fica na praia do canto
Tem. A % mínima de massa de cacau pra um produto ser considerado chocolate “preto” é em torno de 25%. Já pro chocolate branco se considera só a manteiga de cacau.
Os chocolates atuais atendem esses requisitos mínimos, ou não poderiam ser classificados como chocolates, só que é tanta gordura extra e açúcar adicionados que realmente não parece ter nada de chocolate ali.
Se tu provar um pedaço de cobertura sabor chocolate e depois um pedaço dos chocolates atuais, tu ainda vê uma enorme diferença de textura e sabor.
Faz uns anos que chocolate mudou o sabor, sei lá o que aconteceu.
Essa semana só fui reparar que o Cheetos e Fandango de queijo também estão diferentes, não sei se foi algo do lote que comprei (comprei no mesmo mercado)
As empresas produtoras de chocolate economizam na produção substituindo a manteiga de cacau - responsável pela cremosidade do chocolate - por gordura vegetal. Isso que deixa o chocolate com esse gosto ensebado, daí pra disfarçar eles lotam de açúcar.
Além disso, o processo de conchagem deles - a mistura dos ingredientes - é feito de num espaço de tempo curto, para economizar energia.
As marcas de qualidade usam 100% de manteiga de cacau na produção, sem nada de gordura vegetal e o processo de conchagem de até 72 horas, enquanto essas marcas de mercado levam apenas 3 horas.
Gente, um dos poucos prazeres da vida do pobre
Engorda, entope as artérias, da diabetes, mas era muito gostoso
Agora nem isso temos mais
Gosto ruim e estraga a saúde kkkk
agora eu só compro chocolate importado, mas eu só compro umas duas vezes por ano por ser caro
quase o mesmo gosto daquelas bolinhas de futebol de sebo
o fandandos tá mesmo horrivel, a massa ta parecendo um chips baratinho de terminal
se bobear até chips de terminal ta melhor, juro por deus, se eles diminuissem a quantidade de sal iria ficar mais gostoso q o fandangos q ta pareceno um isopor
Acho ok pq é um wafer recheado e essa % é sobre o recheio e cobertura.
Só que detalhe: cacau em pó também entra no cálculo dos sólidos kk
Tem muito chocolate 50-70% que socaram cacau em pó pra fechar a meta. Tipo o da Arcor que é todo esfarelento por causa disso.
No fim não estão economizando no cacau, tão economizando em outros ingredientes, tipo o leite mesmo
Ainda bem que eu não sou chocólatra, pq estão cada vez piores. Eu tinha uma ótima lembrança do chokito, e tbm piorou demais.
isso foi por causa de pagar menos imposto
nao mudaram a composição não
Nossa sim, fui comer um aleatório de uma caixa da Lacta e lembrei daqueles guarda-chuva puro suco de gordura hidrogenada que vinha em lembrancinha de festa.
Nao é mais chocolate e isso tá especificado nas embalagens.
Os requisitos pra algo ser chocolate no Brasil são ridículos de baixos. Nosso mínimo de sólidos é uns 25% enquanto a média mundial é em torno de 30%.
Nosso chocolate meio amargo começa nos 40% enquanto tem chocolate ao leite na Europa que tem uns 35%.
realmente decaiu. acho que uma parte da culpa é que agora eles são obrigados a colocar as informações na parte da frente da embalagem. então começaram a modificar a receita
No US ouvi falar que é outro chocolate seboso