bug pede a ia pra resolver se ela consegue kkkk

O megrah perigo, aqueles apps vibecodados que deixam os buckets sem senha nem nada expostos na internet, o pessoal que faz golpe se esbaldando nos dados pessoais vazados.

sim exatamente

as pessoas n sabem que dados hj em dia vale mais que dinheiro

Mas depende. Eu conheço programadores que me falaram que não programam mais nada, só supervisionam agentes de IA.

Depende também do tipo de programação, eu fiz meu código em PHP/JS e para isso é mara

mas pq existem sistemas genericos aos montes q sao vendidos e cobrem funcionalides

mas se precisar de desenvolver um projeto personalizado precisa sim de um time de dev

Quando eles falam isso é mais que não fazem mais o trabalho braçal. Mas programar não é só isso, tem parte de criação tb, novas ideias, é igual resolver um problema matemático. E as vezes resolver um problema que nem sabe a pergunta

ate pra manuntencao de um sistema

O maior perigo de ser só um orquestrador de LLMs, na minha opinião, é que você não constrói um modelo mental do programa direito. Você só aprova o código, dá pra entender superficialmente, mas a carga cognitiva pra ler código é muito mais alta do que pra escrever, então você acaba entendendo o programa só por cima. Além disso, como você não tá escrevendo muito código, você pode acabar atrofiando suas habilidades (que nem resolver problema matemático na mão ou só usar calculadora/photomath).

Mas o problema é que as vezes os LLMs são tão mais eficientes pra algumas coisas que é melhor só usar eles.

1 curtida

Tudo acaba o povo sempre falou que seriamos substituidos por robos

Pior que nem é só em programação que dizem essas coisas. Uns dizendo que muitos advogados vão perder emprego tb por conta de AI

1 curtida

eu acho isso a maior besteira ever

Acho que o que acontece é que a IA substitui coisas que levam tempo para se fazer manualmente.

Tipo corrigir um contrato

eu trabalho na TI de um escritório de advocacia de médio/grande porte e eu te garanto que a IA entrega coisas melhores que 80% das pessoas que estão trabalhando lá fazem

a questão é hoje a conta fecha, não sei se daqui 2 ou 3 anos a conta vai seguir fechando, creio que o próximo gargalo vai ser financeiro pra maioria das empresas

eu entendo que essa é a praticidade de uma IA, e foi exatamente pra isso que ela foi criada

porem a programacao em si nao se resume a isso, é muito mais complexo do que vc pensa

O maior impeditivo disso é que precisa ter um humano pra culpar quando dá merda. Um LLM é apenas uma ferramenta, não tem como culpar a OpenAI (por exemplo) porque o contrato que você fez tá todo fudido.

1 curtida

eu conheco escritorio de advocacia q n tem mais escrivao pq utilizam IA kkkk

Quem trabalha na área acha muito estressante?

Acho que o mais pesado da programação é ter que pensar demais.

é bem estressante sim mas td trabalho acaba sendo

Hoje em dia é melhor de especializar numa ferramenta que tenha demanda ou um nicho. Acho que as pessoas estão tentando aprender um pouquinho de tudo dentro da programação e é muito difícil ser bom em tudo

1 curtida

Tem a questão do Paradoxo de Jevons também , o aumento da eficiência no uso de um recurso (tecnologia, energia, etc.) não reduz seu consumo total, mas frequentemente o aumenta.

Se você tem uma empresa onde os trabalhadores são mais eficientes com IA, ela tem a opção de demitir funcionários e manter o nível de eficiência com menos funcionários, ou… Manter os funcionários e realizar mais trabalho.

1 curtida